Buscar

QUINTO PERIODO ORGANIZAR

Prévia do material em texto

3
INTRODUÇÃO À PESQUISA
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo abordar sobre a ludicidade em meio às vivências educativas, de modo a elencar as formas de como o lúdico vêm se tornando tão essencial e importante no ensino e aprendizagem , o lúdico necessariamente tem sido inserido constantemente durante esse período de ensino remoto , buscando estratégias e até metodologias que inclua a mesma , fazendo com que aconteça uma diminuição das dificuldades no aprender. A aprendizagem depende de fatores , sendo constituída por interesse contínuo, criatividade e motivação, tanto dos alunos quanto dos professores , além disso o meio em que ambos trocarão conhecimentos necessita ser favorável e adequado para ambos . Com isso os educadores que atuam na educação infantil , precisa ampliar sua identidade de cuidados no desenvolvimento dos mesmos , buscando conhecer e entender as crianças como seres únicos e que imagina o mundo do seu jeito.
Palavras-chave: Ludicidade, Vivências , Crianças. 
1. INTRODUÇÃO
 
 A organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 anunciou a pandemia do Corona vírus também pronunciado por Covid-19. Diante deste cenário que ameaçou a saúde pública como um todo , inúmeras medidas restritivas para a prevenção no Brasil e em todo o mundo , que afetou muitas áreas sociais e entre elas o meio Educativo.
 Em março do mesmo ano , todos os profissionais da Educação se viram diante de uma realidade nunca vivida antes e com isso os professores se viram com a necessidade de se reinventar , sabendo dos grandes desafios que viriam pela frente no modo tanto de ensino quanto da aprendizagem das crianças. 
 As salas de aulas passaram a ser dentro de casa , utilizando aplicativos que disponibilizasse vídeos chamadas , os professores precisou aprender a utilizar diversas tecnologias , gravando e editando vídeos, transformando todo o seu planejamento para todo o ano letivo , ou seja , implantando o Ensino remoto para que a Educação continuasse com o apoio das famílias e o esforço diário Dos professores e a colaboração das crianças . O mesmo foi implantado com o intuito de diminuir a disseminação do contágio da Covid-19.
 No processo de desenvolvimento da criança o brincar está relacionado à diferentes tempos e espaços. Para as crianças as brincadeiras é formada por um conjunto de práticas conhecimentos e fatos que são construídos e acumulados , que facilitam o processo de ensino e aprendizagem.
 Ao longo do tempo e necessariamente nos dias atuais nesse período de ensino remoto a educação tem apresentado a necessidade de implantar uma nova pedagogia. E , para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça da melhor forma. 
 A educação em si se encontra em grandes mudanças, e essas mudanças consiste nas atualizações anuais da educação, essas mesmas promove uma educação com mais qualidades aos alunos .
 Na educação o modelo tradicional está dando lugar a outro onde quem sai de cena é o ensino focado no excesso de conteúdo, com matérias distantes da realidade existente concreta. Nos dias atuais quando uma escola propõe atender o aluno , a ideia é que os talentos das crianças seja potencializado , de forma global.
 As brincadeiras pode ser vista como um caminho para auxiliar os alunos nas suas dificuldades escolares , desde que as mesmas sejam planejadas de acordo com suas necessidades.
 Brincar favorece a autoestima , a interação com seus pares e , sobre tudo, a linguagem interrogativa , propiciando situações de aprendizagem que desafiam seus saberes estabelecidos e destes fazem elementos para novos esquemas de cognição. Através do jogo simbólico a criança aprende a agir e desenvolve autonomia que possibilita descobertas e anima a exploração e experiência e a criatividade .( ANTUNES , 2004 , P.32).
 A atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento dessas crianças , a mesma é uma fonte de motivação proporcionando um apreender espontâneo. 
