Buscar

Atividade 02 Psicofarmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discente: João Lucas Saraiva Martins
Disciplina: Psicofarmacologia
Assunto:
1) Elabore uma tabela contendo os receptores associados aos principais neurotransmissores e as patologias nas quais estão envolvidos:
a. - Acetilcolina
b. - Dopamina
c. - GABA
d. - Glutamato
e. - Norepinefrina
f. – Serotonina
	Tabela - 1
	Neurotransmissores
	Receptores
	Patologias
	Acetilcolina
	Muscarínico e Nicotínico
	 Alzheimer
	Dopamina
	D1, D2, D3, D4, e D5.
	A doença de Parkinson, Esquizofrenia...
	GABA
	GABAA e GABAB
	Ansiedade
	Glutamato
	Receptores ionotrópicos e Metabotrópicos
	Epilepsia
	Norepinefrina
	 Alfa (α) e Beta (β)
	Depressão Profunda
	Serotonina
	5 – HT
	Depressão, TOC
2) Há dois anos, Joana, uma estudante de 23 anos, foi assaltada no percurso entre sua casa e a faculdade. Oito meses atrás, ela procurou auxílio médico, pois vinha apresentando episódios de transtorno de estresse pós-traumático. O médico aconselhou-a fazer psicoterapia, prescreveu alprazolam e solicitou que ela retornasse 30 dias após para avaliação. Porém, a paciente continuou usando o medicamento prescrito e retornou ao médico somente seis meses após a primeira consulta. Após avaliação, o médico verificou que a paciente estava estabilizada e suspendeu a medicação. Em torno de 24 a 36 horas após a suspensão de uso, Joana começou a apresentar sintomas de ansiedade, tremores e convulsões.
a) Qual o diagnóstico para os sinais e sintomas que a paciente passou a apresentar após a suspensão do uso do alprazolam?
R: Apresentava um quadro de abstinência medicamentosa e sintomas de ansiedade, tremores e convulsões.
b) Qual é o mecanismo celular de ação dessa classe de medicamentos?
R: O Alprazolam atua no cérebro reduzindo a liberação de substâncias que causam ansiedade, atuando para melhorar a ação do GABA.
c) Quais os efeitos adversos e as precauções relacionadas ao uso dessa classe de medicamentos? Porque estudar Psicofarmacologia?
R: Os efeitos adversos são depressão, sonolência, dificuldade em controlar os movimentos do corpo, perda de memória, dificuldade em falar, tontura ou dor de cabeça. As precauções se devem a forma correta de tomar o medicamento, na quantidade certa, sempre com prescrição médica. E se faz essencial o estudo da psicofarmacologia, pois auxilia no processo de entendimento sobre o uso de medicamento por parte do paciente, e o que aquilo pode causar em seu corpo, afetando seu comportamento, emoções e sentimentos.
3) Uma jovem de 28 anos é levada ao serviço de emergência pela ambulância devido a uma tentativa de suicídio. O namorado da paciente relata que, depois de um passeio, houve uma discussão entre eles e, logo após, ela o chamou dizendo que havia tomado muitas pílulas para dormir. Durante o exame, ela está hemodinamicamente estável e não tem déficits neurológicos focais, mas encontra-se letárgica, geme e move todas as extremidades sob estímulos dolorosos. Sua pressão arterial é de 110/70 mmHg, a frequência cardíaca é de 80 bpm e a saturação de oxigênio é de 99%. Suas pupilas têm tamanho normal e são reativas à luz. Seus reflexos tendíneos profundos estão normais bilateralmente. Na unidade de serviço de emergência, ela recebeu um bólus intravenoso de dextrose e uma ampola de naloxona, mas não manifestou resposta e permaneceu no mesmo quadro clínico. Seu namorado trouxe o vidro do medicamento usado, em que se lê “lorazepam.”
a) Qual é o perigo, os sinais e sintomas de uma dosagem excessiva com essa classe de medicamentos?
R:  Perigo de uma dosagem excessiva com essa classe de medicamentos: o lorazepam é um benzodiazepínico que pertence a uma classe de fármacos conhecidos como sedativo-hipnóticos. Essas substâncias podem deprimir a atividade do SNC, desencadeando sedação excessiva e depressão respiratória. A superdosagem de benzodiazepínico raramente é fatal, mas uma overdose de um benzodiazepínico, em particular na presença de outro depressor do SNC, como o álcool, pode causar sedação, hipotensão, depressão respiratória, coma e morte.
b) Qual é o mecanismo celular de ação dessa classe de medicamentos?
R: Mecanismo celular de ação do lorazepam: o lorazepam se liga a um local distinto do receptor benzodiazepínico no complexo do canal de ácido γ-aminobutírico (GABA)-cloreto, aumentando alostericamente a afinidade e a frequência de interações GABA com receptores neuronais GABAA
c) Que agente farmacológico pode ser usado para tratar essa paciente?
R: Fármaco usado para tratar a superdosagem de benzodiazepínicos e seu mecanismo de ação: o flumazenil é um antidoto específico utilizado clinicamente para reverter os sintomas de superdosagem de benzodiazepínicos. Atua como um antagonista competitivo nos receptores benzodiazepínicos. O flumazenil é administrado por via intravenosa com início em torno de dois minutos após a administração.
d) Qual é o mecanismo de ação e a via de administração?
R: O lorazepam é um benzodiazepínico que interage com o complexo receptor de benzodiazepínicos-ácido gamaaminobutírico (GABA) e aumenta a afinidade pelo GABA. E a via de administração seria via oral.

Outros materiais