A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
A2 GESTÃO DE CRÉDITO, COBRANÇA E RISCO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
A análise vertical se baseia em valores percentuais calculados das demonstrações financeiras. Isso é feito dividindo-se o valor de cada conta por um valor base. No caso do Balanço Patrimonial, calculamos o percentual de todas as contas em relação ao Total do Ativo, desta forma por meio desta análise é possível verificar a participação percentual histórica de cada conta no BP sobre o ativo total.
Diniz, Natália. Análise das demonstrações financeiras. Rio de Janeiro : SESES, 2015. 85 p.
Considerando o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir acerca dos pontos positivos da análise vertical favorável a empresa.
I) Quando as duplicatas a receber apresentam maior participação sobre o ativo total do que os estoques, temos uma situação favorável com relação à análise vertical.
II) As despesas financeiras apresentam menor participação sobre a receita líquida de vendas.
III) Os investimentos em imobilizações geraram contrapartida desfavorável com o aumento do lucro operacional.
IV) Os custos de produção apresentam menor participação sobre a receita líquida de vendas.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As duplicatas a receber apresentam maior participação sobre o ativo total do que os estoques, ou seja, a posição vendida é maior do que a posição estocada. Já as despesas financeiras apresentam menor participação sobre a receita líquida de vendas, contribuindo para maior capacidade e cobertura de juros com o lucro operacional.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
Ao realizarmos a análise do capital de giro é também fundamental o estudo do ciclo operacional (CO) e do ciclo de conversão de caixa (CCC). Para o cálculo do CO e do CCC, também é necessário calcular o prazo médio de pagamento (PMP), o prazo médio de recebimento (PMR) e a idade média do estoque (IME).
Considerando o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir acerca do ciclo operacional
I) O ciclo operacional (CO) é o prazo decorrido do início do processo de produção até a entrada de caixa resultante da venda do produto acabado.
II) O ciclo operacional (CO) é o curto prazo decorrido do início do processo de produção até a saída de caixa resultante da venda do produto.
III) O ciclo operacional (CO) é mensurado em tempo: idade média do estoque (IME) + prazo médio de recebimento (PMR).
IV) O ciclo operacional (CO) é mensurado em tempo: idade média do capital de giro (IMC) + prazo curto de recebimento (PMR).
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Pois o Ciclo Operacional (CO) refere-se ao o prazo decorrido do início do processo de produção até a entrada de caixa resultante da venda do produto acabado. Desta forma o Ciclo Operacional (CO) é mensurado em tempo, ou seja, a idade média do estoque (IME) + prazo médio de recebimento (PMR). Para a realização deste cálculo, utilizamos a seguinte fórmula: CO = IME+PMR.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Leia o trecho a seguir.
Uma empresa de fertilizantes realizou vendas com um valor de R$20 milhões (ano), seu custo de mercadoria vendida (CMV) foi equivalente a 85% das vendas e as compras para o estoque igual a 65% do CMV. Considerando que a idade média do estoque (IME) é de 90 dias, o prazo médio de recebimento (PMR) de 60 dias e o prazo médio de pagamento (PMP) de 45 dias.
Considerando o trecho apresentado, assinale a alternativa correta que corresponde ao valor se a empresa conseguisse reduzir seu PMR em 5 dias, reduzindo o CCC.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
 273.972
	Resposta Correta:
	 
 273.972
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Considerando que a empresa conseguisse reduzir o seu PMR em 5 dias reduzindo, para realizar esse cálculo basta multiplicar 20 milhões (20.000.000)*5/365. Desta forma temos como resultado de contas a receber: 273.972. Ressaltando que para reduzir o CCC, a empresa pode reduzir o PMP, negociando prazos maiores com os fornecedores e/ou aumentando o PMR, negociando prazos menores com os clientes.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
Os índices financeiros são muito utilizados para determinar a situação de uma empresa, se ela está muito endividada, se possui liquidez satisfatória, se está eficiente operacionalmente e, principalmente, se está sendo lucrativa ou amargando prejuízos. Os índices financeiros podem ser classificados em quatro categorias principais: liquidez, atividade, endividamento e lucratividade.
Considerando o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I) O Índice de liquidez corrente mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo.
II) O Índice de liquidez seca assemelha-se ao de liquidez corrente, mas exclui do cálculo o estoque.
III) Os índices de atividade mensuram a velocidade com que diversas contas se convertem em vendas.
IV) O índice de endividamento de uma empresa indica o volume de dinheiro próprio que ela utiliza para gerar lucros.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O Índice de liquidez corrente mede a capacidade da empresa de pagar suas obrigações de curto prazo. Quanto maior o índice de liquidez corrente mais liquidez possui a empresa, ou seja, menor é seu risco e menor a chance de se tornar insolvente e ir à falência. O Índice de liquidez seca, assemelha-se ao de liquidez corrente, mas exclui do cálculo o estoque, que costuma ser o menos líquido dos ativos circulantes. Já os índices de atividade mensuram a velocidade com que diversas contas se convertem em vendas ou caixa, ou seja, entradas e saídas.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
Chamamos de ciclo de conversão de caixa (CCC) o período durante o qual os recursos da empresa ficam aplicados, este ciclo também é conhecido como o tempo entre o pagamento dos fornecedores até o recebimento dos valores recebidos pela venda desses produtos.
Considerando o trecho apresentado, assinale a alternativa correta que corresponde ao ciclo de conversão de caixa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O ciclo de conversão de caixa (CCC) é calculado subtraindo-se o prazo médio de pagamento (PMP) do ciclo operacional.
	Resposta Correta:
	 
O ciclo de conversão de caixa (CCC) é calculado subtraindo-se o prazo médio de pagamento (PMP) do ciclo operacional.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Para encontrar o ciclo de conversão de caixa (CCC) é realizado o cálculo subtraindo-se o prazo médio de pagamento (PMP) do ciclo operacional. O (PMP) refere-se ao prazo médio em dias que a empresa realiza o pagamento de seus fornecedores e o (PMR) o prazo médio em dias que a empresa recebe de seus clientes. Para a realização deste cálculo, utilizamos a seguinte fórmula: CCC= CO-PMP.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
Podemos definir a análise das demonstrações contábeis como um procedimento primordial para a realização de conferências e avaliações de riscos na concessão de empréstimos e/ou financiamentos às empresas, pois através dessa análise é necessário realizar o levantamento de dados necessários sobre os credores.
De acordo com o trecho apresentado, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Os credores levantam informações históricas sobre a capacidade de pagamento.
( ) Os credores levantam informações sobre endividamento, lucratividade e rentabilidade da empresa
( ) Os credores levantam informações sobre o número de funcionários e a capacidade de produção da empresa.
( ) Os credores não costumam levantar todas as informações sobre, lucratividade e rentabilidade da empresa, pois apenas a apresentação da capacidade de pagamento é válida.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.