Buscar

exercício 3 - Psi linguagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Psicologia da Linguagem (3) – OT
Nome: David Emanuel Lopes Ferreira Pacheco 
nº do Aluno 11017919
1) São características do atraso na linguagem, exceto: 
() O desenvolvimento da linguagem se processa segundo os parâmetros normais, mas numa faixa etária desadequada.
(x) Perda rápida e pronunciada de habilidades de interação social e de linguagem, após um período de desenvolvimento aparentemente normal. 
() Permanência de padrões linguísticos correspondentes a idades cronológicas anteriores e uma dificuldade em adquirir capacidades linguísticas adequadas para a sua idade.
() Lentidão na aquisição e elaboração do sistema linguístico, com 2 anos a criança quase não fala.
2) A disartria caracteriza-se pelas seguintes alíneas abaixo, exceto:
(x) Comprometimento na compreensão da linguagem. 
() Diminuição na velocidade da fala, imprecisão articulatória e um discurso monocórdico.
() Tem como causa uma lesão cerebral ou doenças neurológicas. 
() Incapacidade em articular corretamente as palavras devido a alterações no controlo muscular devidas a lesões no sistema nervoso.
3) São características da dislalia, exceto:
() As alterações na fala são caracterizadas por substituições, omissões, inserções ou transposições de sons no sistema fonológico.
() Troca de letras na produção da linguagem oral, como por exemplo, trocar a letra r pela letra l.
(x) São alterações vocais que resultam em alterações na qualidade do som, no timbre ou na intensidade. 
() Pode ser causada por malformações ou alterações na língua, na abóboda palatina ou noutro órgão envolvido na fala.
4) A disortografia pode ser caracterizada pelas alíneas abaixo, exceto:
() Afeta as capacidades da expressão escrita, a precisão ortográfica, a organização, estruturação e composição de textos escritos.
(x) Alteração na qualidade e na inteligibilidade da escrita, ou seja, a compreensão da escrita é dificultada devido a um traçado pouco compreensível. 
() Dificuldade na planificação da linguagem escrita, que causa transtornos na aprendizagem da ortografia, gramática e redação
() É também conhecida como Perturbação da aprendizagem específica com défice na expressão escrita. 
5) Em que caso os pais devem buscar ajuda para filhos com sinais de dislexia:
() Quando a criança tem algum grau de perda auditiva.
() Quando a criança após um trauma apresentar dificuldades de linguagem, especialmente na fala e na compreensão do que é lhe dito. 
() Quando a criança em idade escolar tiver apenas dificuldades em escrever as letras corretamente.
( x ) Quando o filho em idade escolar tiver dificuldades com a linguagem, particularmente ao ler e pronunciar palavras, escrita incorreta e se houver um histórico familiar de problemas de leitura.
6) Relativamente a avaliação da linguagem, é correto afirmar, exceto:
( ) é realizada para verificar o desenvolvimento normal da linguagem, se há atrasos ou défices na aquisição da linguagem;
( ) as principais áreas que devem ser avaliadas são a compreensão, repetição, nomeação e fluência.
(x) uma das possibilidades de avaliar a compreensão é solicitar a pessoa que conte uma história. 
( ) uma das possibilidades de avaliar a fluência verbal é solicitar a pessoa que diga quantas palavras ela se lembra com a letra P.
7) Sobre os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a alternativa falsa.
() é divido em comunicação não auxiliada e auxiliada, sendo a última toda e qualquer forma de comunicação que faz uso de recursos e objetos. 
() Os sistemas de baixa tecnologia englobam cartões e dispositivos com um número limitado de mensagem que podem ser escolhidas através de uma imagem ou palavra.
() Os sistemas de alta tecnologia são os dispositivos computacionais que fornecem ao indivíduo a possibilidade de comunicar e controlar o seu ambiente.
(x) A CAA não auxiliada engloba as expressões próprias da pessoa, sinais manuais, expressões faciais, movimentos corporais, gestos e objetos que a pessoa seja capaz de manusear. 
8) Relativamente a utilização da comunicação aumentativa e alternativa, assinale a alternativa falsa.
() é indicada para crianças que apresentam dificuldades na fala devido a défices neurológicos ou motores.
