Buscar

atividade 1 -gestão escolar pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1- 
Ao longo da unidade, você teve a oportunidade de perceber a evolução paradigmática do conceito de administração. Para tanto, você fez um percurso histórico sobre essa construção conceitual e suas contribuições para as novas perspectivas de gestão escolar. A gestão educacional é uma expressão que ganhou evidência na literatura e aceitação no contexto educacional, sobretudo a partir de 1990, e vem-se constituindo em um conceito comum no discurso de orientação de ações de sistemas de ensino e de escolas. A gestão escolar crítica é baseada na organização do trabalho pelo Projeto Político Pedagógico, por meio da gestão democrática e compartilhada na base do diálogo. Nessa perspectiva, concebe-se o homem em sua totalidade, enquanto ser constituído pelo biológico, material, afetivo, estético e lúdico. Nesse sentido, faz-se necessário que os homens, no desenvolvimento das práticas educacionais, em suas múltiplas e históricas necessidades, sejam considerados como sujeitos dos processos educativos.
A partir dos aspectos históricos apresentados até agora, caracterize o pensamento de cada uma das escolas administrativas que influenciaram a elaboração de modelos administrativos e quais foram os seus reflexos na concepção e organização da gestão escolar.
Resposta-
Podemos observar que através do tempo e do desenrolar histórico existiu uma mudança no tipo de administração, nos discursos e conceitos apresentados pelas escolas. Isso muito se reflete nas práticas e no dia a dia da organização. 
A escola clássica buscava o aumento da produtividade do trabalhador através de técnicas que ajudavam a diminuir o desperdício. Tinha como fundamento alguns princípios tais como; Princípio de planejamento que consiste em utilizar métodos comprovados pela ciência para substituir no trabalho critério individual do trabalhador; Princípio de preparo, consiste em selecionar o trabalhador de acordo com a suas aptidões e treiná-lo para produzir cada vez mais; Princípio do controle, consiste em controlar se o trabalho está sendo realizado da forma correta e estabelecida de acordo com o plano; Princípio da execução, consiste em atribuir responsabilidades diferentes para que o trabalho seja mais organizado.
Com o passar do tempo a escola clássica começou a ter alguns problemas em relação as insatisfações dos trabalhadores e outros problemas humanos nas organizações. Então surgiu a escola das relações humanas com o objetivo de humanizar as relações de trabalho. Ela estudou as relações sociais e a implicação delas na produção, por esse motivo segue alguns fundamentos como: princípios básicos de segurança, aprovação social, prestígio e autorrealização; autonomia, colaboração e confiança no trabalhador, foco nos aspectos emocionais e psicológicos;E a participação dos trabalhadores nas decisões comunitárias na empresa.
	A escola estruturalista visualiza a organização como uma grande unidade social, onde se relaciona de forma integrada. Ela se organiza de maneira burocrática através de normas, regulamentos e procedimentos. Ela traz uma nova visão para a parte administrativa da organização. É caracterizado por uma visão sistêmica, onde ocorre a compreensão do todo e também das partes. Esse modelo burocrático foi o que mais influenciou a administração escolar brasileira.

Continue navegando