Buscar

aps uro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões propostas da atividade
 1 a) Observe a imagem abaixo referente a um exame de urografia excretora em um indivíduo que não apresenta nenhuma disfunção das vias urinárias e identifique as estruturas inumeradas de 1 a 4.
1- Rim
2- Pelve Renal
3- Ureter
4- Bexiga Urinaria
 b) Observe o exame de imagem referente a urografia excretora apresentada no caso clínico 1 e faça uma análise comparativa entre as estruturas que foram afetadas, correlacionando com as causas que provocaram a insuficiência renal crônica nesse paciente e o desfecho clínico que culminou na necessidade de hemodiálise e transplante renal.
Dilatação acentuada no sistema pielo-calicinal-uretral do lado esquerdo do da foto (lado direito do paciente), bexiga levemente repleta, com ausência de imagem renal ao lado direito da imagem com TCSC demonstrando aumento renal do lado esquerdo e volumosa dilatação as vias excretoras, podendo associar a redução do parênquima renal, em paciente com cólica 	 à esquerda e irradiação para o testiculo.
c) Os exames clínicos apresentados no caso clínico 1 revelaram aumento das concentrações plasmática de ureia e creatinina plasmáticas. Faça uma pesquisa a respeito dos valores de referência plasmática desses metabólitos nitrogenados e suas respectivas vias metabólicas.
Ureia 150 16 –40 mg/dL Ureia é pela via gastrointestinal
Creatinina 2,8 0,6-1,2 mg/dL creatinina é pela concentração muscular 
 d) Analise as respectivas taxas de depuração da ureia e creatinina e explique porque esses metabólitos nitrogenados são utilizados como marcadores de função renal. 
A ureia e creatinina são utiizados como marcadores de função
e) Pesquise a via de síntese das prostaglandinas e analise de que forma uso contínuo de AINEs, para o tratamento da dor crônica, pode ter contribuído para falência renal apresentado no caso clínico 1.
As prostatinas são importantes moduladores fisiológicos do tônus vascular e no equilibrio hídrico dos rins. Isso faz com que o volume sanguíneo diminua, o sistema renina-angiotensina-aldosterona renal é ativado , que contribui para a vasoconstrição sistemática, aumentando a rebsorção de sódio e agua tentando manter a pressão arterial regulada. A angiotensina causa a síntese de protaglandinas renal vaso dilatadoras, são sintetizadas medicamente. Na presença da ANIES ocorre consequentemente e possivelmente uma isquemia, causando danos renais irreversíveis.
 f) Proponha pelo menos 2 formas de intervenção e prevenção da insuficiência renal crônica relacionadas à competência de sua formação acadêmica. Este grupo de atividades práticas supervisionadas totalizam 5,5h, que deverão ser desenvolvidas ao longo do semestre.
Realizar exames laboratoriais a cada seis meses, para a verificação se há excesso de proteína da diurese com ou sem fatores de risco e manter uma alimentação saudável de acordo com prescrição do especialista.
Mapa Mental

Outros materiais