Buscar

Revisão de prova - Saúde do trabalhador

Prévia do material em texto

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADES DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM 
CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE
 
 
Revisão de Prova
Gissele Rodrigues da Silva 18266089
 
   
RESENDE
 2020 
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
FACULDADES DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM 
CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE
Revisão de Prova
Revisão de Prova apresentado a Profª Paula Cristina S. Cavalcante como requisito parcial para atendimento do plano de ensino e cronograma de atividades relativas à avaliação de 4° bimestre para a disciplina de Saúde do Trabalhador da Associação Educacional Dom Bosco, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Acadêmica: Gissele Rodrigues da Silva.
RESENDE
2020
1) Um dos acidentes de trabalho mais comuns na enfermagem é
Escolha uma:
a. Queda do mesmo nível.
b. Lesão na coluna pelo levantamento de peso usando a mecânica corporal adequada.
c. Acidente com material perfurocortante (caixa cheia)
d. Ser atingido por secreções por usar equipamento de proteção adequadamente.
Justificativa: Um dos acidentes de trabalhos mais acometidos é o acidente com material perfurocortante (caixa cheia), as caixas devem ser mantidas em um suporte especifico, e deve ter uma vistoria diariamente as condições de lotação e integridade das caixas recolhendo as que atingirem o limite máximo de preenchimento sempre que necessário para evitar os riscos de acidentes de profissionais de saúde.
2) A anamnese ocupacional refere-se a uma avaliação clínica (histórico da saúde do trabalhador) para verificar as condições gerais de saúde do funcionário que se pretende contratar.
Escolha uma:
a. demissional.
b. de mudança de função.
c. periódico.
d. admissional.
Justificativa: O Exame admissional é uma avaliação médica obrigatória prevista no artigo 168 da CLT, ele precisa ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades. Caso não seja feito, a empresa e o funcionário podem enfrentar uma série de problemas posteriormente.
3) Analise o relato a seguir:  sou técnica de enfermagem há 20 anos, já passei pelo pronto socorro, clínica cirúrgica, unidade de terapia intensiva e atualmente estou na clínica médica A enfermeira durante o plantão e fora dele me liga três vezes ao dia, envia várias mensagens no WhatsApp, envia áudio e cobra a toda hora, inclusive fazendo piadinhas de mau gosto. Estou pensando em pedir demissão, não consigo fazer isso parar e não sei o que vai acontecer, mas sei que está acabando com a minha saúde e da equipe que trabalho. O relato ilustra uma situação de:
a. Assédio moral.
b. Síndrome de Burnout.
c. Depressão.
d. Absenteímo.
Justificativa: Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. Geralmente, tal expressão se refere a atos ocorridos durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
4) De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que até 2020 ela esteja no topo da lista. Ainda segundo a OMS, a média de falta no trabalho de um indivíduo com depressão é de sete dias por mês, enquanto a média geral é uma vez a cada 30 dias. Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade d e Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles¿ (Portal do Servidor, maio de 2008). Assinale a alternativa correta sobre a depressão e os demais transtornos mentais no trabalho:
Escolha uma:
a. Os transtornos mentais não devem ser pauta para as ações de Saúde do Trabalhador, pois não tem relação com as questões ocupacionais.
b. O texto justifica o investimento maciço do Governo nas doenças ocupacionais de ordem física, como asma ocupacional e silicose.
c. Para o estabelecimento do nexo causal para os transtornos mentais, é importante conhecer a trajetória de vida do trabalhador, e não somente sua realidade ocupacional.
d. Os transtornos mentais são influenciados unicamente por fatores psicológicos, como autocrítica e medo.
Justificativa:  inserção da psicologia no campo da saúde do trabalhador lhe abre um conjunto variado de possibilidades de atuação, entre essas, o estabelecimento do nexo causal entre o trabalho e o adoecimento mental. O reconhecimento deste vínculo permeia os diferentes campos de atuação da psicologia e implica uma compreensão do humano que dá conta de suas várias dimensões. O trabalho é o modo de ser do homem, e como tal permeia todos os níveis de sua atividade, seus afetos, sua consciência, o que permite que os sintomas se escondam em todos os lugares.
5) A depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que até 2020 ela esteja no topo da lista. Ainda segundo a OMS, a média de falta no trabalho de um indivíduo com depressão é de sete dias por mês, enquanto a média geral é uma vez a cada 30 dias. Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles (Portal do Servidor, maio de 2008). Assinale a alternativa correta sobre a depressão e os demais transtornos mentais no trabalho:
Escolha uma:
a. Os transtornos mentais são influenciados unicamente por fatores psicológicos, como
autocrítica e medo.
b. A depressão apresenta um baixo índice de afastamento do trabalho, o que justifica a
prioridade das ações de Saúde do Trabalhador em outras doenças.
c. Os transtornos mentais não devem ser pauta para as ações de Saúde do Trabalhador, pois não tem relação com as questões ocupacionais
