Buscar

AV FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: FILOSOFIA 
	2021.2 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(UFU 09/2002) ¿Mas quem fosse inteligente (¿) lembrar-se-ia de que as perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem da luz à sombra, e da sombra à luz. Se compreendesse que o mesmo se passa com a alma, quando visse alguma perturbada e incapaz de ver, não riria sem razão, mas reparava se ela não estaria antes ofuscada por falta de hábito, por vir de uma vida mais luminosa, ou se, por vir de uma maior ignorância a uma luz mais brilhante, não estaria deslumbrada por reflexos demasiadamente refulgentes [brilhantes]; à primeira, deveria felicitar pelas suas condições e pelo seu gênero de vida; da segunda, ter compaixão e, se quisesse troçar dela, seria menos risível esta zombaria do que aquela que descia do mundo luminoso.¿ (A República, 518 a-b, trad. Maria Helena da Rocha Pereira, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987. ) Sobre este trecho do livro VII de A República de Platão, é correto afirmar. I - A condição de quem vive nas sombras é digna de compaixão. II - O filósofo, sendo aquele que passa da luz à sombra, não tem problemas em retornar às sombras. III - O trecho estabelece uma relação entre o mundo visível e o inteligível, fundada em uma comparação entre o olho e a alma. IV - No trecho, é afirmado que o conhecimento não necessita de educação, pois quem se encontraria nas sombras facilmente se acostumaria à luz. Marque a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
	
	
	
	III e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I e IV
	
Explicação: Adaptado de questões da UFU 09/2002
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O mito é uma narrativa que compreende:
	
	
	
	A imaginação e a cosmologia.
	
	
	O conhecimento científico e a crença.
	
	
	A crença e a imaginação.
	
	
	A episteme e a história dos deuses.
	
	
	A imaginação e o pensamento racional.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(Ueg 2011) No século V a.C., Atenas vivia o auge de sua democracia. Nesse mesmo período, os teatros estavam lotados, afinal, as tragédias chamavam cada vez mais a atenção. Outro aspecto importante da civilização grega da época eram os discursos proferidos na ágora. Para obter a aprovação da maioria, esses pronunciamentos deveriam conter argumentos sólidos e persuasivos. Nesse caso, alguns cidadãos procuravam aperfeiçoar sua habilidade de discursar. Isso favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos que dominavam a arte da oratória. Esses filósofos vinham de diferentes cidades e ensinavam sua arte em troca de pagamento. Eles foram duramente criticados por Sócrates e são conhecidos como
	
	
	
	epicuristas.
	
	
	sofistas.
	
	
	hedonistas.
	
	
	maniqueístas.
	
	
	anarquistas
	
Explicação: Somente a alternativa D é correta. Sócrates criticava o trabalho de persuasão dos sofistas e considerava que tal trabalho não estava comprometido com o conhecimento da verdade nem com o amor à sabedoria. Assim, seu método de busca da verdade, a maiêutica, se opõe veementemente à retórica dos sofistas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um mito é difundido por uma narrativa antropomórfica e genealógica. Marque a alternativa que melhor aponta para esses conceitos:
	
	
	
	forma animal e leitura antropocêntrica
	
	
	forma individual
	
	
	registro humano sem conteúdo humanístico
	
	
	ignorância científica e registro científico
	
	
	forma humana e o registro de pais fundadores
	
	
	
	 
		
	
		5.
		entre os grandes Filósofos que contribuem para a consolidação da filosofia, foi Sócrates. Sócrates é um dos grandes expontes da filosofia da Antiguidade porque:
	
	
	
	trabalhou em prol do senso comum
	
	
	criou os Liceus
	
	
	criou as Acadêmias
	
	
	criação do método socrático: ironia e maiêutica
	
	
	criação do método socrático: sensível e experiência
	
Explicação: é de suma importância compreender a formação do m´todo socrático para o desenvolvimento do pensamento filosófico.

Outros materiais