Buscar

Prova de L P

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO 
DISCIPLINA: Língua Portuguesa 
GRADUANDO (A): ................................................... TURMA: 
Atividade avaliativa 
Leia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02. 
Nosso grande escritor Graciliano Ramos foi, como se sabe, prefeito da cidade alagoana de Palmeira dos Índios. Sua gestão ficou marcada não exatamente por atos administrativos ou decisões políticas, mas pelo relatório que o prefeito deixou, terminado o mandato. A redação desse relatório é primorosa, pela concisão, objetividade e clareza (hoje diríamos: transparência), qualidades que vêm coerentemente combinadas com a honestidade absoluta dos dados e da autoavaliação – rigorosíssima, sem qualquer complacência – que faz o prefeito. Com toda justiça, esse relatório costuma integrar sucessivas edições da obra de Graciliano. É uma peça de estilo raro e de espírito público incomum. 
Tudo isso faz pensar na relação que se costuma promover entre linguagens e ofícios. Diz-se que há o “economês”, jargão misterioso dos economistas, o “politiquês”, estilo evasivo dos políticos, o “acadêmico”, com o cheiro de mofo dos baús da velha retórica etc. etc. E há, por vezes, a linguagem processual, vazada em arcaísmos, latinismos e tecnicalidades que a tornam indevassável para um leigo. Há mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando – data venia – um vernáculo estrito, reservado aos iniciados, espécie de senha para especialistas. 
Não se trata de ir contra a necessidade do uso de conceitos específicos, de não reconhecer a vantagem de se empregar um termo técnico em vez de um termo impreciso, de abolir, em suma, o vocabulário especializado; trata-se, sim, de evitar o exagero das linguagens opacas, cifradas, que pedem “tradução” para a própria língua a que presumivelmente pertencem. O exemplo de Graciliano diz tudo: quando o propósito da comunicação é honesto, quando se quer clareza e objetividade no que se escreve, as palavras devem expor à luz, e não mascarar, a mensagem produzida. No caso desse honrado prefeito alagoano, a ética rigorosa do escritor e a ética irrepreensível do administrador eram a mesma ética, assentada sobre os princípios da honestidade e do respeito para com o outro.
 (Tarcísio Viegas)
1. O autor do texto comenta o relatório do prefeito Graciliano Ramos para ilustrar a 
a) possibilidade de sanar um problema de expressão pela confissão honesta.
b) viabilidade de uma boa administração pública afirmada em boa retórica. 
c) vantagem que leva um grande escritor sobre um simples administrador.
d) superioridade de uma linguagem técnica sobre a não especializada.
e) necessidade de combinar clareza de propósito e objetividade na comunicação. 
2. Há mesmo casos em que se pode suspeitar de estarem os litigantes praticando – data venia – um vernáculo estrito (...)
Nessa passagem do texto, o autor
a) mostra-se plenamente eficaz na demonstração do que seja estilo conciso.
b) parodia a linguagem dos leigos, quando comentam a dos especialistas.
c) vale-se de um estilo que contradiz a prática habitual dos registros públicos.
d) mostra-se contundente na apreciação das vantagens da retórica.
e) vale-se de uma linguagem que em si mesma ilustra o caso que está condenando.
3. Coloque C (certo) ou E (errado) diante das seguintes afirmações: 
( C ) A discursividade juridica se serve principalmente da denotação.
( C ) A língua é um sistema de signos convencionais usados por membros de uma mesma comunidade. 
( C ) A linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a interação entre as pessoas. 
( E ) Quando o uso da língua abandona as necessidades estritamente práticas do cotidiano comunicativo e passa a incorporar preocupações estéticas, surge a língua subjetiva.
4. Identifique o nível de linguagem jurídica no fragmento abaixo e escreva na linha pontilhada. 
 
