A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
25 pág.
AVALIAÇÃO 2021 1

Pré-visualização | Página 4 de 6

depende exclusivamente da Isolação Básica, não sendo previstos meios para ligar as massas (parte metálica) ao condutor de proteção da instalação, dependendo a proteção, em caso de falha da Isolação Básica, exclusivamente do meio ambiente. Exemplo: eletrodomésticos portáteis, tais como liquidificadores;
	
	Equipamento Classe II: é o equipamento cuja proteção contra choques não depende exclusivamente da Isolação Básica, mas inclui precauções adicionais de segurança tais como Isolação Dupla ou Reforçada, não havendo meios de aterramento de proteção e não depende de condições de instalação;
	
	Equipamento Classe III: é o equipamento no qual a proteção contra choques elétricos é baseada na ligação do equipamento a uma instalação de extra-baixa tensão de segurança. Exemplo Banheiras de Hidromassagem.
	 
	Equipamento Classe IV: é o equipamento no qual a proteção contra choques elétricos é baseada em uma armadilha de desligamento por Tiristores. Na ligação do equipamento há uma instalação eletrônica que detecta quedas de tensão fracionárias detectando também vazamentos de radiação. Exemplo: Fornos Industriais com Microondas.
		
	
	
		14
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	No que concerne a fatores que influenciam o dimensionamento de condutores em instalações elétricas de baixa tensão, julgue os itens que se seguem de acordo com a ABNT NBR 5410. I O condutor neutro é dimensionado de modo que possa ser utilizado ser for comum a mais de um circuito. II No circuito, a forma de instalar os condutores fase e neutro influencia o modo como eles conduzirão a corrente elétrica. III Conforme o critério limite de queda de tensão, desde a origem do circuito até o ponto mais afastado de qualquer circuito de utilização, a queda de tensão na instalação não deve superar limite percentual máximo estabelecido em norma. IV Os fatores de correção de agrupamento dos circuitos são válidos para grupos de condutores de diferentes seções e que conduzem diferentes magnitudes de correntes. Estão corretos apenas os itens
		
	
	I e II.
	
	I e IV.
	 
	I e III.
	 
	II e III.
	
	II e IV.
		
	
	
		15
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Uma das características do CLP é que:
		
	
	a montagem fica muito prejudicada, devido aos conectores extraíveis, exigindo reservar grande período de tempo para sua execução.
	
	a sensibilidade a ruídos eletromagnéticos é extremamente alta.
	
	o trabalho em conjunto com SDCD e em redes, por questões técnicas, não é muito usado.
	 
	a composição é, basicamente, de unidade central de processamento, memória, entradas e saídas, que podem ser analógicas ou digitais.
	
	a manutenção é muito complexa, pois os CLP não apresentam o módulo de autodiagnose, dificultando a operação.
		
	
	
		16
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Considere o latch SR abaixo. Em que condição a saída Q é acionada (vai a nível lógico 1)?
		
	
	Com nível 0 em Set e em Reset
	 
	Com nível 1 em Set
	
	Com nível 1 em Reset
	
	Com nível 0 em Reset
	 
	Com nível 0 em Set
		
	
	
		17
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Segundo reportagem publicada em jornal de grande circulação, algumas empresas estão criando ambientes de trabalho tóxicos, com insegurança sobre o emprego e longas horas de trabalho, o que têm diminuído a produtividade de funcionários. Esse tipo de situação exige novas perspectivas para a gestão estratégica de pessoas, devendo as organizações considerar os potenciais fatores de estresse no trabalho.
Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2018 (adaptado).
Considerando o exposto acima, assinale a opção em que são apresentados, respectivamente, um fator ambiental, um fator organizacional e um fator individual de estresse no trabalho.
		
	 
	lócus de controle, absenteísmo e produtividade.
	
	produtividade, mudança tecnológica e demandas de papéis.
	 
	incerteza política, demandas de tarefas e problemas econômicos.
	
	demandas interpessoais, incerteza econômica e diminuição da satisfação no trabalho.
	
	apoio social, demandas de controle e rotatividade.
		
	
	
		18
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	As Normas ISA tem por objetivo serem bases sólidas para análise de viabilidade técnica na implementação da gestão de Laboratórios de Calibração em indústrias, prestando serviço, reforçando qual será o tipo e o papel da metrologia nas indústrias, estimulando as discussões da importância da calibração e de orientação na implantação de um completo sistema de gerenciamento das calibrações.
Duas são as normas ISA importantes por abordarem o conceito de instrumentação, pois estas devem ser estudadas e atendidas para estabelecer segurança nos processos de calibração e metrologia na indústria, sendo elas ANSI/ISA-5.1-2009 Instrumentation Symbols and Identification e ANSI/ISA-62382-2012 (IEC 62382 Modified) - Automation Systems in the Process Industry - Electrical and Instrumentation Loop Check.
De acordo com a norma ISA S5.1, o instrumento deve ser identificado por um sistema de letras, visando sua classificação funcional, e em números, que irá servir para a identificação da malha de controle em que o instrumento estará inserido. Faça uma análise das regras de designação de instrumentos e sistemas de instrumentação a seguir e com base na norma técnica ISA S5.1 marque a afirmativa correta.
I - As letras que são de identificação funcional devem ser apresentadas de forma maiúscula com o número total de letras sendo agrupadas para que um instrumento não seja superior a quatro.
II - Sendo um instrumento capaz de realizar duas ou mais funções, a função principal deve ser apenas a designada.
III - Em malha, a identificação da primeira letra deve ser selecionada conforme a variável que foi medida, e não conforme a variável que foi manipulada.
		
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I, II e III.
		
	
	
		19
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Considerando as  mudanças, que ocorrem há algum tempo no ambiente organizacional e que foram acentuadas pelo período da Pandemia COVID-19, a comunicação deixou de ser realizada exclusivamente por e-mail e telefone. O contato parceiros comerciais, clientes, parceiros comerciais e entre funcionários é realizado por diferentes meios de comunicação - mais práticos - como mensagens instantâneas, mídias sociais e videoconferência. Tais tecnologias (atualmente indispensáveis para a rotina de trabalho) geraram a necessidade de administrá-las em uma única plataforma. Assim, surgiu a comunicação unificada.
Vista, em princípios, como facilitadora e geradora de negócios, a comunicação unificada se tornou uma vantagem competitiva, pela rapidez e até mesmo pela geração de novos serviços para o mercado. Além de ajudar no armazenamento de dados e realizar backups integrados, o mercado percebe e identifica os benefícios trazidos pela comunicação unificada.
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização da comunicação unificada nas empresas proporciona a um aumento da eficiência apesar da maior complexidade na gestão de seus canais de comunicação.
II. A utilização da comunicação unificada nas empresas possibilita que seus colaboradores acessem os arquivos necessários a partir de vários dispositivos, incorporando praticidade à rotina de trabalho.
III. As empresas comprometidas com a gestão pautada nas demandas sociais, promovem a comunicação unificada no ambiente organizacional interno e externo.
É correto o que se afirma em
		
	
	I e III, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	II, apenas.
	 
	I, apenas.
	
	I, II e III.
		
	
	
		20
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Examine a topologia abaixo, analise-a e responda em quantos domínios de colisão e broadcast este ambiente está segmentado, respectivamente? 
 
		
	
	5 dominios de colisão e 2 de broadcast
	
	4 dominios de colisão e 4 de broadcast
	
	7 dominios de colisão e 2 de broadcast
	 
	6 dominios de