 O objetivo deste trabalho é analisar e descrever a importância da ludicidade na educação . Para realizar o mesmo foram feitas diversas pesquisas bibliográficas, em livros artigos e buscas pela internet.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A situação atual e fruto de diversas modificações históricas, econômicas e sociais que o ser humano tem passado no decorrer dos anos, sendo assim a sociedade quanto as instituições de ensino transformaram-se.
A escola passou e vem passando por diversas transformações e assim está se modificando de acordo com a sociedade, mostrando cada vez mais que a sociedade e a escola estão ligadas. Sendo a escola um espaço em que prepara os alunos para a vida social, política e o mercado de trabalho e desde cedo está presente no cotidiano das famílias, é notável a de grande importância do âmbito educacional para o desenvolvimento e crescimento de todos que estão inseridos.
Visto que a criança começa a aprender e desenvolver-se bem antes de adentar para o setor escolar e importante que o processo de aprendizagem seja pensado e desenvolvido para que o educando compreenda o conteúdo e se adeque a realidade de ensino remoto.
A educação e um processo capaz de civilizar os seres que lhes fazem uso, diante de qualquer contexto, assim é visível que a criança se desenvolve, desde seu primeiro contato do o mundo educacional e diante desse fato e importante ressaltar que o educador tem o compromisso de levar para o ambiente de aprendizagem atividades que estimule os alunos, despertando a curiosidade, encorajando-os, solicitando-os, provocando-os para que eles criem suas hipóteses, abrindo portas para o universo da leitura, assim trazendo para o cotidiano dos alunos atividades onde eles sejam capazes de pensar, pesquisar e desenvolver seu raciocínio próprio. Segundo Rego (1995)
“a professora agirá como um elemento facilitador e incentivador do interesse da criança pela leitura à medida que não se compare apenas como leitora, mas também como especuladora das “leituras” reproduzidas pelas crianças”. (REGO,1995, p.56)
 
O desenvolvimento cognitivo do aluno e desenvolvido desde o primeiro contato com o setor educacional, dando ênfase ao trabalho do educador que e responsável pelo processo de aprendizagem da criança, assim oportunizando a expressões de suas ideias. O processo de ensino na educação infantil e uma tarefa complexa, pois e nessa fase que a criança anseia pelo novo, pois e nesse ambiente que ele cresce seu conhecimento e adquire novas formas de aprender . As brincadeiras os jogos e as atividades lúdicas contribuem na aprendizagem e conhecimento da criança, assim e necessário proporcionar um ambiente onde a criança sinta-se a vontade para interagir com o educador e com os demais colegas. Santos (1997) afirma que
 O brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça as habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se a sociedade e constrói o seu próprio conhecimento (SANTOS, 1997, p. 20)
As atividades lúdicas contribuem na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, pois e através da ludicidade que as possibilidades de aprendizagem se tornam mais fáceis de ser compreendida.
Segundo Violada (2011, p.1) “as brincadeiras e os jogos são sem dúvida a forma mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade”. Dessa forma, para que os jogos e dinâmicas sejam colocadas em pratica o educador precisa planejar as atividades com objetivo pré-estabelecidos a serem alcançados e estar atento as necessidades de seus alunos, para selecionar materiais adequados para contribuir de forma pratica e fácil para que haja aprendizagem no setor que ele administra. O educador deve utilizar jogos e brincadeiras onde possibilita o educando a vivencia, o descobrir e modificar o meio em que está inserido, avaliando conhecimentos e trocando informaçõessobre novos saberes que está sendo transmitido para o educando. Brougère (1982, p.35) ressalta que
[...] a brincadeira e uma mutação do sentido, da realidade: nele, as coisas transformam-se em outras. E um espaço a margem da vida cotidiana que obedece a regras criadas pela circunstância. Nela, os objetos podem apresentar-se com significado diferente daquele que possuem normalmente
.
