Buscar

AVA2 Linguagem cognicao e subjetividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é linguagem enquanto objeto científico?
Diferença entre linguagem, língua e fala:
 A linguagem é própria da humanidade e todos os indivíduos dispõe dessa capacidade; a língua por sua vez é próprio de uma sociedade, é social e varia de sociedade para sociedade; já fala é individual. Ou seja, todas as sociedades humanas dispõe de um meio de comunicação articulado que a linguagem, mas utiliza-se de línguas diferentes. A comunicação é concretizada por meio da linguagem, porém, de acordo com a sociedade ou país em que o indivíduo estiver inserido, a língua pode ser diferente.
Dicotomias de saussure: 
 sincronia X diacronia 
 sincronia designa um estado da língua, considerado com base em seu funcionamento em um dado momento do tempo ponto em outras palavras, "a sincronia é o eixo das simultaneidades, no qual devem ser estruturadas as relações entre os fatos existentes ao mesmo tempo num determinado momento do sistema linguístico, que pode ser tanto no presente quanto no passado."  (Carvalho, 2007)
Já diacronia designa uma fase da evolução da língua e encontra-se no eixo das sucessividades:  "o linguiça tem por objeto de estudo a relação entre um determinado fato e outros anteriores ou posteriores, que o precederam o lixo sucederam." (Carvalho, 2017). Um estudo diacrônico, constatam-se as mudanças ocorridas na língua, as quais são posteriormente localizadas no tempo. 
Língua x fala:
Um dos aspectos mais problemáticos da teoria saussuriana é separar língua e linguagem e, sobretudo, ou por língua e fala. A linguagem é uma faculdade, ao passo que a língua, Segundo Saussure, é um conceito social, uma convenção adotada por uma comunidade linguística. Para ele, o conceito de língua é considerado fundamental na análise e linguística. 
A Língua, para saussure, é um objeto social, um conjunto sistemático de Convenções indispensáveis à comunicação. Usar a fala a fim de estabelecer a comunicação entre indivíduos pode-se constituir em uma capacidade incompreensível caso não seja levado em consideração o fato de que os seres, quando falam, ainda se tem um em comum um sistema de associação e de coordenação de som e sentido, podem preferir um ato comunicativo frustrado em virtude das Diferenças regionais, familiares, individuais etc.
 A fala é um ato pessoal, individual ponto é a concretização, a exteriorização que cada um de nós faz, nas mais diversas situações, da língua que domina.
 separar a língua da fala é o mesmo que separado social do individual, o essencial do contingente, o virtual do realizável.
Para saussure, a língua, vista como sistema gramatical e lexical Existe virtualmente em cada cérebro e cabe a fala atualizar essa virtualidade. A distinção entre a língua como forma e a fala como atualização de sequência de sons contendo sentido se constitui como uma definição prévia da língua como sistema de signos e valores. Assim, ao estabelecer que a língua é distinta da fala, Saussure garante autonomia da linguística. 
 signo x valor
 Considerando que Saussure definir a língua como um sistema de signos, para Explicitar  a indissociabilidade das noções de signo e sistema é necessário examinar a estrutura do signo.
O signo linguístico é artificial, e não natural. por exemplo em uma situação na qual se afirme que, durante o inverno, o céu limpo e azul pela manhã é sinal de que houve geada ou, pelo menos, indícios de geada, entende-se que o signo linguístico - a geada - é o mesmo que indício, sinal etc.Esses sinais ou signos linguísticos são inerentes a linguagem verbal. Não se pode isolar a definição de signo (por exemplo, a representação imagética de mesa) da de significante, a Sequência sonora de mesa.
 além dessa não dissociação, é importante destacar o princípio de arbitrariedade que prevalece entre esses dois conceitos. Saussure e interpreta o conceito de arbitrariedade, defendendo que o signo linguístico passa a ser o resultado da associação arbitrária entre significante e significado.
 o signo carrega em si características fundamentais de, como arbitrariedade o caráter linear do significante, a imutabilidade (o significante perde seu caráter livre e passa a ser imposto na comunidade Onde existe) e à mutabilidade (alteração do signo linguístico). A noção soriana de arbitrariedade do signo é trata-se de mostrar que não há nenhuma relação de motivação entre a ideia de, por exemplo, mesa e a sequência de sons que representam o significante dela.
O Valor do signo linguístico:
 Para compreensão do conceito de valor, é necessário entender as noções de identidade e diferença da língua: pode-se pronunciar uma palavra com todas as variedades de os possíveis, mas, ainda assim a palavra pronunciada será sempre a mesma forma, essa palavra pode conter nuances de sentido diferentes e não ter a identidade comprometida. Se um locutor está ciente da identidade do termo que utiliza, ou seja, de sua pronúncia e significação, E isso se deve as diferenças que existem em relação a outras pronúncias ou significações possíveis. Ampliando esse procedimento ao conjunto da língua, é possível afirmar que a realidade de um signo linguístico pertence inseparável de sua situação no sistema: obtém-se o valor de um signo pela existência de outro, isso é, O valor é resultado da rede de semelhanças e diferenças que situa esse signo em relação a todos os outros signos. 
