Buscar

AVA 1 - ANALISE DE MERCADO CAROLINY RODRIGUES DA SILVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIMITES DA INTERVENÇÃO DO ESTADO.
“A ausência ou presença excessiva do estado na economia”
 
Seria possível o estabelecimento de uma economia sem o estado?
Acredito que sem a regulação do estado, seja de forma direta ou indireta, os produtores ficariam em posição privilegiada de legislar livremente sobre o preço de seus produtos, o que em uma análise acelerada poderia até parecer bom, pois teríamos a livre concorrência para marcar os preços dos produtos a serem oferecidos, entretanto a realidade recente em nosso país nos mostra que tem sido prática corrente a combinação de preços, sempre para maior, deixando o comprador sem opção de escolha. O que me leva a deduzir que a auto regulamentação de fato, sem a presença do estado, é uma utopia.
É de se destacar que a experiência da crise econômica dos anos trinta, mostrou que em esse não há o mesmo interesse fim entre o interesse publico e o privado. Devendo em tudo ser buscado o equilíbrio entre o estado ausente que leve a desordem e ao caos pela ausência de direito, e não intrusivo que leve a desordem pela sua presença excessiva. Sendo o ideal ter menos estado, mas, todavia, atingindo o fim almejado, o que significa menos ação publica para atingir um resultado similar.
REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA
Tem o propósito de impedir que pela sua própria ação, ela venha a desaparecer. A regulação tem que ser dinâmica olhando para o futuro, ajustando seu curso de acordo com os fatores que ocorrem no percurso.
Poder de mercado é um conceito consolidado na literatura, sendo legitima a sua busca, sendo ilegítimo o abuso do seu poder.
Se consideramos que o estado não é necessariamente um governo instituído, mas sim uma imposição de ordem por parte daquele que o poder de fazê-lo.
A ausência total do estado leva o anarquismo, o que possibilita que a economia passe a ser ajustada segundo a entendimento e a força, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

Outros materiais