Buscar

PCC Psicologia

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE LETRAS - EAD
CAMILA DE SOUSA ALVES
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem 
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS
BELO HORIZONTE
2019
SUMÁRIO 
1. OBJETIVOS 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. RELATORIO DA OBSERVAÇÃO 4
4. ANÁLISE 6
5. CONCLUSÃO 8
OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social. E construir uma análise crítica das observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. 
2
INTRODUÇÃO 
A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem é um campo da Psicologia que estuda o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos – psicomotor, cognitivo, emocional e social - desde a infância até a vida adulta.
O desenvolvimento psicomotor está ligado às implicações psicológicas do movimento e da atividade corporal na relação entre o organismo e o meio em que se desenvolve. Esse aspecto leva em consideração alguns elementos como lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal, consciência corporal e equilíbrio. 
Entende-se por desenvolvimento cognitivo o conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Essas habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outros.
O desenvolvimento emocional diz respeito à capacidade adquirida ao longo da vida de lidar com diferentes experiências no ambiente social e nas atividades cotidianas. Refere-se às emoções, sentimentos e paixões, bem como a forma como se manifestam. 
Já o desenvolvimento social consiste na maneira como as crianças se relacionam com o meio social. São as interações relativas ao comportamento da criança diante de uma determinada pessoa ou situação. 
O conhecimento de cada um desses aspectos do desenvolvimento é de extrema importância para a compreensão do aprendizado durante todas as fases da vida humana. Muitos são os autores que elaboraram teorias a respeito do desenvolvimento humano, entre eles podemos citar Freud, Erikson, Piaget, Skinner, entre outros. 
No decorrer desse trabalho serão discutidas algumas dessas teorias e o ponto de vista de seus autores através da observação e análise comportamental dos sujeitos no ambiente de aprendizagem.
3
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
O sujeito observado para a realização desse trabalho é uma criança de 7 anos, do sexo masculino, aluno do 2º ano do ensino fundamental. A observação foi feita na sala de aula, durante 3 dias por um período de tempo de aproximadamente 3 horas por dia. Durante esses encontros a criança foi exposta a situações diversas, comuns ao ambiente escolar. 
1º encontro:
A primeira observação foi feita durante uma aula de Língua Portuguesa. A professora trabalhava um texto com o título “Os Três Indiozinhos”. Durante a leitura, a professora interrompia o texto para fazer perguntas como: “O que você acha que vai acontecer?”, “O que o indiozinho vai encontrar no rio?”. Pedro Henrique sempre levantava a mão para dar sua sugestão. Após a leitura e discussão do texto as crianças foram orientadas a ilustrar a história. Pedro Henrique se mostrou bastante animado com a atividade e fez um desenho dos três indiozinhos com lanças e arco e flecha nas mãos. Ele ficou muito feliz como resultado do desenho. Assim que terminou foi logo mostrar para a professora e os outros colegas. 
2º encontro:
O segundo encontro foi realizado durante uma aula de História. O assunto abordado nessa aula era “A Família”. Para trabalhar o conteúdo, a professora levou as crianças até a sala de vídeos para que eles assistissem ao filme “Os Croods”. Durante o filme, Pedro Henrique ficou bastante atento, sendo interrompido algumas vezes por outras crianças, mas logo voltava sua atenção para a televisão. Ao final do filme, a professora pediu que os alunos relacionassem o que eles assistiram como o tema abordado – a família. Pedro Henrique expôs a sua opinião comparando os personagens do filme com sua família. 
No final da aula, a professora orientou os alunos a ilustrarem alguma cena do filme usando massinha. Durante essa atividade, Pedro Henrique trabalhou sozinho, enquanto as outras crianças andavam pela sala e conversavam entre si. 
4
3º encontro:
A terceira observação foi realizada durante uma aula de Matemática. A professora pediu para que os alunos se sentassem em grupos e distribuiu o “Material Dourado” para cada grupo. Pedro Henrique pareceu curioso a princípio, mas durante a explicação da professora ficou um pouco desatento e começou a brincar com o material. Após a explicação a professora passou um exercício de fixação no quadro, Pedro Henrique fez a atividade, mas durante a correção se mostrou um pouco frustrado e impaciente por ter cometido alguns erros. 
5
ANÁLISE
A partir de agora faremos uma análise do comportamento da criança observada segundo a teorias de desenvolvimento e seus autores. 
Segundo Jean Piaget, o indivíduo observado se encontra no período Pré-operatório (2 a 7 anos). Um dos aspectos mais importantes dessa fase é o desenvolvimento social. A criança começa a se interagir de forma mais efetiva tanto em relação aos outros colegas quanto em relação aos adultos de sua convivência. Conforme foi observado, Pedro Henrique, que já se encontra no final desse período, apresenta uma boa socialização com seus colegas e professores. Ele participa das aulas e interage com os outros alunos nas atividades em grupo, mas as vezes prefere brincar sozinho em alguns momentos, o que também é bastante comum nessa fase.
Ainda segundo Piaget, o período pré-operatório é caracterizado principalmente pelo desenvolvimento da linguagem. O que contribui muito para o seu desenvolvimento cognitivo. A possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, é quando a criança entende que as palavras são usadas para designar as coisas que estão ao redor. Nesse estágio a criança faz muitas perguntas, pois ela está descobrindo o mundo e precisa de respostas para suas dúvidas constantes. Pedro Henrique já tem a linguagem bastante socializada, ou seja, é capaz de se expressar bem e de elaborar sua opinião. Como aconteceu quando foi questionado sobre o filme assistido em sala de aula. 
Em relação ao desenvolvimento psicomotor, segundo Magill (2000) a criança nessa fase desenvolve a habilidade motora fina, que requer maior controle dos músculos pequenos. Nessa idade a criança consegue desenhar, pintar e trabalhar com a massinha conforme foi observado nas atividades realizadas por Pedro Henrique em sala de aula.
6
Segundo a teoria psicanalítica de Freud crianças com idade entre 6 e 10 anos se encontram na Fase da Latência. Essa fase é muito importante para o desenvolvimento emocional da criança. Esse período costuma ser um pouco tenso, uma vez que a criança está se tornando mais independente e interagindo melhor com o mundo que a cerca. Segundo Freud nessa fase a criança percebe que nem sempre terá suas vontades satisfeitas imediatamente. É quando ela começa a aprender a lidar com suas frustrações. Ferreira e Araújo (2001) afirmaram que nessa fase as crianças precisam superar os conflitos que vinham sendo lentamente elaborados durante as outras fases e, por isso, esse momento pode vir acompanhado de insegurança. Pudemos observar momentos de frustração e insegurança quando Pedro Henrique corrigia os exercícios de matemática juntocom a professora. 
7
CONCLUSÃO
A partir da elaboração desse trabalho ficou clara a necessidade de se conhecer as diferentes Teorias do Desenvolvimento e o ponto de vista de seus autores. 
Todas estas teorias exerceram e ainda exercem profundas influências na maneira como os processos educacionais são organizados, possibilitando aperfeiçoar as técnicas de ensino e consequentemente o resultado alcançado. 
A aplicação desse conhecimento na prática da sala de aula é capaz de minimizar possíveis problemas de aprendizagem, além de ser guia para professores e alunos alcançarem um ensino de excelência. 
8

Continue navegando