Buscar

Case de Planejamento Financeiro - Luana Penteado N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do Caso – Planejamento Financeiro 
A empresa J&J, de acordo com a descrição do caso, nunca teve um planejamento financeiro para seguir com as suas atividades. Inclusive, utilizando as suas contas de forma equivocada – contas da empresa com a contas pessoal dos sócios – e com isso, levando a empresa a passar por essas dificuldades financeiras, informadas no video do caso. 
Levando em consideração o caso da empresa J&J Indústria Têxtil Ltda, é nítido verficar que a má condução do departamento financeiro, sem um planejamento financeiro, e sem a contração de um gerente financeiro, levaria a empresa ao pior das consequencias – o encerramento de suas atividades, deixando de lucrar e aumentando ainda mais o endividamento, podendo até chagar a falência da empresa. Podemos verificar que todas as ações que o Sócio fundador realizou foram disperdiçadas, e com isso, podemos verificar que a empresa não conseguiria mais sobreviver no ambiente competitivo e dinâmico. 
Com a entrada do novo gerente financeiro da J&J, o mesmo analisou as contas da empresa para verificar qual será o processo que ele deve implantar para que a empresa saia desse cenário de endividamento. Com isso, ele deve verificar as contas de cada setor da empresa, para que ele possa realizar uma análise minuncioasa e aplicar o planejamento financeiro, que irá atingir todas as áreas: realizar o fluxo de caixa adequado, verificar os prazos de vencimentos das contas à pagar e a receber e negociar com os forncedores e clientes um novo prazo, que case com os vencimentos da empresa. 
Na questão dos produtos que a empresa vende, o Gerente financeiro deverá realizar uma análise com o setor de prdoução e de vendas, para verificar o custo daquele produto e com isso, verificar o valor que será posto à venda. Pois não realizando essa análise, ele não terá a visibilidade de lucro que a empresa irá ter. Pois a vida financeira saudável da empresa depende dessa análise.
“Para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que o fluxo de caixa apresente liquidez, com ou sem inflação ou recessão, de forma a cumprir com seus compromissos financeiros, e que suas operações tenham continuidade, pois, se a empresa tem liquidez, ela pode gerar lucro. A gestão dos fluxos financeiros é tão relevante quanto a capacidade de produção e de vendas da empresa.”[footnoteRef:1] [1: SILVA, E. C. da. Como administrar o fluxo de caixa das empresas: guia de sobrevivência empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018.] 
O Gerente Financeiro seguindo essa linha de colocar todas as áreas da empresa dentro do planejamento financeiro, todos terão a visibilidade de quanto estão gastando com produtos, quanto estão gastando com a sua folha de pagamento, quanto estão gastando com a linha de bens ativos da empresa e cruzando a informação do quanto que a empresa está vendendo de produtos e com isso, saber se estão realmente lucrando ou se precisam melhorar em alguma parte da empresa – reduzir ou aumentar os custos para que o lucro ocorra. 
Inplantando esse planejamento, os sócios da J&J Indústria Têxtil Ltda, terão maior segurança financeira, economia (pois ela conseguirá economizar mais no dia a dia, pois a renda e os gastos mensais serão mensurados), uma análise mais clara do retorno dos seus investimentos, terão um acompanhamento do seu negócio, poderão tomar uma decisão com base nos números que serão mostrados e o melhor, praticidade e clareza de tudo o que está ocorrendo na empresa.

Outros materiais