Buscar

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Sobre a autoavaliação, é correto afirmar que
b) é considerada uma apreciação do próprio percurso de aprendizagem e dos resultados alcançados ao longo do seu processo de aprendizagem.
QUESTÃO 2
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96), no artigo 4.º, "o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio; II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
Diante desse artigo, a educação infantil
c) é considerada a primeira etapa da educação básica.
QUESTÃO 3
(ENADE-2005) A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
d) Privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
QUESTÃO 4
(ENADE-2005) Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2.a série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época.
O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:
I. Diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;
II. Tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;
III. exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;
IV. Auto e heteroavaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.
Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:
a) I e IV, apenas.
QUESTÃO 5
(ENADE-2008) Na escola Novos Horizontes desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Em uma reunião com o corpo docente, o diretor trouxe, para reflexão, os argumentos abaixo.
I. O conhecimento é, na dimensão das redes, uma propriedade ou uma característica do indivíduo.
II. Aprendemos que relevante no nosso fazer é "o quê", possível de ser medido, quantificado, regulamentado e controlado.
III. Todas as atividades que desempenhamos em nossas vidas são aprendidas, mesmo que, em alguns casos, instintiva ou mecanicamente.
IV. Os currículos que criamos misturam elementos das propostas formais e organizadas com as possibilidades que temos de implantá-las.
Para a implantação pretendida, os argumentos coerentes são
b) I e IV, apenas.
QUESTÃO 6
A avaliação permite exercer uma ação sobre si mesma, ou seja, na medida em que se atribui um conceito de qualidade bom ou ruim, oferece-se material que sinaliza novas ações, proporcionando novas tomadas de decisões que interferem na busca da qualidade de ensino.
A avaliação, nesse sentido, não apresenta um fim em si mesma, mas sim
c) um meio de subsidiar a prática docente, um movimento de ação-reflexão-ação.
QUESTÃO 7
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os registros e a documentação da avaliação precisam perpassar por uma diferenciação entre a comunicação e a qualificação da avaliação. Assinale a alternativa que contempla os conceitos corretos sobre comunicação e qualificação da avaliação.
e) A comunicação da avaliação é descrita como a interlocução necessária entre avaliador e avaliado e seus responsáveis; é a forma como são repassadas as informações relativas ao processo de aprendizagem de cada aluno, e a qualificação da avaliação é o que se adquire da comunicação da avaliação, expressa em notas, conceitos e documentos escolares como históricos, boletins, pareceres, diplomas e certificados, os quais cumprem uma função social.
QUESTÃO 8
Diante de uma concepção de avaliação formativa, elaborar instrumentos que possam coletar, da forma mais próxima do real, dados da avaliação da aprendizagem dos alunos traduz uma preocupação com uma avaliação intencional e bem planejada. Desse modo, produzir bons instrumentos requer a análise de alguns aspectos importantes. Assinale a alternativa que contempla esses aspectos.
e) Propostas desafiadoras, contextualizadas e coerentes com as expectativas de aprendizagem; poder identificar os conhecimentos do aluno e as expectativas por ele formuladas; possibilitar a reflexão nos alunos, para que possam elaborar hipóteses e para que expressem seus pensamentos; permitir que os alunos aprendam com os erros e tenham clareza do que se pretende; explicitar com clareza o que e como se pretende avaliar.
QUESTÃO 9
Atualmente o SAEB é composto por três avaliações externas em larga escala:
Desse modo, é importante diferenciar as três avaliações. Assinale a alternativa correta.
b) A ANEB abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4.ª série/ no 5.º ano e na 8.ª série/no 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano/na 3.ª série do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A ANRESC, conhecida também como Prova Brasil, é uma avaliação censitária, que envolve os alunos da 4.ª série/do 5.º ano e da 8.ª série/do 9.º ano do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o foco de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas, objetivando auxiliar nas gestões escolares. ANA é uma avaliação censitária que envolve alunos do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
QUESTÃO 10
Compreendendo a responsabilidade da educação enquanto dimensão política, que é de socializar os conhecimentos, e enquanto dimensão ética, que é de analisar criticamente os valores impostos na sociedade por determinados grupos e determinadas culturas, torna-se imprescindível entender a avaliação como um ato político e ético, indissociável à prática educativa.
Assim, avaliar é uma ação cautelosa, que tem responsabilidade na vida das pessoas que fazem parte dela, como é o caso de
c) avaliados e avaliadores.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina