Buscar

Alba Lucia Morais Oliveira - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - metodologia da pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRENDIZADO DE TRABALHOS ACADEMICOS 
Alba Lucia Morais Oliveira
04066287
Enfermagem
Os trabalhos acadêmicos são exigidos desde o inicio da graduação, muitos deles buscam preparar o aluno não apenas para o TCC (trabalho de conclusão de curso), e sim para a vida acadêmica que ainda possa estar por vir. Estes trabalhos possuem um viés de importância muito maior do que no período escolar, sendo assim, os alunos apresentam dificuldades por conta de não terem um suporte adequado durante a escola, muitos não tem contato o mínimo que seja com metodologias cientificas e regras da ABNT. Logo, muitos ficam ansiosos e inseguros, prejudicando assim o desenvolvimento das atividades, o temor de errar é grande, então, o problema precisa ser sanado nestes anos iniciais, pois, se perdurar durante toda a graduação, o aluno tende a apresentar falhas contínuas nas etapas posteriores de sua vida acadêmica (FONTES; POLETO, 2018)
O desenvolvimento da capacidade de uma boa escrita, perpassa pelo conhecimento de como se escrever um parágrafo, o mesmo corresponde a uma importante peça na estrutura do texto, nele, estão contidas informações fechadas sobre o tema que está sendo abordado. Os parágrafos devem ser coerentes e coesos, ou seja, apresentar uma ligação entre si. A parte inicial, introdutória deve conter o tópico frasal, que dirá do que se trata o parágrafo, após, tem-se o desenvolvimento da ideia, no caso de produções acadêmicas, geralmente se buscam autores sobre o tema para ter como base suas ideias, e devem ser citados corretamente. A conclusão das ideias nem sempre podem estar presentes, isso depende do tamanho do parágrafo, na graduação se tem uma orientação maior para parágrafos longos, contudo, isso não é uma regra (ABREU et al., 2015) 
	Para que se possa qualificar o discente em relação as produções acadêmicas, inicialmente deve-se buscar o auxilio do docente, geralmente professores são solícitos, contudo, são pouco procurados muito por conta da timidez e medo de serem corrigidos. Além disso, o aluno deve buscar a leitura constante, auxiliar-se em livros disponibilizados pelas instituições de ensino na biblioteca e conteúdos na internet. A prática na escrita é essencial para que se desenvolvam ideias próprias e baseadas em autores, neste ponto é de suma importância buscar fazer a leitura das regras de formatação e ABNT para que se possa fazer as devidas citações e evitar o plágio. 
Referências:
ABREU, C.B.; et al. O estudo do parágrafo para a construção do texto argumentativo Revista Línguas & Ensino, v.1, p.141-153, 2015.
FONTES, L.A.X; POLETO, S.S. A importância da pesquisa científica no processo de formação superior. Revista da FAESF, v. 2, n. 2, 2018.

Outros materiais