Dessa forma, e notável que os jogos e brincadeiras são formas das crianças se expressarem com o próximo, sendo indispensável para a educação infantil, pois desenvolvem os fatores cognitivos e a afetividade presentes em seu cotidiano, outro meio de atrair a atenção para as novas descobertas e através das novas tecnologias em sala de aula, pois vêm se tornando um grande aliado dos educadores, pois grande parte dos educandos compreendem diversas formas de usar a tecnologia, portanto e necessário proporcionar atividades onde os alunos possa usar o seu conhecimento tecnológico e ampliar sua capacidade de ler e interpretar e assim aprender os conteúdos educacionais.
O uso das tecnologias em sala de aula e essencial para o momento de pandemia onde o distanciamento social está sendo cada vez mais fundamental, apesar dos perigos que as redes sociais oferecem, uma tecnologia educacional favorece novas formas de acesso, informações e a comunicação amplia fontes de pesquisa no ambiente de aprendizagem, tornando o momento prazeroso. Esse novo olhar pode representar um momento de novos métodos de ensino, pois na atualidade meios de comunicação está sendo utilizado para fins educativo, exemplo e o Whatzapp, um recurso que pode ser utilizado como uma chamada de vídeo, para mandar áudio, imagens dentre outras habilidades que o espaço virtual oferece para o educador e o educando.
A tecnologia era vista pelos educadores como um grande desafio e nos dias atuais o professor teve sair da zona de conforto e introduzir nas práticas a utilização de novas ferramentas, podendo ser construídas diversas metodologias com base nos recursos tecnológicos, assim como a tecnologia outras formas de aprendizagem tem que esta presente na metodologia do educador e no cotidiano do aluno, visto que atividades lúdicas oportunizam as crianças momentos de expressões, criação e troca de informação, tornando-os de construir seu próprio conhecimento.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita.
Segundo Ferreira (2011), ao elaborar a seção materiais e métodos, faça uma descrição detalhada de cada um deles, explicando as razões que o levaram a concebê-los, modificá-los e empregá-los. O autor destaca ainda que o aspecto mais importante neste item é proporcionar a quantidade adequada de informações sobre como a pesquisa foi conduzida.
Assim, ao iniciar esta seção, deve-se primeiro apresentar os procedimentos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa, na sequência, apresente os critérios para a escolha dos participantes e/ou os materiais utilizados, por fim, descreva a sequência de etapas realizadas na condução da pesquisa, mencionando como os dados foram levantados e tabulados para análise.
Em seu estudo, Cervo, Bervian e Silva (2006) expõem que o método científico apresenta a observação, a descrição, a comparação, a análise, a síntese, além dos processos mentais de dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação (qualitativa, quantitativa ou mista).
Após a escolha da pesquisa, é necessário determinar alguns itens que oferecem suporte para a conclusão do estudo. Assim, descreva o local da pesquisa (cidade, bairro, estado, grupos, região, vegetação etc.). Continuando, descreva como você obterá estas informações, por meio de entrevista, conversas, questionários, estudos de caso, entre outros. Estes são considerados os instrumentos que indicam as técnicas a serem utilizadas no momento da coleta dos dados (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006). 
De posse da amostra e da obtenção dos dados, é necessário definir o período em que a pesquisa ocorrerá (dia, mês, ano), como ocorrerá (meio eletrônico, meio físico etc.), por fim, quais as ferramentas utilizadas para esta coleta de dados e para a análise das informações obtidas (software).
Para Cervo, Bervian e Silva (2006, p. 67):
Todas as informações reunidas nos passos anteriores devem ser comparadas entre si e analisadas. A análise, a partir da classificação ordenada dos dados, do confronto dos resultados das tabelas e das provas estatísticas, quando empregadas, procura verificar a comprovação ou não das hipóteses de estudo.
Dando continuidade ao estudo, não se esqueça de utilizar, descrever e detalhar os gráficos, tabelas, figuras, registros fotográficos, textos, maquetes, croquis que você tenha feito uso durante a realização desta atividade.
Como forma de facilitar o desenvolvimento de sua atividade, aproveite o momento para realizar esta pesquisa em locais de fácil acesso a você (rua, comunidade, escola, bairro, vila, entre outros). Procure por circunstâncias ou situações reais em que o uso do conhecimento científico possa prover alguma melhoria ou facilidade.
