Buscar

Redes de computadores- questões

Prévia do material em texto

Redes de computadores
Aluna: Lídia Lira da França
Atividade de pesquisa 
1. Descreva um Mainframe e suas características.
Resposta: Mainframes são enormes computadores potentes utilizados para processar um alto volume de dados de informações.Características básicas:
- Grande velocidade de processamento;
- muitos usuários simultâneos;
- Requer instalações especiais e refrigeradas;
- Usado por especialistas e grandes corporações;
- Grande impacto nas empresas (dependência total);
- custo elevado, manutenção e instalação
2. Pesquise na Internet sobre os mainframes elencando:
a) Onde e como os Mainframes são utilizados hoje em dia? Explique exemplifique.
Resposta: Bancos, utilizam para processar dados de pagamentos, transferências, operações.
b) Os Mainframes correm o risco de serem substituídos por servidores corporativos?
Resposta:
c) Histórico da criação dos Mainframes, quem criou, capacidade, finalidade, quem operava. (Coloque figuras para ilustrar)
Resposta: A criação de Mainframes retorna a tempos distantes, na década de 1950, onde mainframes não eram apenas os maiores computadores, eram os “únicos” computadores, que somente algumas empresas tinham recursos suficientes para possuí-los.O desenvolvimento dessas tecnologias aconteceram em “gerações” desde então. A primeira geração de sistemas, IBM 705, foram criados em 1954 (!!!!). Porém esses sistemas eram criados especificamente para uma empresa, não tinham um objetivo genérico que se adaptasse às vontades do cliente. Na década de 60 foi criada a nova geração Mainframe, o sistema S/360. Esse sistema foi a primeira business machine IBM com hardware e software genérico, que podia se adaptar aos objetivos do cliente. Foi uma revolução no método Mainframe de pensar.
d) Hoje em dia quais os principais fabricantes? (Coloque figuras para ilustrar).
Resposta:
AICSYS Inc 
Fujitsu 
Hewlett-Packard 
IBM 
3. Cite as vantagens com o surgimento da rede de computadores.
Resposta:
Permite o compartilhamento de vários dispositivos e drivers como: compartilhamento de arquivos de trabalho, compartilhamento de programas, compartilhamento de periféricos, compartilhamento de impressoras, compartilhamento de acesso à internet, compartilhamento de CD-ROM e compartilhamento diretórios do disco.
4. Fale sobre a rede ponto a ponto.
Resposta: é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.
5. Pesquise sobre a rede ponto a ponto, historia, criação, finalidade, vantagens, desvantagens. Ainda é utilizada hoje em dia?
Resposta: O P2P é o resultado da tendência natural do desenvolvimento de engenharia de software com a disponibilidade de tecnologia para a criação de redes maiores.
A tendência das últimas décadas tem crescido com a necessidade das aplicações empresariais, o que resultou na substituição dos sistemas monolíticos por sistemas distribuídos. As redes informáticas começaram a crescer, tornando-se cada vez maiores e mais poderosas, os utilizadores começaram a cada vez ser mais, a banda larga tornou-se cada vez mais barata e poderosa, sendo fácil de aceder.
6. Fale sobre a rede cliente-servidor.
Resposta: é uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.
7. Pesquise sobre a criação do Modelo Cliente-Servidor, finalidade, características, vantagens, desvantagens, explique qual o papel do cliente e qual o papel do servidor em uma rede cliente-servidor.
Resposta: Geralmente os clientes e servidores comunicam através de uma rede de computadores em computadores distintos, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador.Um servidor é um host que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes. Um cliente não compartilha qualquer de seus recursos, mas solicita um conteúdo ou função do servidor. Os clientes iniciam sessões de comunicação com os servidores que aguardam requisições de entrada.
8. Pesquise sobre cada Topologia de Rede citada abaixo:
a) Topologia em malha;
Resposta: A topologia de rede é o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e pode ser descrito física ou logicamente. Há várias formas nas quais se podem organizar a interligação entre cada um dos nós da rede.
b) Topologia em barramento;
Resposta: Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores estão ligados por vários cabos em vários barramentos físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento.
c) Topologia em anel;
Resposta: A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso
d) Topologia em estrela
Resposta: Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.
e) Topologia mista.
Resposta: 
Estrutura Mista ou Híbrida. A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.
9. Pesquise sobre os principais componentes de rede: hub, switch, roteador. Elencando: criação, finalidade, principais fabricantes antigos e atuais.
Resposta:
HUB: O termo “hub” pode ser traduzido como “ponto central”, o que dá uma ideia bastante clara do objetivo desses aparelhos. Com a função de interligar computadores em uma rede local, o hub recebe dados vindos de um computador e os retransmite para outra máquina. Durante o processo, outros usuários ficam impossibilitados de enviar informações.
SWITCH: Os switches são aparelhos bastante semelhantes aos hubs, tendo como principal diferença a forma como transmitem dados entre os computadores. Enquanto hubs reúnem o tráfego em somente uma via, um switch cria uma série de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.
ROTEADOR: os roteadores têm como principal vantagem atuar de forma mais inteligente que os switches. Além de estabelecer a comunicação entre duas máquinas, esses dispositivos também possuem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve seguir até seu destino. Com isso, a velocidade de transferência é maior e a perda de dados durante a transmissão diminui consideravelmente.
10. Crie um cenário onde melhor se adequa usar o hub.
Resposta: interconectar os computadores de uma rede local de uma escola.
11. Crie um cenário onde melhor se adequa usar o switch.
Resposta: rede baseada em switch está menos suscetível a falhas de comunicação. Além disso, esse tipo de equipamento se mostra bastante adequado a redes relativamente grandes.
12. Crie um cenário onde melhor se adequa usar o roteador.
Resposta: uma empresa que ocupa um prédio de três andares e tem uma rede em cada um deles pode usar um roteador para interligá-las e, ao mesmo tempo, conectá-las à internet.

Continue navegando