Buscar

Particularidades do Sistema Digestório de Animais Domésticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO ANIMAL
NOME: HELLEN CRISTINA SILVA DE SOUZA
DIGESTÃO COMPARADA - Atividade Formativa II / Individual
1) Faça um quadro comparativo sobre as particularidades do estômago das seguintes espécies: aves, suínos, equinos e bovinos.
R=
	AVES
	O estômago das aves é subdividido em pró-ventrículo glandular e ventrículo muscular. Onde o pró- ventrículo glandular é responsável pela digestão química, e o ventrículo muscular faz a degradação com o auxílio da musculatura. Possuem sulcos e células que colaboram no processo de digestão.
	SUÍNOS
	O estômago dos suínos tem a capacidade de armazenar cerca de 5,7 a 8 litros. E pelo fato de serem monogástricos não herbívoros, têm um baixo aproveitamento das fibras dos alimentos fibrosos.O processo de quimificação acontece no estomâgo. Esses animais não podem dispor de dietas muito ricas pois possuem um trato digestório é limitado.
	EQUINOS
	O estômago dos equinos tem capacidade média de 7,5 a 15 litros, e é pequeno se comparado aos outros compartimentos do trato digestório. O estômago desses animais, Os equinos em especifico possuem a capacidade de produzir sulcos digestivos ácidos 24h por dia, necessitando de digerir grandes quantidades de alimentos.
	BOVINOS
	Os bovinos possuem o abomaso, que é glandular e considerado o estômago verdadeiro. Possui uma mucosa úmida com pregas longas e altas. Os principais produtos secretados pelas glândulas do abomaso, são: enzimas, hormônios, ácidos e água. No bezerro, esse órgão secreta uma enzima específica para a digestão do leite.
2) Da mesma forma, indique um quadro comparativo sobre as particularidades do intestino grosso das seguintes espécies: aves, suínos, equinos e bovinos.
	AVES
	O intestino grosso das aves é curto e retilíneo, localizado dorsalmente, ele não é bem demarcado. No seu interior, as bactérias são capazes de sintetizar proteínas, começando com o nitrogênio do ácido úrico. Há presença de vilos por toda sua extensão. O duodeno forma uma alça longa e estreita, localizado ventralmente, e está unido ao pâncreas.
	SUÍNOS
	O intestino grosso dos suínos possue um tamanho considerável. Ocorre fermentação. Compartimentos com divisões bem demarcadas. A digestão se realiza por enzimas. Produção de AGV e vitaminas B, Absorção de água e eletrólitos, Excreção dos resíduos
	EQUINOS
	O intestino grosso do equino é dividido em 4 partes. Ocorre fermentação. Controla o pH. Tem seções volumosas e bem articuladas. Eles possuem o intestino grosso bem desenvolvido. Possuem saculações e tênias. Nesse intestino, o alimento permanece por cerca de 35 a 50 horas. Tem tamanho considerável de até 22 m.
	BOVINOS
	No intestino grosso dos bovinos há fermentação e degradação da celulose do substrato. Há produção de muco. É muito mais curto (4.0 a 8.0 metros) cuja porção terminal se enrola formando um caracol, denominado cólon, sendo que nesta parte ocorre a absorção de água, e formação das fezes pelos músculos da parede do cólon.
3) Comente a respeito da importância da SALIVA no processo digestivo dos animais ruminantes. Cite sua composição química.
R= A saliva dos ruminantes serve como um meio de fermentação adequado para os microrganismos. Ela é importante na degradação do alimento na fase inicial da digestão. Essa saliva também contribui servindo de lubrificante, fazendo que o alimento deslize com mais facilidade pelo esôfago, até chegar no estômago. A quantidade se saliva que um ruminante secreta diariamente é estimado em 6 a 16 litros em ovelhas e cabras e de 100 litros a 190 litros no gado. A saliva é composta por uma solução diluída de bicarbonato de sódio.
4) Enumere as características relacionadas ao desenvolvimento dos pré-estômagos dos ruminantes.
