A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
avaliação1administração

Pré-visualização | Página 1 de 2

41647 . 7 - Administração da Produção - 20211.C
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Alinne Fernandes da Silva
Nota finalEnviado: 28/05/21 12:18 (BRT)
9/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
A administração da produção evoluiu muito desde a Antiguidade até os dias atuais. O contexto global, as invenções e evoluções do pensamento contribuíram para que mudanças na forma de organizar a produção ocorressem, de modo a otimizar a produtividade e eficiência de suas operações. Neste cenário, Frederick Taylor foi um especialista cuja contribuição principal consistiu nos princípios da administração científica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da administração científica, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Ela consistiu na intercambialidade de peças e na linha de montagem móvel que favoreceram a produtividade e eficiência da produção.
2. 
Ela consistiu no aumento da escala de produção, a partir da mecanização de processos.
3. 
Ela consistiu na criação de um carro popular, para camadas menos abastadas da população.
4. 
Ela consistiu na utilização do aço em detrimento ao ferro, para a construção de ferrovias.
5. 
Ela consistiu na sistematização e padronização do trabalho, com vistas a aumentar a produtividade e eficiência da produção.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
principalmente porque a competição de forma globalizada levou as operações a ganharem importância, passando a ser o foco da gestão das organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução da administração da produção e suas contribuições para as organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) As operações passaram a ser gerenciadas de forma interna, contemplando as operações internas à produção. 
II. ( ) Evidenciaram-se contribuições da computação para outras áreas da administração da produção, como o planejamento e controle.
III. ( ) Com a transformação iniciada na indústria japonesa via filosofias de eliminação de desperdícios, a indústria buscou rever seus conceitos de qualidade.
IV. ( ) Técnicas e ferramentas de qualidade deixaram de ser desenvolvidas, visto que os gerentes de produção já possuíam o domínio necessário para administrar o processo produtivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, V.
2. 
V; F; F; F.
3. 
V, V, F, F.
4. 
F, F, V, V.
5. 
F, V, V, F.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Os dois principais objetivos da administração da produção são: a eficiência e a eficácia. Uma alta ou baixa eficácia e eficiência nas operações da produção podem ter impactos frente ao desenvolvimento das operações nas organizações. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os objetivos da administração da produção, analise as afirmativas a seguir: 
I. A eficiência consiste em utilizar os recursos organizacionais de forma adequada.
II. A busca pela redução de material e custo contribui para a eficiência da função ou unidade analisada.
III. Uma operação eficiente é aquela que usa os fins da melhor forma possível.
IV. A eficácia diz respeito a fazer coisas que são importantes para o colaborador.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
I e III.
3. 
I, II e III.
4. 
I, II e IV.
5. 
I e II.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
O início da produção em massa, com o desenvolvimento das unidades fabris e os progressos na produção de equipamentos, ganhou destaque devido à utilização da intercambialidade de peças, originalmente aplicada por Eli Whitney, em 1790, na fabricação de mosquetes destinados ao exército americano.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a intercambialidade de peças, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A intercambialidade de peças consiste na possibilidade de utilização de um item ou produto no lugar de outro(s), sem necessidade de adaptação ou ajustes para atender àquilo que se destina.
Resposta correta
2. 
A intercambialidade de peças pode dizer respeito à utilização de um componente no mesmo lugar, sem necessidade de trocas para atender àquilo que se destina.
3. 
Componentes intercambiáveis feitos à mão contribuíram para que o fluxo de produção e os custos de produção fossem considerados na estratégia organizacional.
4. 
A intercambialidade ou troca de peças ou componentes é realizada com vistas a minimizar a produtividade do processo de produção.
5. 
A intercambialidade de peças consiste na manutenção preventiva das peças usadas em um processo produtivo.
5. Pergunta 5
/1
A evolução de processos e características da administração da produção está relacionada às três primeiras fases da Revolução Industrial, cujas respectivas características foram determinantes para sua existência e evidenciarem a realidade dos processos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fases da Revolução Industrial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) A primeira fase da Revolução Industrial é caracterizada pelo início da mecanização de processos, a partir do desenvolvimento do motor a vapor criado por James Watt.
II. ( ) A terceira fase da Revolução Industrial é caracterizada pela descoberta do processo de fabricação do aço industrial, devido à sua resistência e baixo custo de produção.
III. ( ) A quinta fase da Revolução Industrial é caracterizada pelas grandes mudanças na forma de se organizar e desenvolver a produção, possibilitando gerar altos volumes de produção.
IV. ( ) A quarta fase da Revolução Industrial é caracterizada pela Indústria 4.0 e pelo uso intensivo das tecnologias de informação e ferramentas de comunicação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V.
2. 
F, V, F, F.
3. 
V, V, F, V.
4. 
V, F, F, V.
Resposta correta
5. 
V, V, F, F.
6. Pergunta 6
/1
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, diversas mudanças assolaram o mundo, como os produtos e serviços que passaram a ser demandados em maiores quantidades. Além disso, a população como um todo passou a consumir mais, buscando atender às necessidades reprimidas durante a guerra.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a evolução da administração da produção, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A evolução da administração da produção se mostrou presente neste período pós-guerra, dentre outros, por conta da transformação da indústria japonesa. 
Porque:
II. O Japão precisava, após a Segunda Guerra Mundial, utilizar seus recursos de forma eficiente, uma vez que os recursos eram escassos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta de I.
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. 
As asserções I e II são proposições falsas.
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
7. Pergunta 7
/1
As operações podem ser observadas a partir de algumas características, como volume, variedade, variação da demanda e visibilidade, e isso reflete as características organizacionais, determinando se são maiores ou menores, se possuem muitos ou poucos clientes, se são conhecidas pelo grande público ou não, dentre outros aspectos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as características das operações, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Em operações de baixo volume de produção, é possível observar baixa repetitividade, maior participação dos funcionários no trabalho e alto custo unitário de produção. 
II. ( ) Em operações de alta variedade, é possível observar