Buscar

Mecânica dos Fluídos A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mecânica dos Fluídos – Atividade 1
Aluna: Laís Dantas Vidal
Lei de Newton da viscosidade
A partir da lei de Newton é possível classificar os fluidos em Newtonianos e não Newtonianos. Sendo Newtonianos os fluidos em que a relação entra a taxa de deformação e a tensão de cisalhamento é constante; e não Newtonianos os fluidos em que essa relação não é constante.
Principais características:
Fluidos Newtonianos – De viscosidade constante, ou seja, a taxa de cisalhamento e a tensão de cisalhamento são proporcionais e iguais a zero. Abrangem todos os gases e líquidos não poliméricos e homogêneos. Exemplos: Ar, água, óleos vegetais e leite.
Fluidos não Newtonianos – Sua viscosidade varia de acordo com a força. São menos abundantes e possuem alta massa molecular. Exemplos: soluções de sal e polímeros fundidos
Podem ser divididos em: viscoelásticos, dependentes e independentes do tempo. 
Viscoelásticos: São líquidos ou sólidos com propriedade viscosa. Sofrem deformação quando submetidos a tensão de cisalhamento, e se recuperam quando essa tensão cessa, ou seja, possuem comportamento elástico. Exemplos: Ex.:saliva, goma xantana e massas de farinha de trigo.
Dependentes do tempo: Suas propriedades variam de acordo com a tensão de cisalhamento e tempo de aplicação desta tensão. Exemplos: Petróleo, molhos, tintas e argila. Podem ainda ser divididos em Tixotrópicos e Reopéticos; em que o primeiro tem a viscosidade diminuída com o tempo de aplicação e o segundo tem sua viscosidade aumentada. 
Independentes do tempo: Suas propriedades não variam de acordo com o tempo de aplicação da tensão de cisalhamento. Esses fluidos são subdivididos em: Sem tenção inicial, que escoam sem a necessidade de tensão (Pseudoplásticos e Dilatantes) e Com tensão inicial, que necessitam de tensão de cisalhamento para escoar (Plásticos de Bingham e Herschel-Bulkley).
O estudo dos fluidos e suas respectivas propriedades como a viscosidade são importantes em vários seguimentos da indústria, como a petrolífera, alimentícia, farmacêutica, cosmética e construção civil.
Na indústria alimentícia essas propriedades auxiliam na definição de embalagens por exemplo, visando a forma como esse produto é armazenado e manuseado. E até mesmo testar a qualidade desses alimentos.
Na indústria petrolífera são usados diferentes tipos de fluidos não Newtonianos durante a perfuração de poços para auxiliar o escoamento do petróleo. Existe ainda a interface de fluidos Newtonianos e não Newtonianos para soluções de engenharia; como por exemplo o processo de cimentação de poços.
Dessa forma, o estudo aprofundado dos fluidos é essencial devido sua aplicabilidade e multifuncionalidade

Continue navegando

Outros materiais