d. Para o estabelecimento do nexo causal para os transtornos mentais, é importante conhecer a trajetória de vida do trabalhador, e não somente sua realidade ocupacional.
Justificativa: inserção da psicologia no campo da saúde do trabalhador lhe abre um conjunto variado de possibilidades de atuação, entre essas, o estabelecimento do nexo causal entre o trabalho e o adoecimento mental. O reconhecimento deste vínculo permeia os diferentes campos de atuação da psicologia e implica uma compreensão do humano que dá conta de suas várias dimensões. O trabalho é o modo de ser do homem, e como tal permeia todos os níveis de sua atividade, seus afetos, sua consciência, o que permite que os sintomas se escondam em todos os lugares.
6) A origem da saúde do trabalhador acontece na década de 60 em países ocidentais no Brasil surge nos anos 80, movimento marcado "pelo questionamento do sentido da vida, o valor da liberdade, o significado do trabalho na vida, o uso do corpo, e a denúncia do obsoletismo de valores já sem significado para a nova geração" (Mendes, 1991, p. 344). Como característica da Saúde do Trabalhador, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Todas as ações de saúde estão centradas no médico, que é responsável pela prevenção, promoção e assistência aos trabalhadores.
b. O principal objetivo, visa fazer o controle dos riscos ambientais através de ações de higiene dos ambientes de trabalho.
c. O modelo tem o objetivo a adaptação física e mental dos trabalhadores aos setores de trabalho.
d. Tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde através de ações de assistência e vigilância dos ambientes de trabalho.
Justificativa: A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
7) Conforme a NR 7 o Programa de Controle Médico Ocupacional, o exame médico que acompanha a saúde do trabalhadordenomina se
Escolha uma:
a. Periódico.
b. Readaptação.
c. Admissional.
d. Demissional.
Justificativa: O exame periódico é uma avaliação clínica dos empregados, realizada a cargo da empresa, que se dá em intervalos de tempo determinados pela legislação, para que seja possível monitorar a saúde física e mental dos trabalhadores.
8) Bernardino Ramazzini nasceu em 4 de outubro de 1633, na fase adulta desenvolveu seus estudos como professor de Medicina na Universidade de Pádua, na Itália, de 1700 até sua morte em 5 de novembro de 1714. Sobre sua contribuição à Ciência, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento de máquinas e tecnologia.
b. Descreveu doenças que acometem os trabalhadores em 52 ocupações desenvolvendo a anamnese na escuta dos trabalhadores adoentados.
c. Escreveu sobre a silicose, conhecida como "asma dos mineiros".
d. Descreveu o quadro clínico da intoxicação por chumbo de trabalhadores de mina, além de epidemias em que as relacionava a fatores sociais e ambientais.
Justificativa: Bernardino Ramazzini, médico italiano nascido em Carpi, em 1633, é considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pela contribuição do livro As Doenças dos Trabalhadores, este foi um dos trabalhos pioneiros e base da medicina ocupacional, que desempenhou um papel fundamental em seu desenvolvimento. 
9) A Saúde do Trabalhador surge nos anos 80 no Brasil, em um movimento iniciado por volta da década de 60 em países ocidentais, marcado "pelo questionamento do sentido da vida, o valor da liberdade, o significado do trabalho na vida, o uso do corpo, e a denúncia do obsoletismo de valores já sem significado para a nova geração" (Mendes, 1991, p. 344). Como característica da Saúde do Trabalhador, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Este modelo mantém o referencial da Medicina do Trabalho, pautado em uma visão mecanicista.
b. Tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde através de ações de assistência e vigilância dos ambientes de trabalho.
c. As ações de saúde são centradas na figura do médico, que é responsável pela prevenção, promoção e assistência aos trabalhadores.
d. Como principal objetivo, visa o controle dos riscos ambientais através de ações de higiene dos ambientes de trabalho.
Justificativa: A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
10) Identificar os sinais e sintomas dos transtornos psíquicos em um trabalhador é fundamental para minimizar a negligência por parte do empregador em relação ao empregado. Assinale a alternativa que apresenta um sinal ou sintoma de distúrbio psíquico.
Escolha uma:
a. Reumatismo.
b. Depressão.
c. Absenteísmo.
d. Surdez parcial.
Justificativa: Os sintomas variam muito e podem afetar o humor, o raciocínio e a capacidade de interagir com os outros. Depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Contudo, felizmente também é tratável. A depressão provoca sentimento de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer.
Referências:
JACQUES, M.G. “O nexo causal em saúde/doença mental no trabalho: uma demanda para a Psicologia”. Psicologia & Sociedade; 19, Edição Especial 1: 112-119, 2007. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/psoc/v19nspe/v19nspea15.pdf. 
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde do trabalhador e da trabalhadora [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Cadernos de Atenção Básica, n. 41 – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.
Cavalheiro, G., Tolfo, S. R. Trabalho e depressão. Psico-USF, v. 16, n. 2, p. 241-249, mai./ago. 2011.

Mais conteúdos dessa disciplina