Buscar

Destituição do Síndico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Destituição do Síndico:
Em alguns condomínios a gestão do síndico pode deixar a desejar, por falta de diversas questões, e o não agir conforme o interesse coletivo pode levar a destituição do síndico.
O condomínio é uma entidade democrática e o síndico trabalha como representante dos interesses dos condôminos, caso esses interesses não estejam sendo atendidos pode ocorrer a sua destituição. 
O Código Civil discorre a respeito da destituição do Síndico, e expressa: 
Art. 1.348. Compete ao síndico:
... § 2o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.
Art. 1.349. A assembleia, especialmente convocada para o fim estabelecido no § 2o do artigo antecedente, poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.
· Motivos que levam a destituição do síndico.
· Não realizar a prestação de Contas aos condôminos. 
· Praticar irregularidades, como atos ilegais ou desfalque nas contas do condomínio. Nesse caso, condôminos ou conselho fiscal precisam apresentar provas de fraudes ou demais crimes;
· Não convocar assembleias dos condôminos;
· Não informar os condôminos sobre a existência de processos judiciais ou administrativos contra o condomínio
· Descumprir as normas da convenção e regimento interno;
· Desobedecer às determinações tomadas em assembleia geral;
· Não contribuir para a conservação das áreas comuns do empreendimento.
· Como destituir o síndico? 
Para que ocorra a exoneração do síndico é necessário que seja feita uma Assembleia, onde os moradores podem convocar sem o aval do gestor. Como diz o art. 1.355: 
 
Art. 1.355. Assembleias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos. 
Para isso, é preciso arrecadar as assinaturas de 1/4 dos condôminos e reuni-las em um abaixo-assinado para destituir o síndico.
Após arrecadar as assinaturas os moradores devem criar um edital de convocação para destituição de síndico.
 Em suma, essa convocação deve explicar de forma clara quais os motivos pelo qual o síndico está sendo cobrado. De maneira alguma a ordem do dia deve ser “assuntos gerais”. (Todos os condôminos devem ser convocados para a reunião, até mesmo os que fazem parte da administração atual). 
 É importante que além da convocação sejam colocados anúncios em áreas comuns. 
No momento da reunião de destituição de síndico, os condôminos deverão apresentar suas acusações e devidas provas. Em contrapartida, o síndico vigente tem o direito de apresentar a sua defesa e dar as suas explicações. 
Todo esse evento deverá ser reproduzido na ata de destituição do síndico. Por sua vez, cópias desse documento deverão ser enviadas para todos os condôminos conforme as estipulações da legislação interna condominial.
· Votos para destituir um síndico: 
Depois das etapas seguidas os condôminos presentes na assembleia devem discutir sobre o tema e definir se darão continuidade na cassação do mandato do síndico. Se a resposta for positiva, é feita a votação. 
O quórum para destituição de síndico é de maioria absoluta dos presentes, sendo 50% mais um.
Todo esse evento deverá ser reproduzido na ata de destituição do síndico. Por sua vez, cópias desse documento deverão ser enviadas para todos os condôminos conforme as estipulações da legislação interna condominial.
 Em geral, a convenção do condomínio define que é o subsíndico quem assume o lugar do síndico deposto. Caso contrário, é preciso realizar uma votação em assembleia geral especialmente convocada com esta finalidade.

Continue navegando