Buscar

Questões de Introdução à Fisiologia Endócrina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de Introdução a Fisiologia Endócrina
1. Quais as funções básicas do sistema endócrino? Garantir a reprodução, promover crescimento e desenvolvimento e garantir a homeostasia do meio interno.
2. Como o sistema endócrino é capaz de realizar as funções anteriores? Através da interação funcional celular e do fluxo de informação intercelular.
3. O que a célula alvo precisa para permitir a atuação endócrina? Precisa reconhecer as moléculas produzidas pelas células secretoras e necessita gerar uma resposta que modifique alguma função da célula alvo.
4. Quais os tipos de comunicação local? Junções comunicantes, sinais dependentes de contato, sinais autócrinos e sinais parácrinos.
5. Descreva a forma de comunicação dos tipos citados. 
Junções comunicantes: formam conexões citoplasmáticas diretas entre células adjacentes.
Sinais dependentes de contato: necessitam de interação entre moléculas da membrana de duas células.
Sinais autócrinos: atuam na mesma célula que os secretam (não necessariamente da célula que secretou, mas pode ser em outra célula que seja o mesmo tipo da célula que secretou. Por exemplo, um adipócito secretou leptina que atuou em outro adipócito.)
Sinais parácrinos: atuam em célula próxima/vizinha da célula que secretou (Nesse caso, atuam em células diferentes. Por exemplo, um adipócito libera um hormônio que atua em uma célula endotelial adjacente.)
OBS.: Hormônios são mediadores.
6. Diferencie neurotransmissor, neuromodulador e neuro-hormônio. Neurotransmissor é uma substância secretada por neurônios na fenda sináptica. Neuromodulador é uma substância que possui a capacidade de prolongar ou reduzir o efeito de um neurotransmissor, ou seja, podem modular a excitabilidade de uma membrana, e normalmente atuam em conjunto com os neurotransmissores, porém sem alterar a essência de sua transmissão. Neuro-hormônio é qualquer hormônio produzido e liberado pelas células neuroendócrinas no sangue.
7. Cite 5 características de um hormônio. É uma substância química (molécula) não nutriente, secretado por uma célula ou grupo de células, possui efeitos em concentrações muito baixas, ligam-se a receptores localizados nas células alvo e sua ação é finalizada, ou seja, ele, logo, é metabolizado para gerar uma resposta na célula alvo.
8. Defina a veracidade das seguintes afirmações e cite um exemplo em comprovação.
a) Todos os hormônios são secretados na corrente sanguínea. Falso, o hormônio T3 é liberado dentro da própria célula que possui receptor para ele e produz o T4.
b) Todos os hormônios são transportados para alvos distantes. Falso, 
9. Defina fatores e os diferencie de hormônios. (Na prática, fatores são iguais a hormônios. Por exemplo, citocinas que podem ser transportadas por via parácrina ou autócrina. Para afirmar que uma molécula é hormônio, é necessário atender muitos critérios e comprová-los, por isso, algumas substâncias são definidas como fatores no lugar.) Citocinas e fatores são grupos de moléculas diferentes, as diferenças são funcionais.
10. Cite os mecanismos de ação do sistema endócrino. Controle da taxa de reações enzimáticas, transporte de íons ou moléculas através de membranas celulares e expressão gênica e a síntese proteica.
11. Quais são os tipos de receptores existentes na célula? Receptores de sinais intracelulares (A molécula sinalizadora se difunde para o receptor intracelular localizado no citosol ou no núcleo, essa molécula sinalizadora é lipofílica, pois atravessa a membrana citoplasmática. As respostas desse tipo de sinal são mais lentas, pois os efeitos são mudanças na expressão gênica e influencia na síntese proteica.) e receptores de membrana celular (A molécula sinalizadora se liga ao receptor localizado na membrana celular, ela não entra na célula e quando se liga, logo, gera uma resposta mais rápida que gerada por sinais intracelulares.)
12. O que é a dessensibilização (downregulation ou upregulation) celular? Quando a célula para de ser afetada pelo hormônio ou enfrenta dificuldades em responder ao hormônio.
13. O que é fração livre do hormônio? É, normalmente, a porção do hormônio disponível no sangue que é medido para verificação dos níveis adequados da substância no organismo. Geralmente, é uma quantidade que se mantém constante. Estoque circulante do hormônio. Mantém-se constante por equilíbrio dinâmico, o hormônio vai estar sendo produzido e degradado em taxas constantes.
14. Quais os mecanismos que interferem na disponibilidade da fração livre do hormônio? Degradação, ligação a proteína carregadora (no caso de hormônios lipossolúveis) e produção pela célula endócrina.
15. O que é a lei de ação de massa e qual a relação dessa lei com a dinamicidade da fração livre do hormônio? 
16. Como é percebido a oscilação da fração livre do hormônio no organismo? A célula endócrina possui receptores que promovem a retroalimentação negativa.
17. Para a liberação do hormônio hidrossolúvel, peptídico, qual o acontecimento celular? Aumento da concentração de cálcio intracelular.

Continue navegando