Buscar

Ebook Literatura Infanto Juvenil 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Este texto temo objetivo de descrever os principais temas e conceitos apresentados no Ebook Literatura Infanto Juvenil. Portanto, descreve os temas, conceitos, características e principais elementos da literatura infanto juvenil, tem o objetivo de desenvolver capacidade para utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem e fazer uso de informações contidas nos textos para o exercício consciente da cidadania. Produzir textos escritos coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, identificando o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa. 
Os principais teóricos abordados nesta disciplina são Zilberman, Kramer, Andrade, Vygotsky, Rousseau e Piaget são todos teóricos importantes neste assunto e fornecem meios importantes para ajudarem os alunos em seu processo de aprendizagem. Contribuiu para a compreensão do desenvolvimento humano. Portanto, é recomendado que o professor compreenda a teoria da aprendizagem da psicologia para que possa melhor auxiliar sua prática docente.
SÍNTESE
Este Ebook Literatura Infanto Juvenil contém, 25 páginas e 02 unidades. O objetivo dele é cartografar temas sobre Literatura Infanto Juvenil, nessas unidades. 
Apresenta como conteúdo Unidade I UNIDADE I – Literatura Infanto-Juvenil: concepção e história, em primeiro lugar, uma introdução à literatura infanto juvenil relacionada à sua história, diversas linhas teóricas, conceitos e sequências sobre concepção da literatura infanto-juvenil e de sua função integradora na formação infantil, possibilitando a criação dos padrões lúdicos. No Brasil, a literatura infanto-juvenil teve inicio com Monteiro Lobato, e desde então, vem sendo permeada de preconceitos, rótulos e banalizações acerca de sua importância, função pedagógica e/ou artística, entre outras eventuais questões.
Na UNIDADE II – Literatura infanto-juvenil: práticas de letramento literário na escola: entre gêneros e suportes variados . 
Nesta unidade sobre a sociedade contemporânea vive envolta a uma rede de textos constituídos e produzidos através de diversos suportes, recursos e isso promove práticas diferenciadas de experimentação dos materiais, envolvendo linguagem oral e escrita
ANÁLISE CRÍTICA E RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE
A literatura infantojuvenil desempenha um papel importante na educação dos alunos, por apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à comunicação e expressão. As duas unidades deste Ebook literatura infantojuvenil ressalta a importante literatura infantil é sempre como um tema atual na educação, pois é considerada a base para a formação de cidadãos leitores
Na primeira unidade da Literatura Infanto-Juvenil refletir sobre concepção e História. A literatura infantojuvenil é direcionada para as crianças e jovens, tendo inicialmente originado de narrativas populares repassadas por meio da oralidade, pois a Literatura infantil ou juvenil é um termo cunhado para definir textos literários destinados às nossas crianças e adolescentes, ou seja, subentende-se que adultos definem o que crianças devem ou podem ler a partir de juízo de valores, de credos, dentre outros. 
A literatura infantojuvenil foi criada inicialmente para educar os alunos a partir dos valores, atendendo às necessidades sociais e políticas. Assim, com relação ao processo histórico da literatura infantil, compreendendo seu surgimento, sua história e formação, percebe-se todas as etapas pelas quais a literatura passou, citando seus criadores. A literatura infantojuvenil surgiu como divisor de águas, com as inovações a partir dos contos antigos com feições realistas, linguagem, personagens e lugares brasileiros, ou seja, empenhou-se em mostrar o povo e o Brasil em suas narrativas. No decorrer da história da literatura infantojuvenil, houve a preocupação de introduzi-la em sala de aula para a formação do indivíduo
 Para ampliar práticas de letramentos literários na escola, a literatura infantojuvenil deve ser inserida continuamente nas aulas. A literatura, com seu potencial humanizador/emancipador, sinaliza a construção de novos caminhos acerca da interpretação de mundo vivenciado por ambos, escritor e leitor, protagonistas envolvidos no processo de aprendizagem.
A segunda unidade deste e-book Literatura infanto-juvenil ressaltar práticas de letramento literário na escola: entre gêneros e suportes variados práticas de letramento. 
Nesta unidade sobre a sociedade contemporânea vive envolta a uma rede de textos constituídos e produzidos através de diversos suportes, recursos e isso promove práticas diferenciadas de experimentação dos materiais, envolvendo linguagem oral e escrita.
Ampliar as práticas de leituras e letramentos literários é primordial para que as relações dos estudantes com a literatura sejam redimensionadas, considerando a necessidade de formar leitores críticos e conscientes da “função humanizadora” da obra literário.
No ambiente escolar, a literatura é um lugar de conhecimento e, para que funcione como tal, convém ser explorada de maneira adequada. A escola precisa ensinar o aluno a fazer essa exploração e não se trata de simplesmente colocar o aluno para ler livros
. Ao contrário, o pressuposto básico é de que o aluno leia a obra individualmente, sem o que nada poderá ser feito. Mas a escola precisa ir além de simplesmente colocarem os alunos para exercitarem os olhos. As atividades de leitura literária devem provocar o aluno/leitor a perceber outros sentidos do texto, a ensiná-los a acionarem conhecimentos necessários para que atinjam cada vez mais níveis profundos de interpretação do texto, formando-se como leitores críticos da obra literária.
Assim, para que se cumpra o papel da escola no que se refere à formação de um leitor literário é necessário que a escola patrocine uma leitura apropriada de textos literários através do ensino das regras que regem esse tipo peculiar de escrita, tais como as noções de gênero e estilo.
 Para que também não haja nenhum distanciamento entre a escola e o universo do aluno que seja capaz de comprometer esse trabalho de formação do leitor, é importante fazer um resgate das práticas de letramento efetivadas pelos próprios estudantes a fim de que eles possam estabelecer estratégias de leitura eficientes e interagir com a escrita. É o objetivo desse trabalho, portanto, discutir o papel da escola pública na formação do leitor e como ou quais ferramentas podem concorrer para isto.
INTRODUÇÃO
 
