Buscar

U3+Seção+1+Pré+aula+RH+Aviso+prévio


Continue navegando


Prévia do material em texto

U3 Seção 1 Pré aula RH Aviso prévio.
Por lei, após comunicar seu desligamento, o colaborador deve trabalhar por mais 30 dias. É o chamado aviso prévio. Todavia, é bastante comum que o funcionário em questão tenha emprego garantido em outra organização, não tendo, portanto, a intenção de cumprir esse período.
Nesse caso, a dispensa deve ser requerida na carta de demissão e os dias não trabalhados devem ser descontados das verbas rescisórias.
O pedido de demissão pode vir, ainda, durante a vigência de contratos de experiência. Quando isso ocorre, a empresa desconta o valor da metade dos dias que restam para o término do acordo. Entretanto, se a solicitação for feita no último dia do contrato, o cumprimento do aviso prévio não é necessário.
Referências
Portal contábil – Admissão de funcionários – Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/admissao-de-funcionarios-confira-o-passo-a-passo-completo/, acesso em 13/04/2020.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 7 ed. São Paulo: LTR. 2008. 
FAVARIM, Flávia Negri. Remuneração e salário: uma abordagem jurídico/administrativa. In: Revista de Ciências Gerenciais. Vol. 15, Nº 21, Ano 2011. Disponível em . Acesso em: 12 mar. 2017. 
GOMES, Elizeu Domingues. Rotinas trabalhistas e previdenciárias. 16 ed. Belo Horizonte: RTPREV Editora. 2016. IORIO, Cecilia Soares. Manual de administração de pessoal. 12. ed. São Paulo: Senac, 2008.