Buscar

A serie Amazônia sociedade anônima

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A serie Amazônia sociedade anônima (2015), da pindorama filmes evidencia a Amazônia em suas principais partes, mas também mostra os problemas enfrentados., como o desmatamento da floresta, e suas causas. 
Para o desenvolvimento sustentável, é preciso analisar os fatores econômicos, ambientais e sociais, Os estudos desses fatores para o desenvolvimento e de grande importância para a harmonização dos interesses e para a responsabilidade sustentável. Os seres humanos têm direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza, porem, nós somos os que mais constituem o centro das preocupações relacionado com o desenvolvimento sustentável. 
Inicialmente, é explicito que o ambiente próximo à área da floresta é em maioria subdesenvolvida. com isso, observa-se a falta de fonte de renda para os moradores, com isso muito destes acabam contratados por empresas da região, algumas com atividades ilegais (grilagem, por exemplo) contribuindo com o desmatamento. ademais, o trabalho muitas vezes em péssimas condições, situações análogas a escravidão.
O desmatamento é um dos grandes impactos na Amazônia, sendo ele o bioma mais atingido, com a exploração de certas áreas de atividades produtivas, como a remoção da vegetação pelo corte direto, pela necessidade de matéria prima. Além da urbanização avançada e da industrialização, com o crescimento das cidades da região principalmente em áreas onde antes eram florestadas para a ampliação e construção de casas, prédios e indústrias. 
Com isso podemos falar que as empresas e indústrias culpadas pela a degradação da região devem ser responsáveis pela recuperação dessas áreas por meio de reflorestamento. Além disso, industrias com pouco impacto ambiental deveriam ser priorizadas na região, para assim, a confluências dos aspecto necessários para o desenvolvimento sustentável.
 O desmatamento, dentre os seus problemas causados, prejudica a biodiversidade, já que muitas das espécies foram desmatas, assim comprometendo a composição de nutrientes natural do solo. Um dos grandes problemas consequentemente são as praticas agrícolas e pecuárias, onde a vegetação é retirada para dar espaço para introdução de lavouras e criação de gado. Além de favorecer mudanças climáticas, diminuindo a evaporação de água por meio das arvores. 
Ate 1970, apenas 1 % da floresta amazônica havia sido desmatado, porem, hoje já são mais de 19%, além disso, estudos mostram que se 40% da floresta for desmatado, a Amazônia perderá suas características naturais, tendo assim um forte impacto na economia, na distribuição de água e na produção de alimentos no país. 
Mesmo com a legislação presente no país, como por exemplo, a lei florestal, que tem por base a proteção das florestas e outros ecossistemas naturais. Este código é um grande passo para a proteção ambiental, porem mesmo assim diversas atividades são realizadas na floresta amazônica sem nenhum tipo de fiscalização, o garimpo e a extração de madeira ilegal por exemplo.
Com o grande crescimento do desmatamento, o governo produz diversas ações preventivas e repressivas a cerca dos delitos ambientais, e a preservação. Mas, com a mudança na legislação ambiental de 2012, os numero que antes tinham diminuído, aumentaram depois dessa mudança, evidenciando também, a falta de fiscalização necessária. 
É evidente que se é necessário mais planos de ações para sanar os problemas da região de forma efetiva e de forma sustentável, seguido da fiscalização necessária e firme das regiões de atividades ilegais. Além disso, o reflorestamento das áreas desmatadas é de grande importância para a manutenção e preservação da floresta amazônica. Antes do reflorestamento é preciso entender o que tem levado a essa degradação, combater os fatores de desmatamento para assim, poder iniciar o processo de restauração florestal. 
 O poder público precisar manter um dialogo com a sociedade civil local, e com isso, entender as demandas das populações locais para desenvolver o melhor modelo de recuperação florestal.

Outros materiais