Buscar

Estudo dirigido - Fisioterapia em Cardiologia REVISÃO

Prévia do material em texto

Curso de Fisioterapia 
Disciplina: Fisioterapia Cardiovascular
1) Defina Reabilitação Cardiovascular (RCV) de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
2) Quais os objetivos dos programas de RCV?
3) Observe a figura abaixo. Comente sobre a cirurgia realizada.
4) Quais os fatores que podem influenciar o pós operatório de cirurgia cardíaca?
5) Qual a função do osso esterno?
6) Quais os efeitos da anestesia geral e da esternotomia no sistema respiratório?
7) O que é circulação extra corpórea? Qual o objetivo? 
8) Quais as principais complicações respiratórias no pós operatório de cirurgia cardíaca? 
9) Escreva abaixo os objetivos (verbos no infinitivo) e Plano de Tratamento (descrição das condutas) fisioterapêuticas para um paciente no pré operatório de cirurgia cardíaca.
10) Qual o objetivo da Fisioterapia no pós operatório de cirurgia de revascularização do miocárdio? Dica: 2 objetivos principais
11) Quando o paciente no pós operatório chega a UTI ele encontra-se intubado, em ventilação mecânica e sob efeito anestésico, além de multi monitorizado. Neste momento em que consiste a avaliação e conduta fisioterapêutica?
12) Ainda no pós operatório imediato, este paciente, se estável hemodinamicamente, lúcido e com condições favoráveis será extubado (retirada a prótese ventilatória invasiva). Após a extubação: baseado em que fatores o fisioterapeuta irá escolher as condutas respiratórias e motoras?
13) Após a alta da UTI (permanece na UTI por cerca de 3 até 5 dias, sem complicações), já no quarto de enfermaria, o que guiará a conduta fisioterapêutica? Exemplifique
14) O que é angina? Explique do ponto de vista fisiopatológico.
15) Diferencie angina estável de instável? Quais fatores podem desencadear a angina estável? 
16) Defina Infarto Agudo do Miocárdio. Quais os fatores de risco para IAM?
17) Dentre os objetivos do programa de reabilitação pós IAM estão: melhorar a capacidade funcional e qualidade de vida, reduzir os impactos sócio econômicos pós evento. Qual o papel do fisioterapeuta neste contexto?
18) A insuficiência cardíaca (IC) é designada a partir de uma evolução da miocardiopatia. O coração debilitado não é mais capaz de manter as demandas teciduais por anormalidade na função ventricular e regulação neurohumoral, ocorrendo fadiga, dispneia e intolerância ao esforço físico. No Brasil estima-se 6,5 milhões de pessoas com IC. Escreva até 05 linhas sobre a fisiopatologia da ICC e o acometimento da musculatura periférica. 
19) Após o transplante cardíaco: quais os benefícios da Fisioterapia? Exemplifique/ descreva um protocolo de tratamento fisioterapêutico na fase hospitalar. 
20) Escreva até 10 linhas sobre o teleatendimento na Fisioterapia cardiovascular e quais os riscos e benefícios desse modelo de atendimento para o paciente.

Continue navegando