“Em alguns casos mesmo, como se salientou anteriormente, a jurisprudência chegou a afetar princípios clássicos. Por exemplo, o famoso preceito referente a pessoas jurídicas – universitas distat a singulis – sofre temperamentos em matéria de locação predial, no propósito de admitir-se retomada pela sociedade, para uso desta, de prédio pertencente a um dos sócios individualmente. O mesmo ocorreu em relação à desconsideração da pessoa jurídica prevista no Código do Consumidor (Lei n. 8.078/90, art.28) e no Código Civil de 2002, art. 50.”
 Monteiro, Washington de Barro.Curso de Direito Civil
Linguagem judiciária, forense ou processual..................................................................................................
5. Os parágrafos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Numere-os, de 1 a 5, observando a ordem em que devem ocorrer para constituírem um texto coeso e coerente. 
( 2 ) A primeira concepção relaciona-se com uma definição dada por Martin P. Anderson, em 1959: “Comunicação é o processo pelo qual compreendemos os outros e, em contrapartida, esforçamo-nos por compreendê-los”. O segundo conceito é apoiado em outro componente conceitual: a intencionalidade. A partir desta referência, Gerard Miller, em 1966, estabelece: “Em sua essência, a comunicação tem como seu interesse central aquelas situações comportamentais em que uma fonte transmite uma mensagem a um receptor (ou receptores), com o propósito consciente de afetar o comportamento deste último (ou destes últimos)”.
( 1 ) Podemos dizer que o termo comunicação comporta duas concepções: a de estabelecer relações entre os seres humanos e a de transmitir mensagens com finalidades intencionais.
( 4 ) Para tal, deve-se dispor de técnicas que orientem a discriminação de ideias principais e secundárias, o sequenciamento lógico das informações e sua adequada expressão frasal, além do conhecimento das normas gramaticais que conferem o grau necessário de correção ao texto.
( 5 ) Podemos afirmar, portanto, que a eficácia de uma peça processual residirá, em grande parte, na capacidade do profissional do direito em utilizar-se dos recursos que a linguagem oferece.
( 3 ) Entretanto, o processo de comunicação estabelecido por um texto não depende da quantidade de informações, mas sim do modo como estas estão apresentadas. A importância de uma petição ou de qualquer outra peça jurídica consiste em sua capacidade de transmitir as informações com precisão e clareza.
6. Verifique a circunstância estabelecida entre as orações abaixo e identifique o valor semântico. 
a. Houve vários imprevistos durante a audiência, ainda que tudo tenha sido cuidadosamente planejado.
Concessão........................... 
b. Se o juiz não se declarar impedido, a parte requererá seu afastamento ao Tribunal.
Condição..............................
c. O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade.
Conformidade......................
d. Quando o autor celebrou o seguro, assumiu o dever de pagar mensalmente a contribuição estabelecida em lei. 
Causa..................................
7. Os fragmentos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os, de 1 a 5, para que constituam um texto coeso e coerente. 
( 5 ) Mas é necessário ressaltar que juízes e tribunais com essa configuração, ou seja, real e efetivamenteindependentes, somente existem nos países em que vigora o Estado Democrático de Direito.
( 1 ) O judiciário tem a função de promover a paz social, restabelecendo a ordem e até mesmo punindo os infratores, independentemente da camada social a que pertençam.
( 3 ) Essas prerrogativas, isto é, as garantias da magistratura, não constituem privilégio pessoal do magistrado, mas direito do cidadão.
( 2 ) E é exatamente por isso que os órgãos do Judiciário, os tribunais e os magistrados devem gozar de prerrogativas para o exercício dessa missão, sob pena de somente poderem exercê-la em relação aos pobres e às pessoas que não tenham qualquer influência político-social.
( 4 ) Evidentemente esse cidadão, que eventualmente tenha um direito violado, somente terá proclamada a justiça a seu favor se houver juízes e tribunais independentes, isentos da possibilidade de interferências e pressões indevidas de quem quer que seja.
8. Imagine o seguinte contexto:
O advogado está subindo a escada que dá acesso ao escritório, com vários volumes de processos. No topo da escada, ele passa pelo estagiário, um estudante de Direito, e lhe diz: “Gumercindo, eu não consegui fechar a porta da rua, pois estou carregado de volumes.”
A fala do advogado aparentemente tem o objetivo de transmitir uma informação. Contudo, considerando o contexto, é possível depreender outra intenção.
a) Qual é a verdadeira intencionalidade presente na fala do advogado?
O advogado tem a intensão de coagir o estagiário a ir fechar a porta.
b) Consequentemente, qual é a função de linguagem predominante nesse enunciado? 
Função conotativa.
9. Desfaça a ambiguidade da frase: “Como a fuga foi negada, exigiu a presença da imprensa, do juiz corregedor Maurício Lemos Porto Alves e de seu pai, Osias Hermes Alves”.
Como a fuga foi negada, exigiu a presença de seu pai, Osias Hermes Alves, da imprensa, do juiz corregedor, Maurício Lemos Porto Alves.

Outros materiais