Buscar

Contribuições do Capitalismo para a Geografia e Etapas de Produção de um Jornal Escolar

Prévia do material em texto

1.
	O capitalismo contribuiu para o desenvolvimento da ciência geográfica e das demais ciências, principalmente nos séculos XVIII e XIX, proporcionando um acelerado desenvolvimento das mesmas. Com relação ao capitalismo comercial, descreva três das suas principais contribuições para a ciência geográfica.
	Resposta Esperada:
Ocasionou o descobrimento de novas terras e culturas, intensificando a comercialização entre os povos que viviam em condições naturais e organização social diversas. Proporcionou também o enriquecimento da burguesia, que passou a exercer maior influência junto ao governo e na administração, estimulando as técnicas e pesquisa. Contribuiu também com a exploração dos recursos naturais.
	2.
	Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade. Não se pode pensar na produção do Jornal Escolar apenas como um "fazer". O potencial da mídia escolar é muito grande para ser realizado sem um pensamento que o oriente. Diante do exposto, disserte sobre as cinco etapas de desenvolvimento da produção de um jornal escolar.
	Resposta Esperada:
Com o jornal é possível realizar exercícios de leitura, de reescrita, gincanas e debates sobre os conteúdos. Os mais pequenos poderão até colorir os desenhos publicados no jornal. Para que isto ocorra, é necessário que uma equipe no âmbito escolar esteja disposta a desenvolver este projeto educacional. O desenvolvimento desta produção passa por algumas etapas: a primeira  prevê que a coordenação pedagógica marque reuniões, para avaliar por meio de leituras os materiais que serão usados no jornal. A segunda etapa é caracterizada como aquela que promove o projeto com a comunidade. A terceira etapa define quem e como será efetivado o conselho editorial do jornal. A quarta etapa trata da organização da escrita com base no planejamento feito com o coordenador. Na última etapa é realizada a checagem e distribuição. O jornal deverá ter uma revisão que será feita pelo diretor e coordenador pedagógico, depois distribuído na escola e comunidade.

Continue navegando