Buscar

Trilha pedagógica slides

Prévia do material em texto

Acadêmicas: 
Sara Gomes
Mairead Cristina de Jesus Pereira
ANEXO E - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I (Educação Infantil)
Instituição: CMEI Franciane Ramos
Endereço: R: Prof. Irmão Geraldino N: 484 B: Vila Lalau CEP: 89256310 
Tel.: (47) 3275 – 3479 - e-mail: centrofr@netuno.com.br
Ensino Regular:
Creches De Período Integral
Pré-Escolas De Período Integral
Turmas: segundo dados do Censo/2019
Número de alunos: 172
Educação Infantil - Creche
Aulas no período da Manhã
Número de turmas 5 / Média de alunos por turma: 16
Educação Infantil - Pré-escola
Aulas no período da Manhã, Tarde
Número de turmas 2 / Média de alunos por turma: 22
Educação Infantil - Unificada
Aulas no período da Manhã
Número de turmas 2 / Média de alunos por turma: 24
Fonte: https://www.escol.as/238734-franciane-ramos
Quadro de Funcionários da creche:
Diretora, secretária, técnica de enfermagem, 3 agentes de alimentação e nutrição, 3 agentes de limpeza e conservação, 9 professoras, 5 professoras auxiliares de sala, 2 professoras/hora atividade, 2 atendentes de berçário, 5 estagiários. 
	As dependências da escola são acessíveis aos portadores de deficiência?	Sim
	Os sanitários são acessíveis aos portadores de deficiência?	Não
Acessibilidade
Infraestrutura (dependências)
ACESSIBILIDADE
Infraestrutura (dependências)
	Existe sanitário dentro do prédio da escola?	Sim
	Existe sanitário fora do prédio da escola?	Sim
	A escola possui biblioteca?	Não
	A escola possui cozinha?	Sim
	A escola possui laboratório de informática?	Não
	A escola possui laboratório de ciências?	Não
	A escola possui sala de leitura?	Não
	A escola possui quadra de esportes?	Não
	A escola possui sala para a diretoria?	Não
	A escola possui sala para os professores?	Sim
	A escola possui sala de atendimento especial?	Não
Equipamentos
	Aparelho de DVD	Sim
	Impressora	Não
	Copiadora	Não
	Retroprojetor	Não
	Televisão	Sim
	Abastecimento de água	Rede pública
	Abastecimento de energia	Rede pública
	Destino do esgoto	Rede pública
	Destino do Lixo	Coleta periódica
Saneamento Básico
Computadores e Internet
	Internet	Sim
	Banda larga	Sim
	Computadores para uso dos alunos	0
	Computadores para uso administrativo	5
Fonte: https://www.qedu.org.br/escola/223201-cmei-franciane-ramos/sobre?gclid=Cj0KCQjwudb3BRC9ARIsAEa-vUtbJ1ty1BSK6RFCjZtcK8TVs-wWz5WG5f1og1awbDB6oboddYvHxhsaAoNWEALw_wcB
Infraestrutura
O CMEI Franciane Ramos dispõe de uma excelente estrutura, sendo: 3 parques, e outras áreas externas para brincadeiras, como o bosque. As salas são amplas e organizadas com móveis e brinquedos adequados a cada faixa etária, desde o berçário ao pré-escolar. A creche oferece jogos e brinquedos de excelente qualidade às crianças. O recreio é monitorado pelos professores e estagiárias. Algumas turmas tem um segundo professor que auxilia no cuidado e acompanhamento de crianças especiais. 
 Parque 1 Parque 2
Parque - berçário
Bosque
Parque 3
SALAS
B I - A
BII - A
SALAS
B II- B
MI - A
SALAS
MI- B
MII - A
SALAS
 MII- B
Pré I
Organização:
Os Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI contam também com o atendimento de auxiliar/técnico(a) de enfermagem que desenvolve o trabalho de prevenção  de saúde da criança e visita periódica de odontopediatra, que desenvolve ações em prol da promoção da saúde bucal. No CMEI Franciane Ramos a Técnica de enfermagem faz uma reunião no início do ano com os pais e professores de cada criança, uma reunião individual, onde é conversado sobre a rotina do CMEI, alimentação, cuidados com a saúde, e particularidades de cada criança.
A equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação acompanha e orienta os profissionais que atuam nas unidades escolares com o objetivo de promover a alimentação saudável e a nutrição adequada das crianças durante sua permanência na instituição.
A diretora acompanha o trabalho pedagógico dos professores através de reuniões periódicas e observação dos cadernos de plano de aula. A creche tem uma rotina organizada de atividades em sala de aula, horários de parque, alimentação e cuidados com a higiene dos alunos. Os professores auxiliares desenvolvem um trabalho de cooperação junto aos professores regentes, dividindo as tarefas e participando no processo de ensino aprendizagem das crianças. Os professores promovem momentos de aula diversificados, com contação de estórias, hora da música, dança, jogos e blocos de montar, brinquedos diversos, massinha de modelar, brincadeiras no parque e areia, atividades como pintura, desenhos, colagem, entre outros. 
