Buscar

prova discursiva Literatura Brasileira do Período Colonial ao Romantismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Brasileira: do Período Colonial ao Romantismo (LET44)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:671507) ( peso.:4,00)
	Prova:
	33770469
	1.
	Uma das principais características da literatura na Idade Média é a importância dada aos temas religiosos. Como a maioria da população não sabia ler na Idade Média, esta literatura ficava restrita aos integrantes do clero e membros da nobreza. Sendo assim, sabe-se que as Novelas de Cavalaria e as crônicas historiográficas marcam a literatura portuguesa do período medieval. Com base no exposto, disserte sobre as diferenças existentes entre elas.
As prosas citadas distinguem-se em: as novelas de cavalaria, também chamadas de romance de cavalaria, textos escritos em prosa que revelavam grandes feitos dos cavaleiros medievais; já as crônicas revelam fatos contemporâneos da história medieval em maneira cronológica.
2. O Romantismo não foi um movimento específico de literatura, ele foi além. Podemos afirmar que foi um movimento artístico e filosófico e que surgiu no final do século XVIII na Europa, indo até o final do século XIX. Uma das características mais marcantes do Romantismo era a visão de mundo que se contrapunha ao racionalismo do período anterior (neoclassicismo). Com base nas informações apresentadas, o Romantismo não é um movimento uno - é marcado por três gerações. Disserte sobre essas gerações românticas, apontando os principais autores e temáticas. ( * Máximo 4000 caracteres )
O romantismo é uma escola literária que surgiu na Europa no século 18 e que valoriza a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. Castro Alves representa a geração social abordando sentimentos liberais e abolicionistas. O Mal do Século ou ultrarromântico, explorou o egocentrismo,sentimentalismo exagerado, morte, tristeza, solidão, tédio, melancolia, subjetivismo,idealização da mulher. Foram representantes dessa poesia: Álvares de Azevedo,Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela. A poesia nacionalista ou indianista exalta a natureza, o excesso de sentimentalismo, o amor indianista, o ufanismo. Foram seus representantes Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias.

Continue navegando