Buscar

VIOLÊNCIA NO BRASIL

Prévia do material em texto

Baseado na leitura que você fez, elabore uma redação de 20 a 35 linhas que responda as seguintes questões: 
· Quais são as causas sociais da violência no Brasil?
· Para você, existe relação entre pobreza e violência?
· Para você, pena de morte resolve? 
· Para você, maiores de 12 anos devem responder na justiça como adulto?
A violência em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na construção da sociedade brasileira. A escravidão, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.
Hoje, as causas da violência são associadas em grande parte, a problemas sociais como miséria, fome e desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
Uma medida que vem sendo apoiada por uma parte da sociedade para amenizar esse problema, é a pena de morte. Se por um lado, tal penalidade tem a aparência de uma solução eficaz, por outro a experiência de outros países como os Estados Unidos, mostra que leis menos brandas, uma justiça e uma segurança pública que funcionam, trazem mais resultados positivos do que matar um condenado.
Existem dois aspectos que devem ser levados em conta. O primeiro é a quantidade de falhas cometidas pela justiça brasileira, onde muitos acusados não conseguem se defender por não ter condições de pagar um bom advogado e nem terem o devido acesso a defensores públicos, o que leva muitos a serem condenados injustamente.
Outro ponto, é a permissão de, ora uma quantidade excessiva de recursos que atrasam a condenação, e ora a redução de pena a por bom comportamento, que leva criminosos a ficarem anos sem condenação. Segundo especialistas isso gera um sentimento de impunidade, cuja pior consequência é o bandido ter a certeza de que o crime compensa, levando ao crescimento da criminalidade.
Abrangendo também a questão da redução da maioridade penal para 12 anos, devemos levar em consideração que mais da metade desses adolescentes infratores estavam fora da escola quando cometeram seus delitos. O sistema prisional brasileiro não contribui para a reinserção dos jovens na sociedade, por isso, é provável que saiam de lá mais perigosos do que quando entraram.
A escola tem como papel principal, ensinar crianças e jovens a tomar suas decisões e escolhas no futuro, tanto na parte educacional, quanto social e de relacionamentos por isso mandá-los para a prisão vai contra o papel dos educadores.
Uma educação de qualidade é uma ferramenta muito mais eficiente para resolver o problema do que investimento em mais prisões. Isso só será resolvido de forma efetiva quando o problema de educação for superado.

Continue navegando