Buscar

INICIAÇÃO ESPORTIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INICIAÇÃO ESPORTIVA
Parte superior do formulário
A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva. Tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas como força, velocidade e resistência, desenvolvendo tais capacidades de forma equilibrada e, também o especializando a partir do desporto praticado.
A periodização do treinamento para crianças e adolescentes deve seguir as etapas iniciais do processo de preparação a longo prazo, em que se procura o desenvolvimento como um todo. São subdivididas as etapas em: preparação preliminar; especialização desportiva inicial; treinamento profundo e, por fim, aperfeiçoamento desportivo.
A preparação preliminar tem como objetivo a preparação física multilateral; a vivência de variados gestos motores e a vivencia de gestos técnicos básicos da modalidade. Nesta etapa não representa a definição da modalidade desportiva a ser especializada. Tem duração de 2 a 3 anos, dependendo da idade de início. As atividades tem caráter recreativo utilizando elementos de diversas modalidades esportivas, prevalecendo o método de jogos, tem grande ênfase na velocidade e coordenação e as sessões de treino tem duração de 30 a 60 minutos. Os microciclos com 2 a 4 sessões de treino, com um volume anual de 100 a 300 horas, o que representa 10 a 15% da etapa de resultados superiores.
A especialização desportiva inicial tem como objetivo garantir a preparação multilateral, o início da preparação técnica e física especial. A maioria das modalidades coincide com o período da puberdade, tem também Prioridade na velocidade e coordenação. A resistência e a força ganham importância progressivamente. A preparação geral corresponde a 50 a 80%, a estrutura do ciclo anual apresenta as características do modelo tradicional, e as sessões de treino tem duração de 60 a 120 minutos e os microciclos com 3 a 5 sessões de treino, com um volume anual de 300 a 600 horas. Participação competitiva formal.
A etapa de especialização profunda tem como objetivo o aumento considerável da preparação especial, buscando a melhoria do rendimento e resultados esportivos, também tem como objetivo a avaliação e a estimativa do potencial do atleta. Há predomínio do desenvolvimento da força e da velocidade. A partir dos 15-16 anos aplicam-se aumentos significativos no desenvolvimento da resistência especial. Ocorre o aprofundamento da preparação técnica especializada e aumento da participação competitiva (40-70% da etapa de resultados superiores). Tem duração de 600 a 1000 horas anuais em 5 sessões de treino por microciclo, sendo que em períodos de férias escolares pode-se chegar a 10 a 14 sessões por microciclo. Período de preparação prolongados e delimitado em preparação geral e especial.
A etapa de resultados superiores tem como objetivo a obtenção de resultado máximo, a utilização de meios e métodos de maior potencial. Coincide com limites de idade ótimos, o volume anual é de 1000 a 1500 horas, podendo chegar a 1800 horas anuais. A preparação especial corresponde a 80 a 85% do volume total de horas treinadas. Eleva-se o número de microciclos de choque, com 15 a 20 sessões semanais, das quais podem apresentar de 5 a 8 sessões de cargas altas (choque e ordinária). O período preparatório é reduzido e o número de dias com competições eleva-se, chegando a 60 a 120 dias de competição.
Existe também a etapa de manutenção dos resultados que tem como objetivo a manutenção do Alto Nível dos resultados. Grande parte dos atletas não chega nesta etapa, dos que chegam grande parte trazem resultados altos (satisfatórios), porém não máximos. Ocorre a manutenção ou a redução de 5 a 10% do volume anual de horas treinadas em relação à etapa de resultados superiores. Os intervalos de recuperação são maiores dentro dos microciclos e mesociclos de recuperação entre os períodos competitivos contribuem para manutenção do desempenho elevadas. Quanto maior a necessidade da preparação física para o rendimento esportivo, menores as chances de manutenção dos resultados.
A partir dos diferentes discursos, podem-se evidenciar alguns fatores a favor da iniciação esportiva. Primeiro, existe uma divisão etária orientando a iniciação esportiva da criança, o que implica, por parte do professor, estabelecer objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação diferenciadas. Fica bem claro nas abordagens que há uma fase antecedendo a outra, existindo uma ordem. Não se enfatiza, na iniciação, a busca da especialização esportiva e da excessiva competitividade como fatores determinantes para rendimento e avaliação. Fatores estes evidenciados, posteriormente, na fase de especialização. Apesar da especialização não ser visada precocemente, é importante observar que essa divisão por idades reduz a iniciação esportiva a uma visão que a simplifica apenas do ponto de vista orgânico e motor. A criança também deve ser respeitada intelectual, social e emocionalmente. Nessa direção, o professor deve levar em consideração quais são as características pertinentes a esses domínios.

Continue navegando