Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No percurso de aprendizagem da unidade 1, vimos duas abordagens distintas acerca de currículo,  eficientismo e o progressivismo.  
O eficientismo é a abordagem marcada pelo resultado a partir da transposição do modelo industrial e fabril, resultado da Revolução Industrial, para a escola. O processo de aprendizagem é linear: professor ensina - expõe os conteúdos pré-definidos -, aluno aprende - escuta esses conteúdos -, aluno aplica esses conteúdos e, se conseguir reproduzir como o esperado, o professor atribui uma nota e o processo ensino-aprendizagem está completo.  
Já o progressivismo contrapõe-se à essa ideia. Nessa abordagem, a experiência humana ampla, diversa e complexa passa a ser considerada, e o conhecimento prévio do aluno, bem como a necessidade de sua postura ativa no processo do aprender se faz elemento definidor do sucesso do processo de ensino. O progressivismo questiona, principalmente, o fato do eficientismo considerar a escolarização apenas como evento para formação instrumental de métodos e a organização do currículo apenas sob a perspectiva técnica. 
Sabendo disso, veja, leia, assista e ouça com atenção as indicações a seguir:  
Figura
Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/tendencias-pedagogicas-brasileiras.htm  :
Texto
[...] O treino repetitivo e a memorização de regras, fórmulas, procedimentos ou verdades localmente organizadas, o famoso “decoreba”, são os meios pelos quais os professores, vistos nesta pedagogia como os “detentores do saber”, procuravam transmitir e expor o conteúdo pronto e acabado, tornando a prática docente mecânica e artificial. Ao aluno cabe apenas receber passivamente, sem nenhum tipo de questionamento, as informações transmitidas pelo professor e repeti-las corretamente, para se livrar do castigo e das notas baixas e receber prêmios (medalhas, distinções e quadros de honra) e “nota” para valorizar o seu esforço, que é visto como um requisito indispensável para a educação. O trabalho em grupo e o estímulo à cooperação quase não existe entre os alunos nesta tendência, tornando-os ensinados a competir, submetendo-os a um sistema classificatório. A avaliação, feita unicamente e pontualmente por meio de provas, é uma forma de verificar se o aluno conseguiu decorar com êxito o conhecimento transmitido pelo professor e não uma forma de fazer o aluno reelaborar seu conhecimento, ou seja, é somente por meio da avaliação que o desempenho do aluno no processo de aprendizagem é testado. [...] 
Disponível em:
<http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/799/517>. 
Vídeo
No palco do TED (2013), Sugata Mitra faz um desejo ousado para o TED Prize: ajudem-me a projetar a Escola na Nuvem, um laboratório de ensino na Índia, onde crianças podem explorar e aprender umas com as outras - usando recursos e monitoria da nuvem. Ouça a sua inspiradora visão dos Ambientes de Aprendizado Auto-Organizáveis (AAAO).  
Link:
<https://www.youtube.com/watch?v=Sw71Zrw0i3I>. 
Avaliação dissertativa 
 
A partir dos recursos de aprendizagem disponíveis (Texto, Figura e Vídeo), elabore um texto relacionando cada um desses recursos a corrente de pensamento com a qual melhor se identifica (eficientismo ou progressivismo), justificando e fundamentando sua resposta de acordo com as reflexões propostas pelos autores dos recursos e do conteúdo trabalhado na unidade 1. ​ 
Olá ADRIANA.
A educação já passou por diversas mudanças nos últimos anos, a escola vem tentando se adequar as novas tecnologias e demandas da sociedade, tentando encontrar um ponto de equilíbrio entre as teorias e correntes que vão surgindo.  
Como sabemos, o eficientismo já foi muito aplicado nos anos 70/80 e segue sendo aplicado nas escolas “tradicionais”, com as novas demandas sociais e de trabalho, percebeu-se a necessidade de que os alunos sejam reconhecidos como cidadãos do mundo e parte da sociedade em que vivem, não se pode mais ver um aluno como uma folha em branco, ele traz consigo conhecimentos prévios, vivencias que devem ser reconhecidas como parte de quem ele é e respeitadas pelas instituições. Com isso, fica claro que me identifico com o progressivismo, a educação com propósito de formar mais quem aluno que realiza operações matemáticas, mas um cidadão que questiona, pesquisa e busca soluções para problemas seus e do mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina