Buscar

25 Princípios da Administração Pública - Parte V

Prévia do material em texto

Princípios (parte 5) 
Prof. Eduardo Tanaka
Se você quiser fixar e entender melhor esta matéria, com tudo mastigadinho e explicado, assista à videoaula 25 (Princípios da Administração Pública – Parte V) em meu canal do Youtube – Prof. Eduardo Tanaka – acesse através do link: https://youtu.be/zjuo5Ss-Dpk
Princípio da Finalidade
A finalidade dos atos praticados pela administração pública é o interesse público.
Na palavras de Meirelles: "a finalidade terá sempre um objetivo certo e inafastável de qualquer ato administrativo: o interesse público. Todo ato que se apartar desse objetivo sujeitar-se-á a invalidação por desvio de finalidade (...)". 
Questões 
(FGV - SEAD-AP - Fiscal da Receita Estadual) Levando em consideração a doutrina da administração pública no Brasil e a Constituição Federal de 1988, o princípio da administração pública que impõe a prática de atos voltados para o interesse público é:
Parte superior do formulário
a) o princípio da moralidade.
b) o princípio da finalidade.
c) o princípio da impessoabilidade.
d) o princípio da continuidade.
e) o princípio da publicidade.
Gabarito: Parte inferior do formulário
B
Princípio da Motivação 
Conforme Celso Antônio Bandeira de Mello, o princípios da motivação "implica para a Administração o dever de justificar seus atos, apontando-lhes os fundamentos de direito e de fato, assim como a correlação lógica entre os eventos e situações que deu por existentes e a providência tomada, nos casos em que este último aclaramento seja necessário para aferir-se a consonância da conduta administrativa com a lei que lhe serviu de arrimo".
A motivação deve ser prévia ou contemporânea a todo ato administrativo praticado, seja este vinculado ou discricionário. 
O povo, que é o detentor do poder, tem o direito de conhecer o porquê dos atos administrativos praticados, para que possa exercer o controle dos atos.
Questões 
(FCC - TCE-PI) Uma determinada empresa pública ao rescindir unilateralmente o contrato de trabalho com um de seus empregados públicos assim o fez sem indicar qualquer fundamento de fato e de direito para sua decisão. O ato em questão evidencia violação ao princípio administrativo
Parte superior do formulário
a) do controle.
b) da eficiência.
c) da publicidade.
d) da presunção de legitimidade.
e) da motivação.
Gabarito: E 
(FCC - TRE-AL - Analista Judiciário) Sobre os princípios básicos da Administração Pública, considere:
I. O administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.
II. Exigência de que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.
III. Dever de expor expressamente os motivos que determinam o ato administrativo. 
As afirmações acima dizem respeito, respectivamente, aos princípios da
Parte superior do formulário
a) motivação, razoabilidade e legalidade.
b) eficiência, impessoalidade e finalidade.
c) legalidade, eficiência e motivação.
d) proporcionalidade, finalidade e eficiência.
e) legalidade, proporcionalidade e fundamentação.
Gabarito: C
Princípio da Especialidade 
A lei traça quais são os objetivos da administração pública que não deve se desviar destes.
Desta forma, a administração pública não pode alterar os fins para que foram criadas.
Para que a administração pública possa desempenhar diversas atividades, ela utiliza-se da descentralização administrativa criando entidades da administração indireta que deverão seguir o princípio da especialidade.
Questão
(FCC- TRT-SE - Analista Judiciário) No que concerne à Administração Pública, o princípio da especialidade tem por característica 
Parte superior do formulário
a) a descentralização administrativa através da criação de entidades que integram a Administração Indireta.
b) a fiscalização das atividades dos entes da Administração Indireta.
c) o controle de seus próprios atos, com possibilidade de utilizar-se dos institutos da anulação e revogação dos atos administrativos.
d) a relação de coordenação e subordinação entre uns órgãos da Administração Pública e outros, cada qual com atribuições definidas em lei.
e) a identificação com o princípio da supremacia do interesse privado, inerente à atuação estatal.
Gabarito: A
Princípio da Presunção de Legitimidade (legalidade e veracidade)
Presume-se que os atos da administração pública são praticados de forma legal para atender ao interesse público.
Porém, são passíveis de controle tanto judiciário quanto administrativo.
A referida presunção é relativa (juris tantum), cabendo ao particular provar que determinado ato da administração é ilegal (invertendo-se o ônus da prova).
Obs.: Presunção absoluta é chamada de: juris et de juri. Por exemplo: presume-se de forma absoluta que um menor de 16 anos é absolutamente incapaz. 
Questões
(FCC - 2016 - Copergás - Analista Administrador) Considere:
I. Determinado Estado da Federação fiscaliza a atividade de autarquia estadual, com o objetivo de garantir a observância de suas finalidades institucionais.
II. A Administração pública pode, através dos meios legais cabíveis, impedir quaisquer atos que ponham em risco a conservação de seus bens.
III. Os atos da Administração pública revestem-se de presunção relativa, sendo o efeito de tal presunção a inversão do ônus da prova.
No que concerne aos princípios do Direito Administrativo, 
Parte superior do formulário
a) todos os itens relacionam-se corretamente a princípios do Direito Administrativo, quais sejam, princípios da tutela, autotutela e presunção de legitimidade, respectivamente. 
b) nenhum deles está relacionado a princípios do Direito Administrativo. 
c) apenas os itens I e II relacionam-se corretamente a princípios do Direito Administrativo, quais sejam, princípios da tutela e da autotutela, respectivamente, estando o item III incorreto. 
d) apenas o item II relaciona-se corretamente a princípio do Direito Administrativo, qual seja, o princípio da tutela, estando os itens I e III incorretos. 
e) apenas os itens I e II relacionam-se corretamente a princípios do Direito Administrativo, quais sejam, princípios da especialidade e da tutela, respectivamente, estando o item III incorreto. 
Gabarito: A
Parte inferior do formulário
(CESPE - TRE-GO - Analista Judiciário) Quanto aos princípios e poderes da administração pública, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
a) A atuação da administração pública, assim como a dos particulares, precisa ser compatível com o ordenamento jurídico. Uma das semelhanças entre ambas consiste no fato de que os atos do poder público não podem interferir na esfera de direitos dos cidadãos de maneira unilateral, pois, para isso, o estado precisa de ordem judicial.
b) O princípio da legalidade, um dos mais importantes para a administração pública, é específico do direito administrativo.
c) O princípio da supremacia do interesse público deriva de que a administração pública representa não só o estado, mas toda a sociedade, de modo que, no choque dos interesses daquela com os do particular, os primeiros devem sempre prevalecer.
d) O princípio da presunção de legitimidade dos atos administrativos não impede que, diante de prova suficiente da nulidade do ato, este seja invalidado, quer pelo Poder Judiciário, quer pela própria administração.
e) O princípio da continuidade do serviço público tem caráter absoluto.
 Gabarito: D 
Princípio da autoexecutoriedade
Segundo Odete Medauar: "segundo esse princípio, os atos e medidas da Administração são colocados em prática, são aplicados pela própria Administração, mediante coação, conforme o caso, sem necessidade de consentimento de qualquer outro poder".
Outros princípios: juntamente com os princípios expostos, há, também, princípios da administração pública utilizados precipuamente em licitações e processos administrativos (por exemplo: segurança jurídica, contraditório, ampla defesa), os quais abordaremos quando tratarmos dos respectivos assuntos.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes