Buscar

Documento (4)

Prévia do material em texto

2
Boa vista/RR
2021
DISCIPLINA: PRÁTICA CLÍNICA E PROCESSOS DE CUIDAR DA SAÚDE DO 
ADULTO.
RELATÓRIO UNIDADE I VIDEO AULA II: CONSULTA DE ENFERMAGEM EM 
UBS – SAÚDE DO IDOSO.
Professor:Geames Termineli 
Adriana de Souza e Oliveira- UP19217481
Trabalho na disciplina de prática clínica e processos de cuidar da saúde do adulto UNIP, para 
,obtenção de nota no 4° semestre da 
graduação de Enfermagem.
Boa Vista /RR
2021
 
Introdução 
O envelhecimento é um processo biológico e não deve ser considerado como uma 
doença. A gênese do conhecimento acerca dos fenômenos que permeiam o amadurecimento humano surgiu no início do século XX, assim, foram desenvolvidos estudos quanto aos atributos pertencentes nesta fase da vida.
Os idosos podem beneficiar-se ao máximo das ações de promoção da saúde desenvolvidas pelos enfermeiros das USF, que os ajudam a manter a sua independência e um envelhecimento saudável, melhorando, assim, sua qualidade de vida. O envelhecimento acarreta mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente, traz consigo algumas doenças como a Osteoporose, Hipertensão Arterial, Incontinência Urinaria, Diabetes, Alzheimer, Câncer, entre outras.
De acordo com o Pacto pela Saúde, o bem-estar do idoso está entre as prioridades governamentais do país, visto pela implantação de algumas das diretrizes da Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso, sendo esta uma estratégia que visa recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos aprovada sob a égide da portaria n 2.528 em 2006, devendo os profissionais de saúde receber treinamentos específicos para este cuidado.
Objetivo 
O enfermeiro, no que se refere às ações referentes à saúde da pessoa idosa, tem várias atribuições, dentre as quais está a realização da consulta de enfermagem, processo metodológico de sistematização de conhecimento configurado em método aplicado na perspectiva educativa e assistencial, capaz de dar respostas à complexidade do sujeito assistido. A realização da consulta de enfermagem tem seu aporte legal amparado na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, nº 7.498/86, que a legitima como sendo uma atividade privativa do enfermeiro .
Como relação à saúde do idoso, já e mais complicado pois tem que ter mais atenção ,os cuidados são mais redobrados ,são mais sensível, Conhecer, reconhecer, monitorar, acompanhar e avaliar as necessidades de saúde 
das pessoas idosas, considerando sua capacidade funcional e a heterogeneidade 
dos processos de envelhecimento.
2. Estabelecer o percurso da atenção de acordo com as necessidades identificadas, 
diferentes perfis de funcionalidade e condições de saúde da pessoa idosa.
As principais ações realizadas são:
Implementação da “Caderneta de Saúde do Idoso”;
Monitorar a taxa de internação por fratura do fêmur e combinar com municípios com mais de 100.000 residentes;
De acordo com as necessidades regionais, realizar ações de educação permanente com as autoridades regionais e municipais para solucionar problemas relacionados ao fortalecimento da saúde do idoso na atenção básica, envelhecimento saudável, prevenção da violência e prevenção de quedas.
Realização de exames ;
Diagnóstico de Enfermagem do idoso 
Para o diagnóstico de risco de infecção, a NIC Nursing Intervention fez 29 recomendações, mas as que se aplicam a clientes idosos são:
· Recomenda-se tomar banho todos os dias.
· Monitore fluidos e eletrólitos.
· Promova a vacinação.
· Controle a exposição a doenças infecciosas.
· Fornece suporte nutricional.
· Observe a aparência da pele.
· Monitore os sinais vitais.
 Material e Métodos 
Trata-se de um relatório sobre os cuidados com os idosos na unidade básica de saúde, tendo como objetivo explicar a forma de trabalho do enfermeiro, para como os idosos ,sendo um relatório pesquisando pra obter mais resultados. 
O enfermeiro desempenha, além de suas atividades exclusivas, uma série de outras atribuições, como coordenação de equipe, planejamento de atividades, mediação com a gestão e equipe, gerência e administração do serviço. Este acúmulo de atividades o sobrecarrega, impossibilitando-o de se dedicar às atribuições específicas de sua categoria profissional, como a consulta de enfermagem.14 Esta deve possibilitar a interação idoso-enfermeiro e permitir a coleta de dados quanto ao processo saúde/doença e envelhecimento, além de servir como subsídio para a aplicação de assistência de enfermagem com conhecimentos específicos em Geriatria.
Prescrições de enfermagem 
De acordo com os diagnósticos de enfermagem 
identificados, elaboraram-se propostas de prescrições de enfermagem, descritas a seguir (ver Optou-se por não utilizar nomenclaturas específicas, de modo que as prescrições 
de enfermagem foram elaboradas pelos autores, com base na literatura de cuidados ao idoso, 
buscando um cuidado mais direcionado a esse 
grupo etário.
Monitorar, registrando sinais vitais a cada 4h, identificando alterações; verificar intensidade urinária a cada troca de plantão; 
· pesar diariamente, contar 
· ou pesar fraldas de forma apropriada 
· controlando a diurese; manter registro 
· apurado de ingestão e débito de líquido, 
· assegurando adequado balanço hídrico; 
· monitorar estado de hidratação e estado hemodinâmico (pvc, pam), identificando alterações; avaliar local e extensão de edema.
CONCLUSÃO 
Portanto, percebemos a importância do papel do enfermeiro na vida do paciente internado, e os profissionais precisam utilizar instrumentos que auxiliem no seu cuidado e proporcionem uma melhor qualidade de vida às pessoas que cuidam.
Tratar a consulta de enfermagem de forma eficaz como uma atividade privada do enfermeiro pode expandir a autonomia profissional da enfermagem ao idoso e da enfermagem domiciliar. Porém, a falta de pressupostos teóricos do método para a enfermagem no desenvolvimento dessa prática dificulta a continuidade das ações de enfermagem.
REFERÊNCIAS 
https://www.scielo.br/j/rbgg/a/Sf6pG5Fw9JzcfhsVBzWRSGP/?lang=pt#

Continue navegando