 Saussure estabelece, assim, a noção de valor, cujo conceito traz uma definição negativa do signo: um signo é o que os outros não são, considerando que há diferenças existentes entre conceitos e somos ponto dessa forma é possível concluir que a ideia de valor condiciona a definição de língua como forma e coloca em primeiro plano a noção de sistema. Em outros termos, os valores emanam do sistema, o qual não é a soma dos signos;
 Significante e significado:
 . Como a relação entre significante e significado é arbitrária, não há nenhuma razão para um conceito, em vez de outro, ser ligado à determinada significante.
 . O significado associado a um significante pode tomar qualquer forma.
 . A relação entre o signo e o significante é necessária ponto, já relação entre o signo e o referente a (ou seja, a significação) é arbitrária.
 Ferdinand de Saussure nasceu em 1857 em Genebra. Estudou o grego e latim em Genebra, na Suíça e foi embora estudar linguística, alemão e línguas indu-européias em Paris. Os 34 anos voltou a Universidade de Genebra para ensinar línguas indo europeias, gramática comparativa e linguística.Morreu em 1913 aos 56 anos. Saussure nunca terminou de escrever seu livro,  mas seus discípulos Charles bally e Albert sechehaye fizeram um livro com as anotações das aulas de saussure e publicaram hein 1916 o livro curso de linguística geral livro fundador da linguística moderna e base do estruturalismo adotado mais tarde por Levi Strauss, Lacan, Foucault entre outros.
Semiologia vem do grego semion que é igual a signo. Semiologia é a ciência que estuda os signos. também chamada de semiótica o Charles pierce.
A linguística é uma parte da semiologia, a que estuda a linguagem humana.  signo funciona como guardador de lugar de cada ideia dentro de cada língua. Faz a união do sentido com a imagem acústica, é como uma moeda, de um lado fica o significante (que é a imagem acústica e psíquica da palavra, o corpo da ideia), do outro lado fica o significado (a alma da palavra, o conceito). Um não vive sem o outro.
Saussure desenvolveu a sua doutrina em dicotomias (O que quer dizer divisão em duas partes):
A linguagem é redutível há cinco ou seis dualidades ou pares de coisas.
A primeira dicotomia é o significado e significante, que acabamos de ver. 
Depois temos a língua e fala. Para Saussure, língua é diferente de fala. A língua é social, é o resultado do coletivo das pessoas sobre seus signos. A fala é individual. A língua é ampla, tesouro depositado pela prática da fala em todos os indivíduos pertencentes à mesma comunidade. O professor Castelar de Carvalho da UFRJ em seu livro para compreender saussure "a comunidade pode abolir qualquer uma de suas instituiçõesmenos a língua". A língua é exterior ao indivíduo, é um sistema de signos que exprimem ideias, como um dicionário gigante. A fala, ao contrário, é multifacetada, e heterogênea, cada pessoa escolhe que signo vai exprimir suas ideias. Exemplo:  eu falo minha casa é azul, você fala minha moradia é cor do céu. A língua é a mesma o significado também. Mas na fala cada um escolhe o seu significante.
Diacronia é a pesquisa histórica que investiga como a língua evolui e se modifica externamente no tempo.
Sincronia é a pesquisa descritiva, que foca no interior da língua. Em um tempo x, no intuito de descobrir como a língua funciona. Saussure foi muito criticado por ter focado na sincronia. Ele queria entender a relação dos signos um com os outros dentro da língua sincronicamente, ou seja, ao mesmo tempo e não ao longo do tempo.
A quinta dicotomia é Paradigma e sintagma:
O paradigma é um modelo gigantesco da língua, Onde fica guardada todas as relações virtuais possíveis entre os signos no banco de reserva da memória.se eu digo Maria comi sorvete eu busquei no banco esses três signos e fica presumido que eu não busquei outros ponto se eu busquei Maria significa que eu não gostei Vera por exemplo. O paradigma me ajuda a escolher.
O sintagma é a regra que hierarquiza os elementos na cadeia sintagmática, ou seja, na frase. um termo passa a ter valor em razão com contraste com o termo que vem antes e com o que vem depois. a relação sintagmática não permite que eu troque aleatoriamente a ordem interna dos termos da frase. A língua serve a comunicação.
O princípio do valor:
O sistema linguístico é uma série de diferenças de sons, combinadas com uma série de diferenças de ideias, regida por um sistema de valores. O valor do signo é ocupar um espaço único na relação com a língua, igual só a si mesmo, em função e oposição. Exemplo:  Imagine que você é estrangeiro e não conhece a língua, ao ouvir uma frase, parece uma linha reta e sem sentido, você não sabe aonde termina e onde começam as palavras, só o princípio do valor que governa a língua da a você o conhecimento para cortar as porções de sonoridades na medida que significa ideias.

Outros materiais