Buscar

Resenha Filme Olga

Prévia do material em texto

D
Universidade Estácio de Sá de Ribeirão Preto
Curso: Publicidade e Propaganda
Resenha Crítica do Filme “Olga”
Aluno: Jaqueline Souza Silva Minto (Matrícula: 202102382874)
Ribeirão Preto
2021 
Olga uma mulher corajosa, determinada, feminista, guerreira nos ensina o quanto é importante saber de nossos valores e deveres junto a nossa comunidade e sociedade. Saber lutar e reivindicar nossos direitos de cidadãos. Olga se mostra uma mulher determinada desde crianças, uma menina resistente. Aos 15 anos Olga fez parte de uma organização clandestina. Se tornou procurada pela justiça Alemã após resgatar seu namorado Otto Braun , da prisão de Moabit em Abril de 1928, e por conta disso , Olga foi considerada uma traidora da pátria pelo governo alemão que chegou a oferecer recompensa por sua prisão. Foi assim então que ela fugiu para União Soviética. Olga nos ensina que jamais devemos deixar de acreditar em um mundo melhor, e nos mostra isso quando ela decide então enfrentar seus pais para lutar a favor do comunismo, mesmo sendo mulher em meio aos homens ela entra para fazer o treinamento militar e aguentar firme e forte como seus colegas sem ao menos pensar em desistir. Ela não deixar de acreditar em sua capacidade de fazer a diferença, quando resolver deixar sua família, dinheiro e todo luxo que seus pais pudessem proporcionar. Na parte em que Olga diz ao Preste que é melhor não ter família para não ter que se despedir e não ter a quem a espera, ela apenas quis passar ser uma mulher forte e independente, e bem sabemos que nossas famílias é a joia mais preciosa que podemos ter na vida. Ao decidir levar Prestes ao Brasil ela tem consciência de sua luta e sabe também de todo risco que corre, sabe dos monstros que terá que enfrentar até a chegada de Prestes ao Brasil, e ainda sim insiste em cumprir com sucesso sua missão decide continuar lutando e defendendo. Preste até o Brasil. 
Quando o movimento revolucionário é derrotado pelas forças de Vargas, Olga e Prestes são presos pelo chefe de polícia. Diante da possibilidade de ser deportada, Olga divulga sua gravidez e solicita asilo político por ser casa e estar gravida de Prestes.Porém sem sucesso é deportada pelo governo de Vargas para Alemanha Nazista, tento sua filha Anitta na prisão, incomunicável de seu amado preste e de sua família, Olga recebe a triste notícia que sua filha após termina a amamentação será levada por nazista entrando em desespero, sentindo uma dor jamais sentida antes por ela. E quando chega o dia, Olga aos berros e gritos chora ao verem levarem sua filha Anitta.E sem saber sua filha Anitta é entregue a avó paterna, onde é levada e cuidada por sua sogra e cunhada acreditando que as nazistas pudessem ter assassinado sua filha, uma bebe apenas inocente um ser humano. Olga passa dias e dias tristes até que recebe uma carta de preste dizendo que Anitta está sendo bem cuidada por sua mãe e irmã.
Infelizmente Olga morreu no campo de concentração, deixando sua filha e seu marido. Somente anos depois Anitta e Preste puderam ter acesso a última carta de Olga dizendo: ‘’lutei pelo justo pelo bom e pelo melhor do mundo’’. 
Olga lutou até o fim ao lado da revolução. E em uma de suas cartas dizia: Preparar-me para a morte não significa que me renda, mais sim saber fazer lhe frente quando ela chegue. Se Olga não foi a última a morrer ela foi uma das, pois resistiu bravamente, como uma mulher forte que ela sempre foi. E pudemos perceber que a Luta de Olga foi apenas o começo de uma luta sem fim, hoje nos deparamos com lutas diárias por nossos direitos, por respeito com as mulheres, respeito com nosso corpo, respeito com nossas vidas, lutas que constantemente precisamos morrer para que alguns possam entender.

Mais conteúdos dessa disciplina