Buscar

APS PRATICAS DE ENF 2 pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Prática de Enfermagem II
	Implantação
2021/1
	
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
	COMPETÊNCIAS GERAIS RELACIONADAS AO PROFISSIONAL
DE SAÚDE
	1. Aplicar o procedimento de exame físico
2. Compreender o raciocínio acerca da propedêutica clínica, por meio da interpretação da anamnese na técnica do exame físico, considerando os diversos perfis populacionais
	II, III, IV, V, VI, VII, VIII, XVIII. II, III, IV, V, VI, VII, VIII, XVIII.
	
 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS	
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo da N1, em conformidade com o calendário acadêmico.
As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) ou ter seu upload realizado lá, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade.
ATIVIDADE: Desenvolver um roteiro acerca da propedêutica clinica com base no exame físico considerando a diversidade de perfis populacionais
Proposta: Uma das habilidades do enfermeiro no que se refere ao processo de trabalho assistir é a realização da coleta de dados, que inclui o exame físico. Nessa trajetória de aprendizado, é necessário o desenvolvimento contínuo das práticas que envolvem o exame físico, a anamnese e a propedêutica clínica, os quais subsidiam a propedêutica em enfermagem, que tem como objetivos: o respaldo à equipe de enfermagem diante da história clínica do paciente, o diagnóstico de enfermagem, a prescrição da assistência, a evolução e as anotações de enfermagem. Esse processo é sistemático e envolve a utilização de uma abordagem organizada para alcançar seu propósito maior – a qualidade dos serviços de enfermagem. Assim, a proposta consiste em construir um roteiro para anamnese e exame físico que considere aspectos inerentes do paciente com febre amarela. O aluno também deverá destacar os exames laboratoriais necessários para fins diagnósticos e as alterações esperadas para esse caso. Orientação: Após realizarem guardem esta reflexão para discussões em sala de aula.
REFERÊNCIAS
PORTO, Celmo Celeno. Exame clínico: bases para a prática médica . 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. POTTER, P.A. e PERRY, A.G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e prática. 4a ed.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
CRAVEN, R. F; HIRNLE, C. J. Fundamentos de enfermagem: saúde e funções humanas. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Febre amarela – Guia para profissionais de saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/febre_amarela_guia_profissionais_saude.pdf
AVALIAÇÃO (Válido somente para as IES que possuem APS como parte da média de N1, para as demais IES, desconsiderar esse item)
A avaliação das APS será baseada em um padrão de correção conhecido como rubrica, que confere transparência às expectativas em
relação à performance do estudante. São esses padrões que o professor utilizará ao corrigir sua APS (peso 1) que, é um dos instrumentos avaliativos que compõem a N1.
Resposta:
O roteiro começa com a anamnese e identificação do paciente (abreviação do nome e sobrenome, idade, sexo, cor, estado civil, profissão, naturalidade, residência). E então a anamnese direcionada para a queixa que o trouxe ali, há cerca de quanto tempo iniciou-se o quadro, persistiu no mesmo nível ou evoluiu? Todas essas resposta com as palavras do paciente, colocando sempre entre aspas, dando ênfase para o histórico familiar e hábitos sociais e familiares.
E então a avaliação geral (ectoscopia) desse paciente, ele se encontra lúcido e orientado no tempo e no espaço, ativo e colaborativo, corado, hidratado, eupneico, acianótico, anictérico e apirético. Bom estado geral e nutricional, face atípica/ enchimento capilar satisfatório. Os sinais vitais e o exame físico de cabeça e pescoço, aparelho respiratório, aparelho osteoarticular, aparelho cardiovascular e do abdome e os membros, por fim o exame físico neurológico.
Exame físico de cabeça e pescoço
Verificando o crânio normocefalia. Ausência de movimentos involuntários, ausência de retrações, cicatrizes e abaulamentos no couro cabeludo. Cabelos com implantação normal e sem infestações parasitárias. Implantação das sobrancelhas normal. Face simétrica com mímica preservada. Ausência de lesões de pele. Implantação de olhos, nariz e orelhas normais. Ausência de alterações em globo ocular. Movimentos oculares preservados. Abertura palpebral normal. Pupilas isocóricas e foto reagentes. Reflexo foto motor direto e consensual preservados. Pavilhão auricular e conduto auditivo externo sem lesões ou secreções. Narinas e vestíbulo nasal sem alterações. Lábios, língua, gengiva e mucosa jugal sem alterações. Dentes em bom estado de conservação. Pescoço com mobilidade ativa e passiva normais. Ausência de lesões ou linfonodomegalia. Tireoide de tamanho normal, indolor, sem nódulos, móvel à deglutição e sem sopros. Mobilidade da traqueia normal. Ausência de sopros carotídeos.
Exame físico do aparelho respiratório
Tórax atípico, eupneico, sem esforço respiratório (tiragens ou uso de musculatura acessória) Expansibilidade preservada bilateralmente. FTV uniformemente palpável bilateralmente. Som claro atimpânico à percussão. Murmúrio vesicular universalmente audível s/ ruídos adventícios (MVUA s/ RA).
Exame físico do aparelho osteoarticular
Mobilidade ativa e passiva das articulações preservadas, sem dor ou crepitações. Ausência de sinais flogísticos ou deformidades articulares.
Exame físico do aparelho cardiovascular
Precórdio normodinâmico. Ictus de VE invisível, palpável em em 5º EIC na LHCE medindo cerca de 2 polpas digitais, não propulsivo. Ausência de atritos. RCR 2T c/ BNF. Ausência de sopros ou extrassístoles. Ausência de turgência de jugular patológica (TJP) Pulsos arteriais periféricos simétricos, sincrônicos e com boa amplitude.
Exame físico do abdome
Abdome plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral ou hérniações. Pulsações arteriais e peristalse não identificáveis à inspeção. Peristalse normal presente nos quatro quadrantes e ausência de sopros em focos arteriais abdominais. Hepatimetria medindo cerca de 10 cm (lobo direito). Traube livre. Ausência de hipertimpanismo difuso ou macicez em flancos. Fígado e baço impalpáveis. Abdome indolor à palpação superficial e profunda (colocar: “sem sinais de irritação peritoneal” em casos de queixas agudas importantes) Ausência de massas.
Exame físico dos membros
Ausência de edema, lesões de pele, sinais de insuficiência venosa ou arterial. Panturrilhas livres.
Exame físico neurológico
Lúcido e orientado no tempo e no espaço. Ausência de déficits cognitivos. Marcha atípica. Estática sem anormalidades. Sinal de Romberg ausente. Força muscular preservada e simétrica em todos os grupos musculares (grau 5). Manobras de Mingazzini e Barré sem alterações Tônus preservado sem alterações avaliados com manobras de extensão, flexão e rolamento. Ausência de miofasciculações. Ausência de disdiadococinesia, disartria, dismetria, ataxia e tremores às manobras de coordenação. Reflexos profundos e superficiais presentes sem alterações (++/4). Babinski ausente. Sensibilidade térmica, dolorosa, tátil, vibratória e proprioceptiva presente em todos os dermátomos. Capacidade de Palestesia, discriminação entre dois pontos, estereognosia e grafestesia preservada.

Outros materiais