Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: LETRA- LIBRAS-LINGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLOGICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇAO
PROFESSOR/TUTOR
TITULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:
ALUNA: SORAYA APARECIDA MATEUS MENDES
10/04/19 
 RIO PARAIBUNA
O estado do rio Paraibuna hoje e crítico justamente no trecho em que passa por Juiz de fora. Seu índice de qualidade de água (IQA) que leva em conta fatores como oxigenação, temperatura, presença de coliformes e resíduos e considerado ruim e está na faixa entre 26 a 50.Para ser classificado como bom o IQA deveria ser superior a 70. O mau cheiro parece não incomodar os moradores ou freqüentadores da cidade.Seria como se a cultura desta sociedade neste caso tivesse assimilado a situação de degradação de seus recursos materiais e nem os impactos culturais e sociais.
O projeto de despoluição existem há 16 anos mas as intervenções só foram iniciadas em agosto de 2013 totalizando em investimentos de 130 milhões as obras do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulação ao longo das margens do Rio e d córregos. O projeto contempla ao longo prazo o tratamento dos resíduos descartados sem a menor consiência por moradores .
Relatos de uma idosa de 85 anos e seus irmãos moradores do bairro mariano Procópio onde se encontra um belíssimo museu ,relembra com pesar a época que o pai pescava enormes peixes e eles com alegria nadavam sem se preocupar com qualquer tipo de poluição . Hoje seus níveis de poluição são preocupantes não há mais peixes e seu traçado foi alterado de forma bastante significativa. As primeira delas foram observadas ainda em 1884 quando se iniciou o período de industrialização da acidade.
Em 2018 foi inaugurado a Estação de tratamento e esgoto(ETE) Trata-se do mais importante trabalho de despoluição cujas intervenções mantém-se interruptas nos últimos cinco anos, muitas obras o correram. A ETE e a principal , embora em andamento tiveram por objetivo interceptar o esgoto antes mesmo que ele caia nos córregos que por sua vez deságuam no Rio.
 Despoluição do paraibuna e um projeto de longo prazo que vai precisar do apoio da população para garantir o ecossistema e seus recursos.
Émile Durkheim reforça em nossas vidas solidariedade mecânica na qual a consiência coletiva e forte e só assim podemos mudar esse quadro mudando coletivamente nossos ábitos maneiras de agir, pensar e sentir. 
REFERENCIAS
Jornal tribuna de minas 
Nadando no Rio Paraibuna/cabangu.com.br
Camila Campos Brasil
Htt/migre.me/hwq PR

Continue navegando