Importante evidenciar sua participação nesta etapa, tanto pela autoria do material, quanto pela evidência por meio de registro fotográfico. 
FIGURA 1: CAPA DO LIVRO DIDÁTICO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
FONTE: Müller (2013)
	A Figura 1 tem a finalidade de ilustrar a forma que o aluno poderá utilizar para apresentar o seu registro fotográfico. Observe que ela está devidamente referenciada e contém o seu título de acordo com o estabelecido pela Norma NBR-6023. Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos nas referências, fixa a ordem dos elementos das referências e destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos (ABNT, 2002).
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste campo, faça o relato de suas observações após a análise dos elementos elencados na Fundamentação Teórica descrita anteriormente neste documento. Utilize a teoria abordada na Introdução e Fundamentação Teórica para justificar os seus achados e descreva de que maneira os dados encontrados contribuem para ampliar o conhecimento obtido nos materiais consultados.
Para demonstrar como se pode desenvolver esta etapa, quando as informações forem provenientes de uma pesquisa quantitativa, os dados podem ser apresentados conforme descrito no exemplo a seguir, que analisa a quantidade de trabalhos publicados nas diversas edições da JOIA (Jornada de Integração Acadêmica) da UNIASSELVI.
TABELA 1: NÚMERO DE TRABALHOS APROVADOS POR TEMÁTICA E EDIÇÃO DA JOIA
	Edição da JOIA
	I
	II
	III
	IV
	V
	VI
	VII
	Ciências Agrárias
	0
	0
	0
	0
	2
	0
	8
	Ciências Biológicas
	36
	21
	36
	11
	18
	42
	25
	Ciências da Saúde
	0
	0
	0
	0
	3
	40
	42
	Ciências Exatas e da Terra
	34
	18
	9
	19
	24
	25
	15
	Ciências Humanas
	60
	69
	70
	76
	93
	70
	61
	Ciências Sociais e Aplicadas
	163
	235
	308
	191
	151
	144
	147
	Engenharias
	0
	1
	6
	1
	6
	4
	7
	Linguística, Letras e Artes
	39
	45
	52
	68
	46
	37
	25
	Outra
	195
	322
	298
	143
	209
	188
	203
	Total
	527
	711
	779
	509
	552
	550
	533
FONTE: Dados institucionais
Ao analisar a Tabela 1, é possível verificar que o total de trabalhos submetidos à JOIA atingiu sua maior quantidade de trabalhos em sua terceira edição com 779 trabalhos e a quarta edição da Jornada teve a menor quantidade de trabalhos submetidos totalizando 509 trabalhos. É possível observar também que as áreas de “Ciências Sociais e Aplicadas” e “Outra” foram as que tiveram maiores participações em todas as edições da Jornada de Integração Acadêmica.
Colaborando com o tema, Perovano (2016) descreve que a pesquisa quantitativa é apresentada quando o pesquisador realiza a coleta de dados,no intuito de responder às hipóteses elaboradas, transformando as variáveis encontradas em números para que se possa explicar os eventos encontrados.
Por outro lado, quando as informações forem provenientes de uma pesquisa qualitativa, a apresentação dos resultados e discussão dos dados ocorre de forma teórica. Para exemplificar, utilizou-se o artigo: A importância da gestão de pessoas para a qualidade de vida no trabalho, que foi publicado na JOIA – Jornada de Integração Acadêmica, na edição de 2017.
