Buscar

9° ANO - ENSINO RELIGIOSO VESPERTINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA: EMEIEF CLARICE CAMPOS LEMOS
	
	ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO – ENSINO REMOTO
	
	SÉRIE: 9° Ano V.
	Professor: Mateus Miranda de Paula
	ALUNO (A):
	Período: 24/05/2021 a 04/06/2021
AMAMOS AS MÁQUINAS E USAMOS AS PESSOAS
Como anda o relacionamento entre as pessoas? Nesta luta frenética de ter que disputar e concorrer com nosso colega, neste "salve-se quem puder", num ambiente em que respiramos violência, facilmente atropelamos o respeito para com as pessoas. E hora de educar a sensibilidade para tornar nossa convivência mais humana e mais agradável. 
O outro é um valor 
As técnicas modernas, o individualismo, o consumismo certamente contribuem com as nossas relações humanas frias. Nós criamos as pessoas treinando-as para amar as máquinas e usar as pessoas. Isso é terrível. É uma perversão da relação, do ser humano com outro ser humano e do ser humano com as ferramentas. Vejo muitas crianças se relacionando tão bem com o computador e não sabendo se relacionar com as pessoas. Não sabem dar um "bomdia", não sabem ter atenção e respeito. 
Agora, por trás de tudo isto, o mais preocupante é não considerar o outro como um valor em si. As características pós-modernas omitem um valor que nem a família, nem a escola, nem as Igrejas conseguem mais passar, que é o valor do outro.
Porém temos que acreditar na possibilidade de reverter esta situação. Podemos nos espelhar nas boas tradições religiosas e comunitárias e criar novas relações uns com os outros, com a natureza, consigo mesmo e com Deus. 
Respeitar e ser respeitado 
O respeito é algo fundamental nas relações. Primeiramente, a gente tem que ter respeito por si próprio, se valorizar, para também respeitar o outro. Por exemplo, a relação entre professor e aluno muitas vezes poderia ser mais agradável. O professor deve exigir respeito de si mesmo, não porque é professor, mas porque é um ser humano desempenhando uma função para a qual está capacitado. Por outro lado, ele deve saber sentar em círculo, onde se possa ouvir uns aos outros. Aliás, o círculo é simbólico nas novas relações. 
Também o jovem é desrespeitado. A nossa sociedade tem uma tendência de respeitar apenas a quem produz. Então o adulto, na faixa etária de produzir, é respeitado não pelo que ele é, mas pelo que produz. É só ver a oferta de emprego. É exigida uma experiência. O desrespeito ao jovem começa aí. Assim, o jovem não tem o respeito que merece porque não está na faixa que a sociedade foca, na faixa que produz. 
Se nós queremos uma nova forma de convivência temos que debater e, especialmente, exercitar atitudes. Em casa, na escola, no dia-a-dia podemos descobrir formas novas de relações entre as pessoas. Até o ônibus é lugar propício para humanizar a nossa convivência e treinar nossa sensibilidade e o respeito ao outro.
Responda:
1) Porque precisamos ter respeito ao próximo?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
2) Nós temos que praticar respeito só com quem amamos? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O que pode acontecer com o mundo se ninguém respeitar o próximo?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando