Buscar

Atividade Contextualizada - Aspectos Socioantropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU 
 Letras - Inglês 
 Aspectos Socioantropológicos 
Práticas pedagógicas na inclusão social
A inclusão social está ligada nas ações de acolhimento de lodos os indivíduos no processo escolar sem exclusão de classe social, cor, gênero, condições físicas e psicológicas. Observa-se na sociedade contemporânea uma evolução constante, a qual demonstra a necessidade de acompanhar as mudanças e aprender lidar com a diversidade em geral. A inclusão social é um ato de abrir portas e dar oportunidades a quem muitas vezes é esquecido pela sociedade, dando então acesso a benefícios e direitos que nem sempre alcançam todos igualitariamente.
A escola tem um papel muito importante junto a família e de seu meio social mais amplo, a escola é uma esfera de produção da capacidade de trabalho, por isso hoje em dia há muitas discussões, sobre propostas de reestruturação, e junto a ela, num belo exemplo de inclusão social nas práticas pedagógicas, temos o projeto PNAIC (Pacto nacional pela alfabetização na idade certa). que busca diminuir o índice de analfabetismo no país e é um compromisso formal e solidário assumido pelo governo federal do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender a meta nº 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental, ou seja, até os 8 anos de idade, que foi criado pela identificação do baixo rendimento e desenvolvimento nas habilidades de escrita, interpretação textual, leitura e resoluções de problemas, nas series correspondentes. O mesmo tem como principal objetivo a atualização e a formação continuada de professores possibilitando a valorização de seus conhecimentos, “São várias as metodologias de alfabetização apresentadas no programa, que não segue uma orientação teórica única. Portanto, a criação de campanhas pedagógicas, projetos, palestras, que envolvam a escola tem como grande importância para o combate ao preconceito e a efetividade da inclusão social.
A proposta de inclusão no âmbito do sistema educacional é abrir a escola para todos os alunos frequentar as salas de aula do ensino regular, ajustando as novas tendencias educacionais. Desta forma, o ambiente escolar deve ser motivador e desafiador, abordando conteúdos que desenvolva a interação com práticas pedagógicas que valorizem as diferenças, considerando a pluralidade como fonte de vivências, voltando-se os sistemas e salas de aula para a construção de educação que contemple a diversidade, no atendimento a grupos heterogêneos, deve-se pensar em estratégias que promovam ambiente realmente educativo para todos.
Referências Bibliográficas 
Inclusão X Exclusão - Brasil Escola (uol.com.br)
Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno (novaescola.org.br)
PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Secretaria de Estado de Educação (educacao.df.gov.br)

Continue navegando