O artigo ficou disponível pelo período de trinta dias, no intuito de que professores, coordenadores, tutores e acadêmicos tivessem tempo hábil para realizar comentários sobre o material apresentado, conforme consta no quadro a seguir:
QUADRO 1: COMENTÁRIOS SOBRE O ARTIGO PUBLICADO NA JOIA / 2017
	Artigo: A importância da gestão de pessoas para a qualidade de vida no trabalho
	Período
	Comentário
	Nov-17
	Sempre levo em considerações para que as pessoas estejam satisfeitas no ambiente de trabalho, devemos observar a pirâmide de Maslow, portanto, quanto mais próximo alcançamos ou as pessoas alcançarem os 5 princípios básicos para a satisfação da vida seja ela profissional ou pessoal, a qualidade de vida no ambiente de trabalho se torna fundamental em continuar a trabalhar naquela empresa. Quando estamos com algum problema seja pessoal ou profissional, o desenvolvimento se torna restrito e a insatisfação pode até outros colegas de trabalho compartilhar desse momento seja de forma continua e eficaz.
	Nov-17
	Parabéns pelo trabalho! Identificar casos práticos de organizações que promovem políticas e programas para a qualidade de vida no trabalho, vem ao encontro das teorias que enfatizam a importância de uma gestão de RH que priorize o desenvolvimento individual e da equipe, promovendo feedbacks constantes para ajustes e manutenção de um clima organizacional que favoreça o alcance de melhores resultados organizacionais.
	Nov-17
	A falta de comunicação nas empresas pode gerar custos elevados e uma série de problemas, como o retrabalho e a desmotivação do funcionário, o feedback é fundamental para o sucesso da organização. Parabéns pelo trabalho!
FONTE: Dados institucionais
O quadro apresenta os comentários realizados acerca do material disponibilizado pelo autor. Levaram-se em consideração, no momento da análise, a temática estudada, a escrita e a importância deste trabalho para a sociedade acadêmica que está recebendo esta publicação. 
Os resultados apresentados, por meio da pesquisa qualitativa, comprovam como os dados serão tratados; os esclarecimentos; as observações; as explicações; descrições dos termos, conceitos e variáveis (PEROVANO, 2016). Portanto, após as explicações sobre a apresentação dos resultados na metodologia quantitativa e qualitativa, é possível perceber a diferença de escrita e análise entre ambas, bem como a importância de apresentar os resultados e discussões encontrados no estudo realizado.
5. CONCLUSÃO
 No entanto o presente trabalho teve o intuito de mostrar o quão é essencial que a Educação Infantil insira cada vez mais a ludicidade para a formação das crianças com um apoio a mais , para que seu desenvolvimento aconteça de forma contínua, sempre em busca de melhorias em suas vivências educativas .
 Com isso , as brincadeiras é de suma importância para o crescimento das crianças, mostrando assim o quão é necessário que os profissionais da educação tenha qualificação e formação para poder realizar o seu trabalho da melhor forma, ou seja , de forma produtiva para alcançar o objetivo maior que é aprendizagem das crianças. 
 Contudo , quando o educador abre -se para o novo , para um horizonte ainda maior , o mesmo consegue também transformar todos que estão a sua volta , conseguimos estabelecer harmonia entre família e escola , ambos são responsáveis pela educação das crianças. 
 Concluímos , que o lúdico é um método pedagógico que prioriza a liberdade de expressão, por meio da mesma a criança aprende de forma menos rígida, mais tranquila e prazerosa .
 O lúdico é constituído por uma aprendizagem mais rica , afetiva e social, tornando-os adultos independentes, cheio de criatividade e que saiba trabalhar em equipe . Tendo assim um convívio saudável com a sociedade.
REFERÊNCIAS
ANTUNES ,Celso, 1937- Educação Infantil : Prioridade Imprescindível / Petrópolis , RJ:4° Ed , vozes, 2004.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: UNIASSELVI, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Referencias da fundamentação teórica
BROUGÈRE,G. Brinquedo e cultura. São Paulo: cortez,1995.
SANTOS,S.M.P.(Org);Brinquedoteca. A criança, o adulto e o lúdico. Petropolis-RJ:vozes,2000.
VIOLADA,R.Brincadeira e jogos na educação infantil.2014. Acesso em 10 de junho de 2021. 
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I – dd/mm/aa

Continue navegando