Buscar

Atividade I Curricolo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade I 
Matéria: Currículo 
​No percurso de aprendizagem da unidade 1, vimos duas abordagens distintas acerca de currículo,  eficientismo e o progressivismo.  
O eficientismo é a abordagem marcada pelo resultado a partir da transposição do modelo industrial e fabril, resultado da Revolução Industrial, para a escola. O processo de aprendizagem é linear: professor ensina - expõe os conteúdos pré-definidos -, aluno aprende - escuta esses conteúdos -, aluno aplica esses conteúdos e, se conseguir reproduzir como o esperado, o professor atribui uma nota e o processo ensino-aprendizagem está completo.  
Já o progressivismo contrapõe-se à essa ideia. Nessa abordagem, a experiência humana ampla, diversa e complexa passa a ser considerada, e o conhecimento prévio do aluno, bem como a necessidade de sua postura ativa no processo do aprender se faz elemento definidor do sucesso do processo de ensino. O progressivismo questiona, principalmente, o fato do eficientismo considerar a escolarização apenas como evento para formação instrumental de métodos e a organização do currículo apenas sob a perspectiva técnica. 
Sabendo disso, veja, leia, assista e ouça com atenção as indicações a seguir:  
Figura
Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm  :
Texto
[...] O treino repetitivo e a memorização de regras, fórmulas, procedimentos ou verdades localmente organizadas, o famoso “decoreba”, são os meios pelos quais os professores, vistos nesta pedagogia como os “detentores do saber”, procuravam transmitir e expor o conteúdo pronto e acabado, tornando a prática docente mecânica e artificial. Ao aluno cabe apenas receber passivamente, sem nenhum tipo de questionamento, as informações transmitidas pelo professor e repeti-las corretamente, para se livrar do castigo e das notas baixas e receber prêmios (medalhas, distinções e quadros de honra) e “nota” para valorizar o seu esforço, que é visto como um requisito indispensável para a educação. O trabalho em grupo e o estímulo à cooperação quase não existe entre os alunos nesta tendência, tornando-os ensinados a competir, submetendo-os a um sistema classificatório. A avaliação, feita unicamente e pontualmente por meio de provas, é uma forma de verificar se o aluno conseguiu decorar com êxito o conhecimento transmitido pelo professor e não uma forma de fazer o aluno reelaborar seu conhecimento, ou seja, é somente por meio da avaliação que o desempenho do aluno no processo de aprendizagem é testado. [...] 
Disponível em:
<http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/799/517>. 
Vídeo
No palco do TED (2013), Sugata Mitra faz um desejo ousado para o TED Prize: ajudem-me a projetar a Escola na Nuvem, um laboratório de ensino na Índia, onde crianças podem explorar e aprender umas com as outras - usando recursos e monitoria da nuvem. Ouça a sua inspiradora visão dos Ambientes de Aprendizado Auto-Organizáveis (AAAO).  
Link:
<https://www.youtube.com/watch?v=Sw71Zrw0i3I>. 
Avaliação dissertativa 
 
A partir dos recursos de aprendizagem disponíveis (Texto, Figura e Vídeo), elabore um texto relacionando cada um desses recursos a corrente de pensamento com a qual melhor se identifica (eficientismo ou progressivismo), justificando e fundamentando sua resposta de acordo com as reflexões propostas pelos autores dos recursos e do conteúdo trabalhado na unidade 1. ​ 
R:
Nos últimos anos, a educação passou por várias mudanças, a escola vem tentando se adaptar às novas tecnologias e ás necessidades sociais, buscando um equilíbrio entre as teorias emergentes e as tendências. Como sabemos, a eficiência foi amplamente utilizada nas décadas de 1970/80 e continua a ser aplicada nas escolas “tradicionais”. Com as novas necessidades sociais e de trabalho, os alunos precisam ser reconhecidos como parte dos cidadãos e da sociedade mundial. Na sociedade em que vivem, o aluno não pode mais ser considerado quadro-brando, ele traz consigo conhecimentos e experiências anteriores, devendo ser admitido que faz parte dele e é respeitado pela instituição. Com isso, é óbvio que concordo com o progressismo, a finalidade da educação é formar mais alunos que realizam operações matemáticas, mas um cidadão que questiona, pesquisa e busca resolver os problemas dele e do mundo.

Continue navegando