A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Prova - TGA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nome: Isaac Medeiros dos Santos 
Curso: Gestão em RH
 Data: __12___/___06___/2020_________
AVALIAÇÃO
TGA – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
QUESTÕES DISCURSIVAS
1. Marque a alternativa incorreta:
a. ( ) A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa.
b. ( ) A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.
c. ( ) Habilidades técnicas envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização
d. ( x ) A Teoria das Organizações (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral.
2. As organizações lucrativas também são chamadas de empresas como, por exemplo, (como Exército, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não governamentais ONGs - etc.). 
( ) VERDADEIRO ( x ) FALSO
3. A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não lucrativas. 
( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
4. Envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Esse conceito se refere a:
a. ( ) Habilidades Humanas
b. ( ) Habilidades Técnicas 
c. ( x ) Habilidades Conceituais
d. ( ) Papéis Informacionais 
5. O administrador para ser bem-sucedido profissionalmente precisa desenvolver três competências duráveis: o conhecimento, a perspectiva e a atitude. 
( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
6. A capacidade de colocar conhecimento em ação significa ter:
a. ( x ) Perspectiva
b. ( ) Atitude 
c. ( ) Conhecimento 
d. ( ) Empregabilidade 
7. A história da Administração é recente. No decorrer de toda a história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XIX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação. 
 ( ) VERDADEIRO ( x ) FALSO
8. Platão, filósofo grego (470 a.C. - 399 a.C.), em sua discussão com Nicomaquides, expõe seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. 
( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
9. Na Filosofia, René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, celebrizou-se pelo livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano, tem como princípio:
a. ( ) Princípio da dúvida sistemática ou da evidência. 
b. ( ) Princípio da análise ou de decomposição.
c. ( ) Princípio da síntese ou da composição.
d. ( x ) Todas estão corretas.
10. O método cartesiano sobre: a tendência à análise e à divisão do trabalho pertence à:
a. ( ) Sócrates
b. ( ) Platão
c. ( x ) Renê Descartes 
d. ( ) Karl Max
11. Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) proporam uma teoria da origem econômica do Estado onde o poder político e do Estado nada mais é do que o fruto da dominação econômica do homem pelo homem. 
 ( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
12. O liberalismo econômico corresponde ao:
a. ( ) Período de desenvolvimento da economia socialista baseada no individualismo e no jogo das leis econômicas naturais e na livre concorrência.
b. ( x ) Período de desenvolvimento da economia capitalista baseada no individualismo e no jogo das leis econômicas naturais e na livre concorrência.
c. ( ) Período de desenvolvimento da economia socialista baseada no socialismo e no jogo das leis econômicas naturais e na livre concorrência.
d. ( ) Período de desenvolvimento da economia capitalista baseada no socialismo e no jogo das leis econômicas naturais e na livre concorrência.
13. A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas. 
( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
14. A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da Moderna TGA. 
( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
15. O conceito de eficiência é fundamental para a Administração. Qual alternativa conceitua a palavra “eficiência” de forma correta:
a. ( ) A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de serviços) disponíveis.
b. ( x ) A eficiência significa a correta produção dos recursos (meios de produção) disponíveis.
c. ( ) A eficiência significa a correta produção dos recursos (meios de serviços) disponíveis.
d. ( x ) A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis.
16. Sobre os Princípios da Administração de Taylor (1856-1915), marque a alternativa incorreta.
a. ( ) Princípio de planejamento significa substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho. 
b. ( ) Princípio de preparo significa selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. 
c. ( ) Princípio do controle significa controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto.
d. ( x ) Todas estão erradas.
17. Taylor (1856-1915) foi um engenheiro que simplificou os métodos de trabalho. Popularizou a Administração Científica e desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados.
( ) VERDADEIRO ( x ) FALSO
18. Fayol apresenta seis funções básicas da empresa marque a alternativa que indica a função que está relacionada com a procura e gerência de capitais.
a. ( ) Funções técnicas, 
b. ( x ) Funções financeiras.
c. ( ) Funções comerciais,
d. ( ) Funções administrativas,
 
19. Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
( x ) VERDADEIRO ( ) FALSO
20. Analise os conceitos e marque a alternativa errada.
a. ( x ) Coordenar. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras
b. ( ) Prever. Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
c. ( ) Organizar. Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
d. ( ) Comandar. Dirigir e orientar o pessoal.
QUESTÕES DISCURSIVAS
1. De acordo com o material estudado, existem várias Teorias da Administração, cada autor da Administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria. Baseando se nessa afirmação e considerando que esses conceitos levam à mesma finalidade, escreva o conceito de Administração.
R Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, a saber: 1. Prever. Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. 2. Organizar. Constituir o duplo organismo material e social da empresa. 3. Comandar. Dirigir e orientar o pessoal. 4. Coordenar. Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos. 5. Controlar. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas
2. Sobre Teoria Administrativa (Clássica e Neoclássica) escreva qual sua ênfase e seus principais enfoques. 
R TEORIA CLÁSSICA é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.
TEORIA NEOCLÁSSICA é a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.
3. Escreva