(x) não é indicada para crianças com atraso no desenvolvimento na linguagem.
() é um recurso de comunicação utilizado com e por pessoas autistas.
() pode auxiliar pessoas que sofreram um trauma, lesão cerebral ou desenvolveram doenças neurológicas a se comunicarem.
9) Quais as áreas/ estruturas neurológicas envolvidas na execução da escrita? Para a escrita são envolvidos vários sistemas como o visual e o auditivo assim como a motricidade da mão, a escrita envolve o polo recetivo visual, no caso de uma copia e no caso de um ditado, sendo ambos o movimento dos dedos e das mãos, o polo expressivo.
Depois temos então a área PRE motora que esta situada a frente da área motora e vai ser responsável de organizar os atos motores, para a escrita nos processos de ditado de copia e geração endógena, quando o individuo descreve o seu pensamento, sendo que estes processos sofrem modulação das áreas parietais de integração a polis sensorial que para o caso da escrita é o giro angular onde se da a convergência dos sistemas visuais e auditivo, essa convergência vai ter então o papel dos sistemas conjuntos o visual e o auditivo pois facilita o planeamento do controle da mão para escrever tanto no caso do ditado como no caso da copia, ou seja a área pré motora e responsável, por organizar os atos motores para escrevermos ou seja quando o individuo descreve o seu pensamento , no giro angular( área recetiva – lobo parietal) ocorre a convergência dos sistemas visual e auditivo porque por isso e que e feita, essa convergência que tem o objetivo de facilitar o planeamento do controle da mão para a escrita. O giro faz assim a integração entre as funções gnósicas (conhecimento) e práxicas da linguagem. E vai coordenar as informações sensoriais dos modelos visuais das letras e palavras, converte esses estímulos visuais em formas auditivas. É, portanto, o centro da leitura, com grande participação nos processos de escrita e leitura. Portanto estão envolvidas as áreas do córtex auditivo primário o córtex visual primário e o córtex visual associativo, bem como a própria motricidade da mão.
10) Definida o que é comunicação aumentativa e alternativa e dê pelo menos dois exemplos. O que sabe e que a comunicação é aumentativa quando é usada para complementar o discurso já existente e a alternativa é usada como forma de substituição do discurso que está ausente ou não funcional. Ou seja, a comunicação alternativa contempla qualquer forma de comunicação que não seja a fala, enquanto que se estivermos a falar da comunicação aumentativa significa promover e apoiar a fala. A comunicação pode ser sem ajuda quando a pessoa produz a sua comunicação, não necessitando de qualquer apoio material ou com ajuda nos casos em que necessita deste suporte. Dois exemplos, um poderá ser crianças com autismo, o outro exemplo poderá ser uma pessoa que tenha sofrido um AVC com paralisia cerebral. Pode também ser muito útil pra casos da apraxia da fala, na apraxia da fala em casos graves com a reabilitação da fala associada ao trabalho de comunicação suplementar e reabilitação da fala segundo o método tradicional acompanhar a evolução nos primeiros seis meses muito importante este acompanhamento. Depois caso não se observem mudanças ou forem observadas mudanças sutis, devera então, adotar se um meio de comunicação aumentativa ou alternativa por isso destina-se assim a compensar e facilitar, permanentemente ou não, prejuízos e incapacidades dos sujeitos com graves distúrbios da compreensão e da comunicação expressiva (gestual, falada e/ou escrita). São assim beneficiadas as crianças, jovens e adultos com patologias que comprometam a aquisição e/ou o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, quer seja temporária ou permanente. Quanto ao tipo e uso de instrumentos, de Baixa tecnologia temos os PECS, que vão englobar placasde cartas ou imagens e dispositivos com um número limitado de mensagem de voz que podem ser escolhidas através de uma imagem ou palavra. E em decorrência das dificuldades motoras, certos usuários de comunicação auxiliada vão também depender de alguém para selecionar e indicar os estímulos necessários para que seja interpretado. De alta tecnologia temos como exemplo aplicações informáticas que transformam texto em fala (denominada fala sintetizada) Programas em que é possível escrever no computador sem precisar do rato e do teclado (utilizando movimentos da cabeça, dos olhos ou de alguma outra parte do corpo).

Continue navegando