Os pais acompanham os comunicados e orientações da creche via agenda e reuniões periódicas com os professores e direção. Os professores mantêm um registro constante das atividades e momentos da classe através de fotos e portfólio dos alunos.
Não tivemos acesso ao Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar da creche.
Fonte: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/apresentacao-educacao-infantil
HISTÓRIA - CMEI FRANCIANE RAMOS
No dia 9 de setembro de 1977 nascia na residência de seus pais, em Araquari, Franciane Ramos, última filha do casal Tercilio Ramos e Albertina Gonçalves Ramos. Em 1983, os pais se mudaram para Barra Velha e, em 1984, a criança iniciou seus estudos na Escola Isolada Ribeirão da Lagoa. Em busca de melhor condição de vida, a família se mudou em 1984 para Jaraguá do Sul, fixando residência no bairro Vila Lalau. Franciane continuou seus estudos até a 4ª série na então Escola Básica Heleodoro Borges, no mesmo bairro.
Após a inauguração da Escola Municipal Rodolpho Dornbusch (Vila Lalau), em 1987, seus pais solicitaram a transferência escolar de Franciane, que a partir de 1988 passou a cursar a 5ª série na nova unidade de ensino. Em outubro de 1988, a menina saiu para vender bilhetes de rifa da escola e ao atravessar a antiga Rua Joinville (hoje Rua Prefeito Waldemar Grubba) perdeu o controle da bicicleta e foi atropelada por um ônibus, falecendo no local.
Como era de costume, os centros de Educação Infantil do município recebiam o nome de alguma pessoa do bairro já falecida. Seus pais contam que enquanto o CMEI  estava sendo construído (julho de 1988), Franciane comentava que iria estudar para trabalhar nele. Em 1990, a então Creche da Vila Lalau passou a denominar-se Creche Municipal Franciane Ramos, em homenagem a menina.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Franciane Ramos (bairro Vila Lalau) foi o primeiro CMEI construído pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. A construção do prédio iniciou em julho de 1988 e, após concluído, levou o nome de Centro Social Vila Lalau, que entrou em funcionamento em 9 de outubro daquele ano, atendendo 50 crianças com idade entre zero e seis anos, das 6 horas às 18h30. A primeira diretora foi a senhora Elivera Vegini. Já a primeira Assembleia de Pais e a eleição da primeira Associação de Pais e professores (APP) ocorreu no dia 25 de fevereiro de 1989.
Em 28 de junho de 1990, por meio da Lei Nº 136/90, a instituição passou a se chamar Creche Municipal Franciane Ramos. Em 1991, devido ao aumento da demanda por vagas, foi feita a primeira ampliação (180,42m²) da edificação, possibilitando a partir de então, o atendimento de 140 crianças, das 4h30às 22h30. Em dezembro de 1995, nova ampliação de 332m². Atualmente, o centro conta com 29 funcionárias e atende a  crianças com idade entre quatro meses e quatro anos, no horário das 7 às 18 horas. “A  APP, direção e funcionários primam por uma educação integral, na qual o educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens”.
Fonte: http://cmeifrancianeramos.blogspot.com/2017/03/historia.html
Acadêmicas: 
Sara Gomes
Mairead Cristina de Jesus Pereira
Área de concentração:
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem.
Projeto de extensão: alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância.
Tema: Alfabetização e letramento na pré-escola.
Ferreiro (1999, p.47) afirma que:
“a alfabetização não éum estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária”.
A criança encontra na escola um novo mundo que deve se mostrar encantador, cheio de novidades, convidativo à magia das letras. Na pré-escola acontece as primeiras descobertas quanto ao universo escolar e esta deve proporcionar ao educando contato com a leitura e escrita. Nesta perspectiva este trabalho vem reforçar a relevância de construir um ambiente alfabetizador na pré-escola.
Título: Meu nome é importante
Educação Infantil: Pré I.
PALAVRAS CHAVE:
Alfabetização; Letramento; 
Pré-escola.
METODOLOGIA
	Este estágio será realizado no CMEI Franciane Ramos na turma do pré-escolar 1. Esta turma tem 22 alunos no período vespertino. As atividades serão realizadas através do sistema remoto de aprendizagem (plataforma Google Classroon) porque devido a pandemia do Covid19 as aulas presenciais estão suspensas. As atividades terão regência de 12 horas aula.
METODOLOGIA
	Data	Turno e horário	Atividade
	26/06/20	13 as 17 horas	Observação Virtual
	 27/06/20_	13 as 17 horas	Observação Virtual
	13/07/20	13 as 17 horas	Regência 1
	14/07/20	13 as 17 horas	Regência 2
	15/07/20	13 as 17 horas	Regência 3
Plano de aula 
Turma: Pré I
Sugestão de idade: 4 anos.
Campos de Experiência:  Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos.
 
