Buscar

fichamento capítulo 1 - princípios de termodinâmica para engenharia, Shapiro. 7° ed.

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE TERMODINÂMICA 
	ATIVIDADE 1 - FICHAMENTO
1.1. USANDO A TERMODINÂMICA
A termodinâmica tem diversas aplicações. Com isso ela consegue descrever tanto situações simples como situações complexas, fazendo uso de uma pequena quantidade de variáveis, as variáveis que a termodinâmica utiliza para descrever diferentes situações são temperatura, pressão, volume e número de mols.
1.2. DEFININDO SISTEMAS
Um sistema termodinâmico é definido como uma quantidade de matéria de massa e identidade fixas, sobre a qual nossa atenção é dirigida. Tudo externo ao sistema é chamado de vizinhança ou meio, e o sistema é separado da vizinhança pelas fronteiras do sistema. essas fronteiras podem ser moveis ou fixas.
1.2.1 SISTEMAS FECHADOS
Composto por uma quantidade de matéria com massa e identidade fixas; apenas calor e trabalho podem cruzar a fronteira do sistema.
1.2.1. VOLUME DE CONTROLE
Volume de controle e um volume no espaço que nos interessa para estudo ou analise de um processo, região do espaço através da qual ocorre fluxo de massa
1.3. DESCREVENDO SISTEMAS E SEUS COMPORTAMENTOS
1.3.1. PONTOS DE VISTA MACROSCÓPICO E MICROSCÓPICO DA TERMODINÂMICA
· Macroscópico; trata do comportamento global, inteiro do sistema, nenhum modelo de estrutura molecular, atômica ou subatômica é utilizado diretamente. Este tratamento é o aplicado na termodinâmica clássica. 
· Microscópico; tratamento que leva em conta a estrutura da matéria. É chamada de termodinâmica estatística. O objetivo é caracterizar por meios estatísticos o comportamento médio das partículas e relacioná-lo com o comportamento macroscópico do sistema.
Para a grande maioria das aplicações em engenharia, a termodinâmica clássica não somente propicia uma abordagem mais direta para análise e projeto, mas também requer menos complicações matemáticas.
1.3.2. PROPRIEDADE, ESTADO E PROCESSO
· Propriedade; características macroscópicas de um sistema, como massa, volume, energia, pressão e temperatura, que não dependem da história do sistema. Uma determinada quantidade (massa, volume, temperatura, etc.), é uma propriedade, se, e somente se, a mudança de seu valor entre dois estados é independente do processo.
· Estado; condição do sistema, como descrito por suas propriedades. Como normalmente existem relações entre as propriedades, o estado pode ser caracterizado por um subconjunto de propriedades, todas as outras propriedades podem ser determinadas em termos desse subconjunto.
· Processo; Mudança de estado devido a mudança de uma ou mais propriedades.
1.3.3. PROPRIEDADES EXTENSIVAS E INTENSIVAS
· Extensivas; seu valor para o sistema inteiro é a soma dos valores das partes em que o sistema for subdividido, dependem do tamanho e extensão do sistema. Seus valores podem variar com o tempo.
Exemplo: massa, energia, volume.
· Intensivas; não são aditivas, como no caso anterior. Seus valores não dependem do tamanho e extensão do sistema, podem variar de um lugar para outro dentro do sistema em qualquer momento.
Exemplo: temperatura e pressão.
1.3.4. EQUILÍBRIO
Trata das mudanças entre estados de equilíbrio. Equilíbrio termodinâmico, implica em equilíbrios mecânico, térmico, de fase e químico.
1.4. MEDINDO MASSA, COMPRIMENTO, TEMPO E FORÇA
No sistema de unidades SI, a unidade de massa é o quilograma (kg), o conceito de comprimento é bem estabelecido, a unidade básica de comprimento é o metro (m), o conceito de tempo também é bem estabelecido, a unidade básica de tempo é o segundo (s) e o conceito de força resulta da segunda lei de Newton, representada por (F= ma).
1.4.1. UNIDADES SI 
São considerados dois sistemas de unidades: si, sistema internacional e sistema inglês
	 
	sistema internacional
	sistema inglês
	massa
	kg (quilograma)
	lb ou lbm (libra massa)
	comprimento
	m (metros)
	ft (foot = pé)
	tempo
	s (segundo)
	s (segundo)
	unidade de força (derivada)
	n (newton)
	lbf (libra-força)
1.5. VOLUME ESPECÍFICO 
O volume especifico de uma substancia é definido como o volume por unidade de massa e é reconhecido pelo símbolo v. A massa especifica de uma substancia é definida como a massa por unidade de volume, sendo desta forma o inverso do volume especifico. A massa especifica é designada pelo símbolo p. Estas duas propriedades são intensivas.

Continue navegando