A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Estudo dirigido - Água, ácidos, bases e tampões

Pré-visualização | Página 1 de 1

ALUNO:
MATRÍCULA:
1.1 QUESTIONÁRIO DIRIGIDO
1- O que são substâncias hidrofílicas, hidrofóbicas e anfifílicas/anfipáticas?
Compostos hidrofílicos são solúveis em água (polares), já que formam ligações de hidrogênio e tendem a solubilidade. 
Compostos hidrofóbicos não formam pontes e sua presença gera um ordenamento energético desfavorável.
Moléculas anfipáticas possuem duplo comportamento, quando em contato com a água as regiões apolares aglomeram-se para expor a menor área hidrofóbica possível, formando assim as micelas (efeito hidrofóbico) 
2- Por que as biomacromoléculas (em especial proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos) são solúveis em água?
A água tem a capacidade de soltar moléculas polares ou iônicos pelo enfraquecimento das interações eletrostáticas e pontes de hidrogênio, e assim, compete com as moléculas pela adesão 
3- Por que os sais são solúveis em água?
A água é capaz de dissolver sais pela hidratação de seus íons, assim enfraquece as interações eletrostáticas entre eles e neutraliza-os formando uma rede cristalina 
4- Qual a definição para ácidos e bases, postulada por Brønsted & Lowry? O que são pares conjugados?
Para Bronsted e Lowry os ácidos são substâncias que podem doar protons e bases podem receber protons. Os pares acido-base conjugados sofrem quando o reagent é um ácido e no produto, apos doar protons, formam-se a base conjugada. É a ‘’resposta’’ complementar a fase inicial. 
5- O que são ácidos fracos, semifortes (ou moderados) e fortes?
A força de um ácido se refere a eficiência dele de doar prótons
Ácido forte é aquele que se dissocia quase completamente em solução aquosa
Ácido fracos se dissociam parcialmente. O mesmo pode para bases
6- O que são tampões bioquímicos? Explique como um tampão bioquímico funciona a partir da ionização reversível de um ácido fraco ou moderado! Um tampão pode ser formado por uma base?
Soluções tampão são sistemas compostos por um ácido e sua base conjugada que tendem a resistir bruscas reações de ph, o tamponamento funciona a partir do equilíbrio entre duas reações reversíveis, acontece quando as concentrações do doador de prótons e de seu receptor são quase iguais. Assim, o sistema pode ser explicado pela diminuição de um componente e ausente brusco do outro. Sem o tampão pode ser formado por uma base, embora fique incomum.
7- A que se refere o termo ‘pK’, de um ácido e o que este “pK” tem a ver com a escolha de um 
8- tampão?
O termo pk indica a força relativa de um ácido ou de uma base. MAIOR A CONCENTRAÇÃO DE ACIBASE, MAIOR A DISPONIBILIZAÇÃO DAS ESPECIES DOADORAS 
9- Uma solução tampão de HEPES (Ácido N-2-hidroxietilpiperazina-N’-2-etanossulfônico) é bastante usado em laboratório clínico e de pesquisa. O HEPES tem pKa 7,47. Se, intencionalmente, ajustarmos o pH desta solução tampão para 6.0 (pH 6.0), por intermédio de um ácido forte, que se ioniza de modo irreversível, como o HCl, poderíamos, de antemão, prever que a relação molar dos seus pares conjugados seria:
a) Maior concentração molar do ácido não ionizado em relação à sua base conjugada
b) Maior concentração molar da base conjugada em relação ao seu ácido não ionizado
c) Concentrações eqüimolares do ácido não ionizado e sua base conjugada
d) O ácido ficaria completamente ionizado
e) O ácido ficaria completamente em uma forma não ionizada
· Justifique sua resposta!
Letra d – Poder de tamponamento do HEPES é 6,47-8,47 com o ph 6 já sais de poder de tamponamento. Em ácido forte não pode ser tampão porque dissolve rapido e ioniza totalmente
10- A aspirina é um ácido fraco com um pKa de 3,5. Ela é absorvida no sangue através das células que forram o estômago e o intestino delgado. A absorção requer passagem através da membrana plasmática, a velocidade da qual é determinada pela polaridade da molécula: moléculas carregadas e altamente polares passam lentamente, enquanto que as hidrofóbicas neutras passam rapidamente. O pH do conteúdo do estômago é cerca de 1,5 e o pH do conteúdo do intestino delgado é cerca de 8. A aspirina é mais absorvida na corrente sanguínea a partir do estômago ou do intestino delgado? Justifique claramente a sua escolha!
A asparina é absorvida melhor no estômago, por conta da elevada concentração de íon H+ no estômago, quando estiver em sua forma não ionizada, ou seja, ele é mais ácido logo o estômago mais ácido faz com que a aspirina seja mais rapidamente absorvida.
 10. Um fármaco, de baixa massa molecular, cuja ionização permite a difusão do intestino (pH = 8,4) para o sangue (pH = 7,4) comporta-se como um ácido fraco (pKa = 6,4) ou como uma base fraca (pKa = 8,4)?
Comporta-se como uma base fraca, já que a forma mais rápida de acontecer a difusão é quando ph < pko, sendo assim, pode de tampanonamento ácido (5,4 – 7,4); base 7,4 – 9,4. No sangue, o pko da base é maior que do ácido e fica mais ionizado 
11- Considere um fármaco básico, de baixa massa molecular, com um pKa = 6,8. Sabendo que o pH do estômago é igual a 3 e que o pH do duodeno é igual a 6,9, a percentagem de fármaco dissolvido, após administração de um comprimido:
a) Será superior no estômago
b) Será superior no duodeno LETRA B
c) É idêntica no estômago e no duodeno
d) Nestas condições, o fármaco não será dissolvido
 
· Justifique sua resposta!
B já que o Ph ficara neutron, ou seja, maior facilidade de absorção 
12- O que é acidemia e alcalemia?
Acidemia é caracterizado pela queda do pH sanguíneo, ou seja, aumento de H+ 
Alcalemia é o processo alcalinizante 
13- O que é acidose e alcalose metabólicas?
Acidose é o excesso da acidez do sangue caracterizado por uma concentração da
perda de bicarbonato 
Alcalose é o aumento de bicarbonato, também considerado como o aumento de
alcalinidade nos fluídos
14- O que é acidose e alcalose respiratória?
A acidose respiratória é uma acidose, caracterizada pela hiperventilação que aumenta a qualidade do CO2 no sangue.
A alcalose respiratória é a diminuição da pressão parcial do CO2 (com ou sem redução do bicarbonato) aumentando a qualidade de O2 no sangue.
ESA0222: QUESTIONÁRIO DIRIGIDO + GLOSSÁRIO
TEMA 1 - ÁGUA, ÁCIDOS, BASES E TAMPÕES
Turma: T1 Ano/Semestre: 2020_02
Prof. Dr. Hugo Valério Corrêa De Oliveira
2
1.2 GLOSSÁRIO *
- Para melhor fixação do conteúdo, sugere-se elaborar um glossário, abaixo, com os principais termos utilizados nesse tema.
* Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento / assunto, com a definição destes termos.