R= É importante para o desenvolvimento dos pré-estômagos que o animal passe a ter o máximo aproveitamento dos alimentos fibrosos, se faz necessária a ingestão de alimentos sólidos, para que o animal passe da fase não ruminante (jovem) para fase de ruminante (adulto). Os tipos de alimento ingerido interferem diretamente no desenvolvimento da estrutura e tamanho do rúmen, no caso. À medida que o animal ingere alimentos mais consistentes, o rúmen passa a se desenvolver, até chegar em sua plenitude, ocupando quase toda a cavidade abdominal. O consumo de alimentos sólidos oferece substrato e ambiente propício para o crescimento dos microrganismos ruminais, promovendo alterações anatômicas, fisiológicas e metabólicas no trato gastrointestinal dos ruminantes. Esse período de desenvolvimento é dividido em três etapas: pré-ruminante, período de transição e ruminante funcional. 
5) Fale sobre as peculiaridades adicionais do TGI dos ruminantes (GOTEIRA ESOFÁGICA, RUMINAÇÃO, ERUCTAÇÃO)
R= : A goteira esofágica é referente a uma estrutura em formato de tubo temporário que conecta os orifícios da cárdia e retículo omasal, desviando o leite do rúmen-retículo, finalizando no abomaso, onde sofrerá digestão enzimática. A ruminação é um processo de regurgitação repetida e remastigação dos alimentos, exclusiva dos ruminantes. Assim, o alimento retorna do rumén para a boca, onde é remastigado com mais saliva e posteriormente redeglutido. A eructação é um processo que consiste na expulsão dos gases formados durante a fermentação microbiana dos alimentos digeridos
6) Liste os grupos de bactérias ruminais, relacionando-os com os respectivos substratos sobre os quais estes diferentes tipos de microrganismos promovem suas ações fermentativas.
R= 
7) Enumere as secreções digestivas dos animais e cite as classes de enzimas, responsáveis pela digestão química dos diversos substratos da dieta.
R= As secreções digestivas, são suco entérico, secreção biliar, secreção salivar, suco pancreático e secreção gástrica. . As enzimas são subdivididas em três grandes grupos: amilase, proteases e lipases. 
8) Faça um comentário sobre o processo digestivo no leitão recém- nascido.
R= Os leitões têm uma alimentação somente de leite materno nos primeiros períodos de vida. Após isso, se introduz a dieta sólida, mas os animais ainda não são aptos para isso e por isso consomem pouco o que gera atraso do ganho de peso. É comum o desenvolvimento de bactérias patogênicas no sistema gastrintestinal, o que causa disenterias e pode elevar a morte desses animais. Os leitões recém-desmamados apresentam dificuldades em secretar ácido clorídrico suficiente para reduzir o pH estomacal em níveis suficientes para dar início ao processo de digestão. Não conseguindo suprir suas necessidades. Além disso, há limitações digestivas em relação à secreção de enzimas digestivas, o que não permite uma digestão e absorção adequadas. Fora isso, outras desordens ocorrem nesse período.
9) Indique as particularidades relativas ao sistema digestivo das aves.
R= As aves possuem papo, onde o alimento é armazenado e amolecido, depois o alimento vai para o proventrículo, que é considerado o estômago químico das aves, onde sofrem a ação dos sulcos e começam a ser digeridos. Outra estrutura exclusiva das aves é a moela, que é considerada o estômago mecânico desses animais, onde os alimentos são triturados. Essas estruturas são particulares das aves. 
10) Do seu ponto de vista, que relação existe entre o conhecimento dos processos digestivos nos animais com o estudo da nutrição animal.
R= Do meu ponto de vista eu considero importante estudar os processos digestivos dos animais pois com isso é possível oferecer melhor alimentação de acordo com a sua necessidade, isso acaba refletindo no bem-estar do animal pois ajuda no peso ideal, ajuda na imunidade, ajuda a prevenir doenças decorrentes a falta de proteínas e vitaminas que podem levar o animal ao óbito, ajuda no aproveitamento por parte desse animal então é muito importante a nutrição animal
ENTREGA: 27/05/2021 (QUINTA-FEIRA)
OBS: Como material de consulta, utilize a apostila. No entanto, será importante também consultas em livros de fisiologia veterinária, INTERNET.

Continue navegando