Buscar

GÊNEROS TEXTUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faça uma pesquisa e explique o estilo de cada gênero textual citado acima. Identifique mais cinco gêneros e dê exemplos.
· Conto Maravilhoso: é uma narrativa recheada pelo fantástico, com fadas, monstros, bruxas, anões e outros seres extraordinárioa. Geralmente, as histórias se iniciam com o clássico ‘Era uma vez’ e se encerram com ‘E viveram felizes para sempre’.
· Conto de fadas: é um tipo de história que tipicamente apresenta personagens fantásticos do folclore, como dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos, goblins, grifos, muchas. O termo é, acima de tudo, utilizado para histórias com origens na tradição europeia, pelo menos nos séculos recentes, se relaciona em maior parte à literatura infantil.
· Fábulas: é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra caracteristica é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a vomportamentos humanos por meio de contruções metafóricas ou simbólicas.
· Carta pessoal: tem como principal finalidade a comunicação entre a família, namorados e amigos, por conter uma linguagem mais informal e sem normas de tratamento. Além do tema ser livre.
· Lenda: é uma narrativa fantasiosa, de carácter fantástico e/ou fictício, as lindas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
· Telefonema: é marcado pelo uso de texto narrativo, o que não impede o uso de descrição também, ou argumentar sobre algo. Assim como a aula, conversa ou a reunião de trabalho, constitui um gênero textual oral.
· Poema: é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou libres. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
· Narrativa de ficção científica: se baseia em grande parte em escrever sobre mundos, futuros e anários alternativos possíveis e de maneira racional. No contexto narrativo da FC encontramos elementos imaginários, insporados em fatos reais ou do passado.
· Romance: narrativa longa, escrita em prosa, geralmemte dividida em capítulos. A narrativa deve acontecer em determinado tempo, que pode ser linear ou não linear, objetivo ou subjetivo. Além do tempo, o romance é ambientado em determinado espaço, onde as ações acontecem.
· E-mail: é um canal de transmição de textos. Suas características são: a existência no mundo virtual ( não ocupa espaço, não tem peso, não depende de transporte para chegar ). Normalmente o e-mail se usa para comunicações formais que pedem um registro.
· Manual de instruções: é um gênero textual do tipo injuntivo, que tem a função de apresentar, ensinar a montar, operar, armazenar e conservar um equipamento. Serve também para apresentar regras de jogos. Por se tratar de texto utilitário, a redação é econômica, com vocabulário simples.
· Lista de compras: é elaborado com a finalidade de registrar itens necessários às compras, auxiliando-nos a tornar mais prática nossa vida. Pode ser oral ou escrito.
· Edital: é um ato escrito em que são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de origem oficial. Normalmente, os editais são afixados em lugares públicos ou anunciados através da imprenssa oficial, geralmente em jornais de grande circulação, para conhecimento geral ou de alguns interessados.
· Conto: é um gênero literário marcado pela concisão. Tais narrativas têm, em geral, poucos personagens, espaço e tempo restritos e um conflito único. O conto é um dos mais tradicionais gêneros literários e um dos mais lidos pelo público na atualidade.
· Piada: é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
· Folhetos: é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com o objetivo de incentivar seu leitor a adquirí-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.
· Diário: é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar.
· Palestra: é uma apresentação oral que pretende apresentar informações ou ensinar pessoas a respeito de um assunto em particular. Elas são utilizadas para transmitir informação de natureza importante, histórica, prática, teórica e equacional.

Continue navegando