Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE A2-UNIDADE 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Pode-se definir entrevista como a técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação. A entrevista é, portanto, uma forma de interação social. Mais especificamente, é uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação.”
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social . Editora Atlas. São Paulo. 2008. p. 109.
Quais são as vantagens ao usar entrevistas em vez de questionários?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Flexibilidade.
	Resposta Correta:
	 
Flexibilidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Entre as vantagens da entrevista, podemos destacar que ela permite estabelecer comunicação com o stakeholder; proporciona oportunidade para explorar tópicos em profundidade; permite experimentar os aspectos efetivos e cognitivos das respostas; permite coletar amostras de documentos e  permite que o entrevistador explique ou ajude a esclarecer dúvidas, o que aumenta a probabilidade de respostas úteis.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	“A engenharia cognitiva foi concebida por Donald Norman em 1986 como uma tentativa de aplicar conhecimentos de ciência cognitiva, psicologia cognitiva e fatores humanos ao design e construção de sistemas computacionais. Os principais objetivos de Norman eram: entender os princípios fundamentais da ação e desempenho humano relevantes para o desenvolvimento de princípios de design; elaborar sistemas que sejam agradáveis de usar e que engajem os usuários até de forma prazerosa.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador . Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 53.
Quais grupos profissionais estão mais apropriadamente envolvidos na preparação e no desempenho da engenharia cognitiva?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Designers e especialistas em usabilidade.
	Resposta Correta:
	 
Designers e especialistas em usabilidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A engenharia cognitiva é a aplicação da psicologia cognitiva e da neurociência cognitiva para resolver problemas complexos de pessoas e tecnologia. Envolve análise, desenho e avaliação, combinando experiências de ciências cognitivas, comportamento humano, engenharia de sistemas, interação humano-computador. Designers e especialistas em usabilidade possuem formação específica que os possibilita a atuar nesse campo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	 A acessibilidade apoia a inclusão social de pessoas com deficiência, assim como outras pessoas, como idosos, pessoas em áreas rurais e pessoas em países em desenvolvimento. Websites e ferramentas adequadamente projetados podem ser usados por pessoas com deficiências. No entanto, atualmente muitos sites e ferramentas são desenvolvidos com barreiras de acessibilidade que tornam difícil ou impossível para algumas pessoas usá-las.
O que alguns países introduziram para abordar esse ponto?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Legislação de Acessibilidade.
	Resposta Correta:
	 
Legislação de Acessibilidade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  No Brasil, por exemplo, a Lei n° 10.098, de Dezembro de 2000, que é mais conhecida como Lei da Acessibilidade, estabelece normas gerais e critérios básicos para promover a acessibilidade. Inclusive para sites da Web e sistemas interativos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Existem diferentes interpretações para a atividade de design. Simon (1981) interpreta o design sob uma perspectiva de racionalismo técnico (technical rationality). Nessa perspectiva, o designer pressupõe que, para um determinado problema, há soluções conhecidas ou métodos bem defi nidos e precisos para gerá-las. Isso signifi ca que as soluções esperadas certamente serão produzidas se esses métodos forem seguidos.”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 96.
A partir do conceito da Perspectiva de Design de racionalismo técnico, o que são Perspectivas de Design?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Através de um ciclo, busca a melhor solução de design para um projeto.
	Resposta Correta:
	 
Através de um ciclo, busca a melhor solução de design para um projeto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Nas Perspectivas de Design, o desenvolvedor utiliza uma metodologia de design, em geral o design de interação, para o desenvolvimento do produto.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Existem diversas formas de estudo de campo. A forma mais simples é a observação pura, sem interação do observador com os participantes. Uma variação é a observação guiada por um conjunto de tópicos de interesse. Outras formas envolvem entrevistas estruturadas ou semiestruturadas, possivelmente com o registro de fotos, áudio e vídeo do ambiente de atuação dos participantes, e com a coleta ou cópia dos artefatos utilizados por eles. ”
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador . Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 165.
Ao contrário da observação tradicional, a observação guiada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Reduz o erro introduzido pelo experimentador.
	Resposta Correta:
	 
Reduz o erro introduzido pelo experimentador.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Ao realizar a observação guiada, o experimentador, por possuir um roteiro de experimentação, evita gerar erros que influenciem o processo da observação.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Uma descrição narrativa informal de atividades ou tarefas humanas em uma história que permite a exploração e a discussão de contextos, necessidades e requisitos. Podem ser utilizados em diversas etapas do processo, com diferentes objetivos,  visando capturar requisitos e auxiliar no entendimento da atividade, levantar questões sobre a introdução de tecnologia, explorar diferentes soluções de design e avaliar se um produto satisfaz a necessidade dos seus usuários”.
BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. Interação humano-computador. Rio de      Janeiro: Elsevier, 2010. p. 248.
Isso melhor descreve qual das seguintes opções?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Cenário.
	Resposta Correta:
	 
Cenário.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Cenários são histórias de design: histórias ricas de interação. Eles são talvez a representação de design mais simples, mas uma das mais flexíveis e poderosas. Alguns cenários são bastante curtos. Outros são mais focados em descrever a situação ou o contexto.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Uma vez que as definições principais são desenvolvidas, o modelo conceitual é concebido. O modelo conceitual define o que o sistema precisa fazer para cumprir as definições principais. Inclui identificar as transformações e atividades no sistema e modelando-os hierarquicamente em termos do que é alcançado e como é alcançado. Esse processo é iterativo e provavelmente levará vários ciclos antes de ser completo e preciso.”
DIX, Alan et. al. Human-Computer Interaction . Prentice-Hall. Upper Saddle River. 2003. p. 466.
Quais desses fatores influenciam o modelo conceitual de um usuário?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Familiaridade com dispositivos semelhantes.
	Resposta Correta:
	 
Familiaridade com dispositivos semelhantes.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Quando o usuário já está acostumado a operar determinado tipo de dispositivo, ou realizar determinada tarefa. Já existe um modelo conceitual estabelecido. A equipe de desenvolvimento deve se apropriar desse modelo para criar uma ferramenta mais fácil de ser utilizada por aquele usuário.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Design de interação significa criar experiências que melhorem e estendam a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam e interagem. [...] Consiste em encontrar maneiras de fornecer suporte às pessoas. Tal projeto contrasta com o da engenharia de software, que enfoca principalmente a produção de soluções de software para certas aplicações.”
Página12