Buscar

Gestão da Qualidade de Produtos e Processos - prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- O relatório A3 é um método para tratamento de problemas que ao mesmo tempo serve como meio para documentar as melhorias desenvolvidas e implantadas. Sua aplicação está mais associada a processos industriais e teve sua origem na empresa Toyota. Seu nome faz referência ao tamanho de folha A3 (29,7 cm x 42 cm) e, por se tratar de um documento de grandes dimensões, facilita a visualização por um maior número de pessoas envolvidas com a melhoria, situação que tipicamente ocorre no setor industrial. Assim, o formulário pode ser aplicado para o entendimento e treinamento de um grande número de colaboradores. O formulário estimula o raciocínio lógico e sua apresentação sintética provê uma análise sistêmica da situação do ponto de vista organizacional. Com relação ao método A3, responda aos itens a seguir:
a) Conceitue os campos "Estado atual" e "Estado futuro" presentes no relatório A3 e especifique que informações devem ser descritas em cada campo.
b) Cite e descreva pelo menos duas vantagens da aplicação desse método para a solução de problemas.
Resposta:
a) Estado atual: é a descrição de como se encontra a situação que se almeja melhorar. Nesse campo ficam apresentados os objetivos do projeto, assim como informações sobre a causa e os efeitos do problema que está sendo estudado. 
Estado futuro: compreende o que foi implantado para resolver o problema em questão, assim como a metodologia ou plano de ação. 
b) O método A3 apresenta como principais vantagens o fato de ser bastante visual, portanto, facilita a análise e o treinamento. Trata-se de uma metodologia concisa e ao mesmo tempo eficaz na documentação do processo de melhoria. Assim, facilita-se a análise do processo, onde o foco são as informações importantes, que ficam destacadas e direcionam a análise pelo grupo de trabalho.
2- Os sistemas Poka Yoke são divididos em dois tipos: i) os com função reguladora; e ii) os mecanismos de detecção. Com relação à função reguladora, tem-se os métodos de controle e os métodos de alerta. Já com relação aos mecanismos de detecção, são divididos em quatro métodos: de comparação, de contato, de contagem e de posicionamento. Um processo de estampagem utiliza como insumos chapas de aço. Devido à quantidade de problemas de qualidade com as chapas de aço utilizadas, que geravam produtos defeituosos, além de acidentes de trabalho neste setor de manufatura, foram implantados dois dispositivos Poka-Yoke. O primeiro dispositivo é um sistema mecânico que mede a deformação das chapas de aço e compara com um valor padrão. Caso a placa apresente deformação inadequada, um alarme soa e o funcionário descarta a chapa defeituosa. Caso contrário, o funcionário retira a chapa e posiciona na prensa de estampagem. O segundo dispositivo inclui um conjunto de acionadores para ligar a máquina. Com esse procedimento, a prensa somente baixa quando o operador mantém pressionados os dois botões, devidamente afastados, simultaneamente, um com cada uma das mãos. Esse dispositivo evita que o operador prenda a mão na prensa por descuido. Com base no exposto, responda:
a) Qual a função reguladora de cada um dos dispositivos? Explique.
b) Qual dos mecanismos de detecção correspondem a cada um dos dispositivos descritos no problema? Explique.
FONTE: SHINGO, S. Zero quality control: source inspection and Poka-Yoke system. Cambridge: Productivity Press, 1986.
Resposta:
a) O sistema mecânico de medição da deformação da chapa consiste em um método de alerta, visto que, ao detectar um insumo fora do padrão, soa um alarme, avisando o funcionário. Já o acionamento da prensa consiste em um método de controle, pois a prensa não baixa se os botões não forem acionados simultaneamente, de acordo com a definição da segurança.
b) O sistema mecânico de medição da deformação da chapa consiste em um método de comparação de grandeza física. Portanto, a medida da deformação comparada com um valor padrão impede a geração de produtos não conforme. Por outro lado, o sistema de acionadores da máquina, consiste em um método de contato, pois a prensa somente é acionada quando os sensores de acionamento indicarem uma condição correta de funcionamento (nesse caso, o contato simultâneo dos botões pelo operador).

Continue navegando