Buscar

1 Atividade Reflexiva - Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Willian RGM: 
Curso: Educação Física
Disciplina: Práticas de Ensino em Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Fundamental
Atividade Reflexiva - Unidade I
a) Quais pontos você observaria ao adentrar em uma instituição escolar? Indique itens relacionados à estrutura pedagógica geral e específica à Educação Física. Comente sobre os itens que você encontrou e quais itens você esperaria encontrar.
Ao entrar em um espaço escolar esperamos encontrar uma estrutura física com ambientes e suas funções pedagógicas definidas, para o desenvolvimento da aprendizagem, espaços adequados aos diferentes recursos de ensino. 
Salas de aulas amplas, iluminadas, organizadas e ajustadas para serem desafiadoras, laboratórios, bibliotecas ou salas de leitura, as quais tragam experiências de aprendizagem, que contribuam para o desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes. E se a escola apresenta novos padrões que incorporem espações flexíveis e versáteis, que possam contribuir para a construção colaborativa de novos saberes. 
Perceber se a estrutura possibilita a movimentação e a independência das crianças, contribui para a ampliação das possibilidades de aprendizagem, e se oferece segurança aos estudantes e corpo docente. 
	Quanto a área especifica de educação física, se os espaços disponibilizados ao educador físico incluem uma quadra poliesportiva com espaços definidos para realização de atividades, se esta é coberta e possui boa iluminação, e que o ambiente também garanta a acessibilidade de alunos que apresentem algum tipo de deficiência, aos espaços com segurança. Espera-se ainda, encontrar materiais diversos para as práticas físicas, esportivas e de lazer em todas as faixas etárias como: brinquedos, bolas, tatames etc.
b) Descreva o que você perguntaria aos responsáveis pela gestão escolar (direção ou coordenação pedagógica)? Qual seria a resposta esperada?
Como é feito o planejamento pedagógico da escola, quais membros da escola participaram da elaboração do Plano Político Pedagógico e se a escola desenvolve projetos. 
Que esse planejamento seja desenvolvido com a participação da direção, coordenação pedagógica, professores e a comunidade, pensado e elaborado a partir da realidade da escola, dos alunos e do bairro onde a escola está inserida. Com reuniões previstas ao longo do ano letivo, com todos os membros da unidade escolar e comunidade, onde serão apresentadas a atuação e desenvolvimento de alunos e professores.
A escola contempla projetos, a exemplo, a inclusão de alunos com necessidades especiais, e integra o plano de ensino da escola, a fim de incentivar o trabalho em equipe, para melhor conhecer, reconhecer e aceitar as diferenças. Assim, outros como: projetos de meio ambiente e educação no trânsito.
c) Ao professor de Educação Física o que perguntaria? Qual seria a resposta esperada?
Como é feito o planejamento pedagógico da escola, e como o educador monta o plano de aula das turmas, quais as observações e os aspectos considerados durante esta elaboração.
Com base nas leituras propostas ao longo das disciplinas de, prática de ensino em educação física e de estágio curricular supervisionado em educação física na educação infantil e no anos iniciais do ensino fundamental, seria uma explanação de como a disciplina de educação física integra o planejamento escolar, assim como o desempenho direto da disciplina na escola e no bairro, e a atuação dos alunos em projetos voltados para a comunidade. 
Explicação detalhada de ao menos um plano de aula, onde são considerados os objetivos a serem alcançados com as aulas ministradas, como e se o conteúdo segue uma linha cronológica, que unidos espera-se alcançar quais habilidades ao final da aula expositiva e/ ou prática. 
Os critérios utilizados pelo professor durante a confecção do plano de aula, quanto a: estímulos, especificação operacional, estrutura flexível e ordenação; e se contém as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração, onde na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão do conteúdo. No desenvolvimento acontece a análise, onde é realizado o processo de orientação e aprendizagem, no qual acontece o estudo do texto, e a realização de um experimento e resolução de exercícios. A integração é etapa final, onde professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos.
d) Relativo ao planejamento pedagógico o que seria importante questionar (como projeto pedagógico, plano curricular, plano de ensino e planos de aulas)?
Se o planejamento pedagógico antecipa as situações e atividades durante o ano letivo, contribuindo para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, evitando que a equipe escolar seja surpreendida por problemas não previstos. 
Enfim, se as necessidades e a realidade da escola estão bem definidas, com metas para destinar os recursos materiais, financeiros e gerir os espações, pessoas e tempo. Que o projeto pedagógico tenha determinadas as ações educativas da escola, de cumprir seu propósito de intencionalidade que é a formação do cidadão participativo, responsável, crítico e criativo. 
O plano curricular da escola se pautado nos parâmetros curriculares nacionais do MEC e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como referência que direciona para a eficiência educacional, que deve ser interpretado e adaptado de acordo com a necessidade e objetivos da unidade escolar. A elaboração desse currículo, envolve a definição dos conteúdos a serem aprendidos pelos alunos no ano letivo, a ordem e a forma como eles serão abordados, considerando a complexidade dos assuntos, os métodos para sua apresentação, e atividades que podem ser realizadas dentro e fora da escola que colaborem para o aprendizado. 
Os planos de ensino deve funcionar como uma roteiros das atividades, formas de avaliação etc. com ações concretas, conteúdos que devem ser abordados e internalizados pelos alunos, situações que devem ser aproximadas, vivencias a serem proporcionadas aos alunos no ambiente escolar entre educadores e estudantes em diferentes direções. Estes definem as ações a serem tomadas para chegar ao objetivo previamente traçado para o ano letivo, assim, devem trazer respostas sobre as pretensões de realização, as formas de executar as ações, quais ferramentas utilizar, quando colocar as atividades em prática e quem envolver.
O plano de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino aprendizagem, a sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo, tornando as aulas desestimulantes. 
Não se deve esperar que um plano de aula sirva, da mesma maneira, para professores diferentes. Ele é um instrumento individual de trabalho e deve ser desenvolvido para atingir os objetivos de cada disciplina, turma, em separado.
Entretanto, seja o professor experiente ou iniciante, seu plano de aula deve conter uma estrutura básica, que é a mesma para todos os casos. O que pode variar é o nível de detalhe e a forma de registro, que alteram de acordo com a experiência e o estilo de cada professor.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018. 
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação, 1996. 
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil: encarte 1. Brasília, DF: MEC, 2006. 
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil. Brasília, DF: MEC, 2008.
LUCKESI, C.C. Planejamento e Avaliação escolar: articulação e necessária determinação ideológica. In: BORGES, S.A. O diretor articulador do projeto da escola. Revista Ideia 15. São Paulo: FDE, 1992. 
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

Continue navegando