Buscar

atividade 3 ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
 O etnocentrismo é um conceito antropológico a qual tem uma visão de mundo baseada em sua própria cultura. Considera-se como uma cultura superior às demais. Dessa forma, por se considerar uma etnia e cultura mais importante que as outras na sociedade, tem uma visão de centro de tudo, tendo dificuldade em pensar nas diferenças e em um mundo igualitário.
 Podemos encontrar o etnocentrismo no cotidiano da sociedade brasileira das seguintes formas: como racismo, xenofobia, intolerância religiosa etc. É uma forma de pensamento retrógrado, utilizada no nazismo na segunda grande guerra, e na contemporaneidade por pessoas insensíveis, pois esse tipo de pensamento não pode ser permitido em sua sociedade evolucionista. O mundo é feito das diferenças e todas as raças têm o mesmo valor e a mesma importância para o mundo, não sendo nenhuma superior a outra. 
 O Brasil, por exemplo, apesar de ser considerado um país muito acolhedor, é também um país que vive muitos casos de relativismo cultural. Como exemplo podemos citar o preconceito que existe das pessoas que vivem nas grandes capitais do sudeste com os povos que migram do nordeste e muitas vezes são chamados de “paraíba” ou “cabeça-chata” e carregam o estigma de não serem bons trabalhadores e de atrapalharem o desenvolvimento do Brasil. Além disso, a região sul possui um movimento separatista, que alega que sua cultura é melhor e que sua região é mais desenvolvida. É interessante notar que todo esse relativismo cultural tem como origem a colonização brasileira, bem como a escravização de negros e índios e a imigração de europeus como trabalhadores livres.
 Destarte, o relativismo cultural se tornou uma forma muito importante mo combate ao etnocentrismo, pois é uma forma relevante de enaltecer as diferenças culturais e, assim, propor uma abordagem sem julgamentos pré-concebidos. Dessa forma, ela procura considerar o costume e a tradição como frutos de uma cultura específica, sem criar hierarquias ou noções de superioridades. É um conceito antropológico adotado pela maioria dos povos modernos na contemporaneidade. O relativismo cultural deve ser incentivado de forma ampla, para que prevaleça uma sociedade democrática e justa. Já o etnocentrismo deve ser combatido de todas as formas.

Continue navegando