Objetivos e códigos da Base
 
 Valorizar a história e identidade da criança. 
Promover o conhecimento da história, significado e escolha do nome Do educando.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. 
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Abordagem didática
 As crianças aprendem sobre o sistema de escrita quando estão imersas na cultura letrada. O professor pode criar na sala um ambiente alfabetizador, com (etiquetas com o nome em pertences pessoais, quadros de aniversariantes do mês, cartazes com a lista de histórias favoritas, cartaz com os nomes dos alunos, calendário e etc). É importante que as crianças tenham na sala de aula um ambiente convidativo e motivador, que os aguce a curiosidade e incentive a leitura.
Contextos prévios:
No contexto da sala de aula poderia se fazer algumas atividades com os nomes das crianças e com as fotos delas, em uma perspectiva de identidade e, principalmente, explorando a chamada. A ideia é que a cada roda de chamada, parte dos nomes do grupo seja utilizada para a problematização que instiga o desenvolvimento de estratégias de identificação do nome pelas crianças, como: chamar crianças cujo nome começa com a letra A; convidar a criança para tentar identificar a ficha com seu nome, dentre outras formas. Junto a ficha do nome podemos colocar símbolos como: estrela, coração, triângulo, quadrado de cores diferentes para cada aluno, o que favorece a relação do nome ao símbolo.
Desenvolvimento: 
Atividade 1: Assistir ao vídeo com a música: Gente tem sobrenome – Toquinho.
Atividade no Google sala de aula:
Estas atividades serão postadas na plataforma Google e os alunos farão em casa. 
ATIVIDADE 1: Peça para um adulto ler a música para você.
ATIVIDADES
Assistir ao vídeo com a música: Gente tem sobrenome – Toquinho.
https://www.youtube.com/watch?v=16Fc2irUHK8
ATIVIDADE 1: 
 
 Fonte: https://br.pinterest.com/pin/725712927427700760/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/656470083164326928/
 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/837177018203506463/
ATIVIDADE 2: 
ATIVIDADE 3: 
Fonte: http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/2008/02/histria-do-meu-nome.html
ATIVIDADE 4: 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/459156124506941001/
ATIVIDADE 5: 
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/643803709218308218/
ATIVIDADE 6: Assistir ao vídeo: 
 https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA
Fonte: http://www.eurocidadanias.com/busca-de-documentos-e-genealogia/
Desenhe uma árvore genealógica, veja este modelo abaixo e se inspire. Nesta árvore você vai escrever o nome dos seus familiares: pais, tios, primos, avós paternos, avós maternos, bisavós, tataravós...quantos nomes você souber. Quero ver o seu capricho!
Materiais necessários:
Plataforma Google: Atividades postadas segundo os modelos acima.
Vídeo da música: gente tem sobrenome – Toquinho. 
Vídeo: A Família - Árvore Genealógica para crianças - Vocabulário - Pai, mãe, irmão, avós, tios...
Tempo sugerido:
 3 dias de aula – 12horas.
Avaliação
A avaliação será realizada através de observação do desenvolvimento de cada aluno nas atividades propostas, por meio da devolutiva de fotos das atividades.
REFERÊNCIAS 
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
FREDDI, Nadine. Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico. Brasil Escola. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/alfabetizacao-letramento-organizando-trabalho-pedagogico.htm. Acesso em:02 de julho 2020.
NOGUEIRA, Flávia. Organize seus estudos dos principais pensadores da Educação. Associação Nova Escola. São Paulo, 27 de novembro de 2018. Disponível em:https://novaescola.org.br/conteudo/13881/organize-seus-estudos-dos-principais-pensadores-da-educacao. Acesso em:02 de julho 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em:02 de julho 2020
MENEZES, Ebenezer Takuno de. O texto literário e o papel do professor. Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 20 de dezembro de 1999. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/o-texto-literario-e-o-papel-do-professor/ Acesso em:04 de julho 2020.
FERRARI, Márcio. Emília ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização. Associação Nova Escola. São Paulo, 01 de outubro de 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetização. Acesso em:04 de julho 2020.
OLIVEIRA, Danielle Moreira de. Atividade - Meu nome, minha identidade. Associação Nova Escola. São Paulo. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3807/meu-nome-minha-identidade. Acesso em: 26 de junho de 2020.

Continue navegando