Este texto 
temo objetivo de descrever os principais temas e conceitos 
apresentados no Ebook
 
Literatura Infanto Juvenil
. 
Portanto, descreve os temas, 
conceitos, características e principais elementos 
da 
literatura infanto 
juvenil, tem
 
o objetivo de 
d
esenvolver capacidade para utilizar a linguagem como 
instrumento de aprendizagem 
e fazer uso de informações contidas nos textos 
para o exercício consciente da cidadania. 
Produzir textos escritos coesos e 
coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, identificando o gênero 
e o suporte que melhor atendem à intenção comunicat
iva. 
 
Os principais teóricos abordados nesta disciplina são
 
Zilberman
,
 
Kram
er
,
 
A
ndrade
,
 
Vygotsky
,
 
R
ousseau 
e 
P
i
aget 
são todos teóricos importantes neste 
assunto e fornecem meios importantes para ajudarem os alunos em seu 
processo de aprendizagem. Contribuiu para a 
compreensão do desenvolvimento 
humano. Portanto, é recomendado que o professor compreenda a teoria da 
aprendizagem da psicologia para que possa melhor auxiliar sua prática docente.
 
 
 
SÍNTESE
 
 
Este 
Ebook 
Literatura Infanto Juvenil
 
contém
, 
25 
páginas e 0
2
 
unidades.
 
O objetivo 
dele 
é cartografar temas sobre
 
Literatura Infanto 
Juvenil
,
 
n
essas 
unidades
. 
 
Apresenta como conteúdo 
Unidade I 
UNIDADE I 
–
 
Literatura Infanto
-
Juvenil: concepção e 
história, em
 
primeiro lugar, uma introdução à 
literatura 
infanto 
juvenil relacionada
 
à sua 
história, diversas linhasteóricas, conceitos e 
sequências sobre 
concepção da literatura infanto
-
juvenil e de sua função 
integradora na formação infantil, possibilitando a criação dos padrões lúdicos. 
No Brasil, a literatura infanto
-
juvenil teve inicio com Monteiro Lobato, e desde 
então, vem 
sendo permeada de preconceitos, rótulos e banalizações acerca de 
sua importância, função pedagógica e/ou artística, entre outras eventuais 
questões.
 
Na 
UNIDADE II 
–
 
Literatura infanto
-
juvenil: práticas de letramento literário 
na escola: entre gêneros e supo
rtes variados
 
.
 
 
INTRODUÇÃO 
Este texto temo objetivo de descrever os principais temas e conceitos 
apresentados no Ebook Literatura Infanto Juvenil. Portanto, descreve os temas, 
conceitos, características e principais elementos da literatura infanto juvenil, tem 
o objetivo de desenvolver capacidade para utilizar a linguagem como 
instrumento de aprendizagem e fazer uso de informações contidas nos textos 
para o exercício consciente da cidadania. Produzir textos escritos coesos e 
coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, identificando o gênero 
e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa. 
Os principais teóricos abordados nesta disciplina são Zilberman, Kramer, 
Andrade, Vygotsky, Rousseau e Piaget são todos teóricos importantes neste 
assunto e fornecem meios importantes para ajudarem os alunos em seu 
processo de aprendizagem. Contribuiu para a compreensão do desenvolvimento 
humano. Portanto, é recomendado que o professor compreenda a teoria da 
aprendizagem da psicologia para que possa melhor auxiliar sua prática docente. 
 
 
SÍNTESE 
 
Este Ebook Literatura Infanto Juvenil contém, 25 páginas e 02 unidades. 
O objetivo dele é cartografar temas sobre Literatura Infanto Juvenil, nessas 
unidades. 
Apresenta como conteúdo Unidade I UNIDADE I – Literatura Infanto-
Juvenil: concepção e história, em primeiro lugar, uma introdução à literatura 
infanto juvenil relacionada à sua história, diversas linhas teóricas, conceitos e 
sequências sobre concepção da literatura infanto-juvenil e de sua função 
integradora na formação infantil, possibilitando a criação dos padrões lúdicos. 
No Brasil, a literatura infanto-juvenil teve inicio com Monteiro Lobato, e desde 
então, vem sendo permeada de preconceitos, rótulos e banalizações acerca de 
sua importância, função pedagógica e/ou artística, entre outras eventuais 
questões. 
Na UNIDADE II – Literatura infanto-juvenil: práticas de letramento literário 
na escola: entre gêneros e suportes variados .

Continue navegando