Buscar

Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e e...

Devido aos impactos negativos da Segunda Guerra Mundial, principalmente sobre os países europeus, paralelamente à expansão do mundo socialista, e expansão do materialismo histórico como método de estudo e explicação das contradições espaciais, os geógrafos começaram a refletir a respeito da natureza da geografia. Desenvolveram-se outras correntes teórico-metodológicas para a geografia. Com relação à Geografia Radical ou Crítica, analise as afirmativas a seguir: I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística. II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica. III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes. IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

I- Rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística.
II- Passou a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência geográfica.
III- Utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes.
IV- No Brasil, a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

prova geografia (1)

Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) As afirmativas I e III estão corretas. A Geografia Radical ou Crítica rompeu com a geografia clássica e apresentou a Nova Geografia, trazendo grandes contribuições para o uso da estatística. Além disso, utilizou as concepções de Marx, no que diz respeito à sua análise sobre as relações do campo e das cidades e a vinculação da luta de classes. Já a afirmativa II está incorreta, pois a Geografia Radical ou Crítica se preocupa sim com a neutralidade da ciência geográfica, mas entende que a neutralidade absoluta é impossível. E a afirmativa IV está parcialmente correta, pois a renovação da geografia, com o advento da geografia crítica resultou em dois grupos de geógrafos: os geógrafos marxistas (mais críticos e radicais) e os que também fizeram outra geografia contribuindo para estudar e analisar aspectos socioeconômicos e ambientais do Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais