Buscar

Roteiro de relatório bioquímica

Prévia do material em texto

Roteiro de relatório bioquímica 
Fermentação alcoólica
1.Introdução 
1.1 fale um pouco sobre:
Sacharomyces cerevisiane 
Micro-organismo utilizado em processos industriais de fermentação alcoólica. 
A aplicação de linhagens de S. cerevisiae na produção de bebidas e alimentos fermentados acompanha a história do desenvolvimento cultural, tecnológico e científico da humanidade. 
Durante a fermentação do vinho, ele é responsável pela síntese de compostos aromáticos, como ésteres voláteis, ácidos orgânicos, álcoois superiores, compostos carbonílicos e sulfurados, que determinam a constituição e as características organolépticas primordiais desta bebida
Descreva fermentação alcoólica?
Fermentação alcoólica
Nela o piruvato é reduzido a etanol (álcool etílico) num processo constituído por duas etapas. Na primeira, o piruvato é convertido em acetaldeído (constituído por dois átomos de carbono) e ocorre a liberação de dióxido de carbono. Em seguida, o acetaldeído é reduzido a etanol pelo NADH.
A fermentação alcoólica é realizada por algumas bactérias, fungos e células vegetais. 
Equação do processo: Glicose + 2ADP + 2Pi → 2 Etanol + 2CO2 + 2ATP + 2H2O
Qual objetivo da via Fermentativa? [NAD!!!]
O objetivo da dessa via seria a obtenção de energia que ocorre sem a presença de gás oxigênio, portanto, trata-se de uma via de produção de energia anaeróbia.
 
1.2 objetivo 
Avaliar a produção de CO2 pela fermentação da sacharomyces cerevisiae.
Mostra que o processo de fermentação alcoólica se caracteriza como uma via catabolica na qual há degradação de moléculas de açúcar (glicose ou frutose), no interior da célula de microrganismos (levedura ou bactérias) até a formação de etanol e CO2 havendo liberação de energia química e térmica.
2. Materiais e métodos 
2.1 descreva os materiais utilizados.
Fermento biológico 15g
Açúcar 30g
Agua morna (45°C) q.s.100 ml
4 garrafas de 150 ml
2 mangueiras 
2 conectores 
Bastão
Funil (café)
Papel de filtro (melitta)
Hidróxido de cálcio (pó branco – base)
Fenolftaleína (indicador ácido – base)
2.2 Descreva como foi o processo 
Nas duas garrafa foi adicionado 200 ml de agua e hidróxido de cálcio, misturando essa formula formando uma solução turva, em seguida foi passada no filtro de café com melitta tirando as partículas que não se dissolveu.
Na mistura que filtrada foi adicionado o indicador fenolftaleína mudando a cor da solução.
Na segunda garrafa foi adicionado 100 ml de agua morna com 15g de fermento biológico e açúcar.
 Na terceira garrafa foi adicionado agua e levedura.
A garrafa com levedura, açúcar e agua foi conectada com a garrafa que estava com a solução de hidróxido de cálcio.
Na outra agua com levedura foi ligada ao tubo da solução de hidróxido de cálcio.
Porem com tempo a garrafa que tinha levedura, açúcar e agua começou a ter fermentação, deixando a garrafa que estava conectada com hidróxido de cálcio turva até que ficou transparente somente com o pó em baixo da garrafa.
O hidróxido de cálcio reage com o CO2 surgindo assim fermentação na garrafa com levedura, açúcar e agua.
A outra solução agua e açúcar não mudou em nada.
3. Resultado e discussão 
Descreva o resultado observado e explique o que significa.
As leveduras utilizadas conhecidas popularmente como fermento, são micro-organismos que atuam enzimaticamente (zimase um complexo enzimático que catalisa a fermentação do açúcar em etanol e dióxido de carbono), sobre os glicídios, produzindo etanol (C2H505H) e gás carbônico (CO2).
Na obtenção do álcool a partir do açúcar comum, a sacarose que é polissacarídeo presente no açúcar foi convertido em etanol e gás carbono formando na fermentação reage como hidróxido de cálcio presente em uma solução na garrafa formando um precipitado branco, o carbonato de cálcio.
Um aspecto importante a ser considerado no processo de fermentação e que esse ocorre via glicólise no meio celular está ionizado na forma piruvato sofre descarboxilação pela ação da enzima piruvato descarboxilase, esta enzima necessita de Mg 2+ para catalisar a reação, possuindo também uma coenzima, a tiamina que serve como auxiliar no processo de catalise formando um aldeído, que posteriormente sofrera uma redução oxidando o NADH para NAD+ e formando o etanol pela enzima álcool desidrogenase que durante o processo liberara CO2 para o meio que é muito importante na fermentação.
4. CONCLUSÃO 
Concluísse que no experimento realizado o processo de fermentação depende do trabalho enzimático realizado pelas leveduras, como podemos ver a produção de álcool pode ser verificada a partir do precipitado branco, carbonato de cálcio que deposita-se na garrafa, sendo assim o rendimento do processo deve ocorrer em meio fechado devido a necessidade de produção de CO2, pois quando cessa oxigênio presente na garrafa, o processo enzimático recorre a outra via de reação a partir da redução do NADH para produzir O2 que é onde inicia-se também a fermentação alcoólica.
Bibliografia 
Retirado partes da aula PROFESSOR DALTON, GOOGLE
NOME: Ellen Cristina Moura Coelho Medeiros RA:202001186654
NOME: Cicero Renato Lacerda Da Silva RA:201908247525 
NOME: Luiz Miller Delfino Dos Santos RA:202008532477 
NOME: Jose Marcio Santos RA:202002686091
NOME: Dernivaldo Alves Medrado RA:202003014885

Continue navegando